Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


    Criando jogos em VB.NET - DrawString, Escrevendo Textos

    DragonicK
    DragonicK
    Experiente
    Experiente


    Mensagens : 543
    Créditos : 81

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    Criando jogos em VB.NET - DrawString, Escrevendo Textos Left_bar_bleue0/0Criando jogos em VB.NET - DrawString, Escrevendo Textos Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    Criando jogos em VB.NET - DrawString, Escrevendo Textos Left_bar_bleue30/30Criando jogos em VB.NET - DrawString, Escrevendo Textos Empty_bar_bleue  (30/30)

    Criando jogos em VB.NET - DrawString, Escrevendo Textos Empty Criando jogos em VB.NET - DrawString, Escrevendo Textos

    Mensagem por DragonicK Qua Jan 25, 2012 10:00 pm

    Quando eu estava escrevendo a próxima aula, GameLoop. Me lembrei sobre a escrita de textos, então resolvi postar essa aula primeiro.

    Declare uma variável MinhaFont como Font e seguida use o operador New para criar uma instância informando o nome da fonte, tamanho e style(regular, negrito, itálico).

    Criando jogos em VB.NET - DrawString, Escrevendo Textos Minhafont

    Para escrever usamos:

    g.DrawString(Texto a ser escrito, Tipo de Font, Cor, Coordenada X, Coordenada Y)
    Embaixo de DrawImagem(Anim vamos adicionar o código da imagem abaixo.

    Criando jogos em VB.NET - DrawString, Escrevendo Textos Drawtext0
    Criando jogos em VB.NET - DrawString, Escrevendo Textos Drawtext

    Colocando o nome em cima da cabeça do personagem;

    Criando jogos em VB.NET - DrawString, Escrevendo Textos Fontperson

    Criando jogos em VB.NET - DrawString, Escrevendo Textos Fontpersonimg

    O nome ficou desproporcional em relação a sprite. Para centralizar com o personagem temos que pegar o tamanho desse texto, não estou falando do Lenght( quantidade de caracteres) mas o tamanho em Width desse texto.

    Para isso usamos o método MeasureString (Medida da String).

    Criando jogos em VB.NET - DrawString, Escrevendo Textos Fontsize

    Pega o tamanho do Texto e faz uma subtração com o tamanho da Sprite, depois divide por 2 pois queremos o centro. Logo adiciono a esse resultado a posição do personagem

    DragonicK = 40,4 Width
    SpriteWidth = 32 Width

    32 - 40 = -8
    -8 / 2 = -4

    Personagem.Position.X + -4 = -4
    Resultado -4 se a posição X for 0.

    Criando jogos em VB.NET - DrawString, Escrevendo Textos Centralname

    Projeto Aula

      Data/hora atual: Sex Nov 22, 2024 6:22 am