Sei que fiquei um tempo se continuar as aulas, motivos pessoais. Creio que algumas pessoas andam esperando por isso, aqui eu vou tentar ensinar como criar o cenário e algumas técnicas. Let's go work!
A imagem que usaremos está na seção de downloads. E o atalho para o link está aqui.
Download
Antes de tudo, iremos começar declarando uma variável do tipo bitmap para carregar a nossa Tile.
Não se esqueça de renomear para Tile - 001.
E em seguida, carrega-lá.
Perceba no canto esquerdo superior da imagem (X:0, Y:0).
Vamos desenhar esse pilar. Observe as coordenadas, ele começa em X:32 e termina em X: 64, então podemos deduzir que seu tamanho em Width seja 32 pixels. E o mesmo ocorre para a coordenada Y.
Ele começa no ponto Y:0 e termina no Y:64
Criaremos dois procedimentos, um para desenhar os objetos primeiro, dando a impressão de que o jogador está por cima como por exemplo o chão. E a outra usaremos para desenhar em cima do jogador.
Adicione as subs, ObjetosAbaixo e ObjetosAcima:
E no game loop, adicione.
E agora desenhar o pilar, lembre-se das coordenadas.
Pilar
Public Sub ObjetosAbaixo()
Dim ScreenRect As Rectangle
Dim ImageRect As Rectangle
'Luz
ImageRect = New Rectangle(160, 128, 84, 64)
ScreenRect = New Rectangle(70, 70, 84, 64)
DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)
End Sub
Public Sub ObjetosAcima()
Dim ScreenRect As Rectangle
Dim ImageRect As Rectangle
'Pilar 1
ImageRect = New Rectangle(32, 0, 32, 64)
ScreenRect = New Rectangle(50, 50, 32, 64)
DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)
'Pilar 2
ImageRect = New Rectangle(32, 0, 32, 64)
ScreenRect = New Rectangle(150, 50, 32, 64)
DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)
'Cristal
ImageRect = New Rectangle(192, 0, 32, 64)
ScreenRect = New Rectangle(102, 53, 32, 64)
DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)
'Arvore 1
ImageRect = New Rectangle(256, 224, 64, 64)
ScreenRect = New Rectangle(-20, -25, 64, 64)
DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)
'Arvore 2
ImageRect = New Rectangle(256, 224, 64, 64)
ScreenRect = New Rectangle(5, -25, 64, 64)
DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)
'Arvore 3
ImageRect = New Rectangle(256, 224, 64, 64)
ScreenRect = New Rectangle(25, -25, 64, 64)
DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)
'Arvore 4
ImageRect = New Rectangle(256, 224, 64, 64)
ScreenRect = New Rectangl(45, -25, 64, 64)
DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)
'Arvore 5
ImageRect = New Rectangle(256, 224, 64, 64)
ScreenRect = New Rectangle(65, -25, 64, 64)
DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)
End Sub
Projeto Aula
A imagem que usaremos está na seção de downloads. E o atalho para o link está aqui.
Download
Antes de tudo, iremos começar declarando uma variável do tipo bitmap para carregar a nossa Tile.
Não se esqueça de renomear para Tile - 001.
E em seguida, carrega-lá.
Perceba no canto esquerdo superior da imagem (X:0, Y:0).
Vamos desenhar esse pilar. Observe as coordenadas, ele começa em X:32 e termina em X: 64, então podemos deduzir que seu tamanho em Width seja 32 pixels. E o mesmo ocorre para a coordenada Y.
Ele começa no ponto Y:0 e termina no Y:64
Criaremos dois procedimentos, um para desenhar os objetos primeiro, dando a impressão de que o jogador está por cima como por exemplo o chão. E a outra usaremos para desenhar em cima do jogador.
Adicione as subs, ObjetosAbaixo e ObjetosAcima:
E no game loop, adicione.
E agora desenhar o pilar, lembre-se das coordenadas.
Pilar
Public Sub ObjetosAbaixo()
Dim ScreenRect As Rectangle
Dim ImageRect As Rectangle
'Luz
ImageRect = New Rectangle(160, 128, 84, 64)
ScreenRect = New Rectangle(70, 70, 84, 64)
DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)
End Sub
Public Sub ObjetosAcima()
Dim ScreenRect As Rectangle
Dim ImageRect As Rectangle
'Pilar 1
ImageRect = New Rectangle(32, 0, 32, 64)
ScreenRect = New Rectangle(50, 50, 32, 64)
DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)
'Pilar 2
ImageRect = New Rectangle(32, 0, 32, 64)
ScreenRect = New Rectangle(150, 50, 32, 64)
DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)
'Cristal
ImageRect = New Rectangle(192, 0, 32, 64)
ScreenRect = New Rectangle(102, 53, 32, 64)
DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)
'Arvore 1
ImageRect = New Rectangle(256, 224, 64, 64)
ScreenRect = New Rectangle(-20, -25, 64, 64)
DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)
'Arvore 2
ImageRect = New Rectangle(256, 224, 64, 64)
ScreenRect = New Rectangle(5, -25, 64, 64)
DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)
'Arvore 3
ImageRect = New Rectangle(256, 224, 64, 64)
ScreenRect = New Rectangle(25, -25, 64, 64)
DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)
'Arvore 4
ImageRect = New Rectangle(256, 224, 64, 64)
ScreenRect = New Rectangl(45, -25, 64, 64)
DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)
'Arvore 5
ImageRect = New Rectangle(256, 224, 64, 64)
ScreenRect = New Rectangle(65, -25, 64, 64)
DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)
End Sub
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