Bom, ja vou dizendo que não sou um supremo-programador-de-RGSS,so apenas um membro de rpg maker que se chama skullguerras, que é meio novato em RGSS, aprendi com um tutorial em outro forum e o avançado aprendi vendo os scripts padrões e um pouco com meu primo,
vamos começar, primeiro vou ensinar variaveis, bom, por inquanto você tera que usar o chamar script em um evento qualquer, o chamar script é na aba 3, a ultima opção, então quando clicar abrira uma janela, então iremos começar nosso script:
Variaveis
Se você sabe mecher com eventos você sabe oque é uma variavel, se não sabe, concerteza não ira conseguir aprender RGSS, volte atraz e procure um tutorial de eventos caso não saiba, então como todos sabem variaveis são valores que valem algo, por exemplo:
a unica coisa que aconteçeu foi o a virar 10, mas isso não mudar muito em seu jogo, então iremos fazer a variavel a apareçer na tela, embaixo do a = 10 escreva isso:
é um comando exclusivo de script, que não pode ser feito por eventos, esse script executa uma janela na sua tela, tipo uma janela de erro, mas ela traz um texto, nesse codigo nos fizemos ele executar a variavel a, assim vai entender melhor:
então executamos um print para apareçer na tela a variavel c.
Até a proxima aula pessoal, foi tudo por hoje !
vamos começar, primeiro vou ensinar variaveis, bom, por inquanto você tera que usar o chamar script em um evento qualquer, o chamar script é na aba 3, a ultima opção, então quando clicar abrira uma janela, então iremos começar nosso script:
Variaveis
Se você sabe mecher com eventos você sabe oque é uma variavel, se não sabe, concerteza não ira conseguir aprender RGSS, volte atraz e procure um tutorial de eventos caso não saiba, então como todos sabem variaveis são valores que valem algo, por exemplo:
- Código:
a = 2
- Código:
a = 10
a unica coisa que aconteçeu foi o a virar 10, mas isso não mudar muito em seu jogo, então iremos fazer a variavel a apareçer na tela, embaixo do a = 10 escreva isso:
- Código:
p a
é um comando exclusivo de script, que não pode ser feito por eventos, esse script executa uma janela na sua tela, tipo uma janela de erro, mas ela traz um texto, nesse codigo nos fizemos ele executar a variavel a, assim vai entender melhor:
- Código:
a = 10 #fizemos a variavel a virar 10
p a # executamos o comando p, o print e escolhemos para apareçer a variavel a, que no casso é 10
- Código:
p " "
- Código:
a = 10 + 10
p a
- Código:
a = 1 + 1 # com + somamos
b = 1 - 1 # com - subtraimos
c = 10/2 # com / dividimos
d = 2*2 # com * multiplicamos
- Código:
a = 10
b = 10
c = a + b
p c
então executamos um print para apareçer na tela a variavel c.
Até a proxima aula pessoal, foi tudo por hoje !