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Suporte ao desenvolvimento de jogos


    Criando jogos em VB.NET - Calculando Sprites

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    Mensagem por DragonicK Qua Jan 25, 2012 9:41 pm

    Calculando Sprites;

    Criando jogos em VB.NET - Calculando Sprites 39012737

    A imagem acima tem 12 animações, quando usamos para a programação sempre comece contando do 0.

    Como saber qual o tamanho dos frames?
    Na imagem há 12 frames, divida o comprimento da imagem (Width) pelo número de frames X. E para Y, divida a altura da imagem (Height) pelo número de frames Y.

    Logo: 384 / 12 = 32
    Logo: 64 / 1 = 64

    Cada frame X tem o comprimento de 32 enquanto Y de 64. Lembre-se, estamos apenas calculando o tamanho de cada frame, a imagem acima com a contagem do 0 não conta nessa etapa.

    Agora que já sabemos como calcular e temos a quantidade de cada frame e suas proporções vamos voltar ao projeto.

    Vamos adicionar algumas constantes com os resultados que obtemos.

    Criando jogos em VB.NET - Calculando Sprites 111ic

    Agora compare com a imagem, olhe onde o personagem está de frente para nós, número 4. Então frente = 4.

    SpriteWidth, ou seja, Comprimento da Sprite.
    SpriteHeigh, ou seja, Altura da Sprite.
    Pelo cálculo obtemos Width 32 e Height 64.

    Desenhando a sprite;
    Vamos alterar agora o evento do button1. Apenas adicionei um underline para quebrar a linha.

    Criando jogos em VB.NET - Calculando Sprites Frentek

    No retângulo verde, temos. (lembre-se da aula passada Graphics, aqui são as coordenadas onde será desenhada a imagem)

    A imagem será desenhada na coordenada X:0 e Y:0 com o Comprimento : SpriteWidth e Altura : SpriteHeight.

    No retângulo azul, essa é a area que será retirada da Sprite.
    Irá pegar uma area da Sprite, a partir da coordenada X: Frente * SpriteWidth e Y:0 com o Comprimento : SpriteWidth e Altura : SpriteHeight.

    Frente = 4, SpriteWidth = 32;
    4 * 32 = 128.

    Criando jogos em VB.NET - Calculando Sprites 30895914

    O retângulo vermelho da imagem acima, mostra o tamanho de 128 pixel.
    A imagem será pega de X:128 até X: 160, 160 já é o começo do frame 5.

    Criando jogos em VB.NET - Calculando Sprites Spritedesenhada

    Espero que tenham entendido, tentei simplificar o máximo para que entendam e consigam fazer suas próprias animações. Para mudar o personagem apenas troque o Frente
    para Direta, Esquerda ou Costas.

    Baixem o projeto e não se esqueçam de treinar, estudem bastante o código aqui.

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