Comandos de RGSS
Neste tópico irei mostrar alguns comandos importantes usados em RGSS (Ruby Game Scripting System].
- Chamar Scene
Usando esse comando você chama uma scene, substitua o X pelo nome da Scene a ser chamada.
- Sair do Jogo
Neste comando é definido definido o valor nil (nulo) a variavel $scene, fazendo com que o jogo seja encerrado.
- Colocar mapa como fundo de scene
Este comando é usado para fazer com que o fundo de uma scene, ao invés de ser preto, mostre o mapa do jogo.
- Chamar Janela
No código acima estou chamando a janela de tempo do jogo, no lugar de "Window_PlayTime" coloque o nome da Window(janela) que você quer chamar.
Depois de chamar a janela, podemos mudar a posição x (horizontal) dela na tela, para esta janela foi atribuito o valor zero.
- Teleporte
Y é a posição vertical do player no mapa que será teleportado
- Clima
- Tremor
- Usar/Manipular Switch
Faz o mesmo que o comando acima, mas ao invés de ativar a switch ele desativa.
Usando esses comandos é possivel fazer condições de ativação de switch no script:
- Usar/Manipular Variáveis
Semelhante ao comando de switch mostrado anteriormente, esse comando faz a leitura do valor de uma variavel, substitua o X pelo id da variavel desejada.
Semelhante ao comando anterior, mas ao invés de fazer a multiplicação de um valor para adicionar ao valor da variavel, este comando faz a divisão. Por exemplo: coloquei o número 2 no comando acima, se o valor da variavel X fosse igual a 10, depois de usar esse comando o valor da variavel seria 5 (10/2 = 5)
Créditos:
TaijovuNeji
Neste tópico irei mostrar alguns comandos importantes usados em RGSS (Ruby Game Scripting System].
- Chamar Scene
- Código:
$scene = Scene_X.new
Usando esse comando você chama uma scene, substitua o X pelo nome da Scene a ser chamada.
- Sair do Jogo
- Código:
$scene = nil
Neste comando é definido definido o valor nil (nulo) a variavel $scene, fazendo com que o jogo seja encerrado.
- Colocar mapa como fundo de scene
- Código:
@spriteset = Spriteset_Map.new
Este comando é usado para fazer com que o fundo de uma scene, ao invés de ser preto, mostre o mapa do jogo.
- Chamar Janela
- Código:
@playtime_window = Window_PlayTime.new
No código acima estou chamando a janela de tempo do jogo, no lugar de "Window_PlayTime" coloque o nome da Window(janela) que você quer chamar.
- Código:
@playtime_window.x = 0
Depois de chamar a janela, podemos mudar a posição x (horizontal) dela na tela, para esta janela foi atribuito o valor zero.
- Código:
@playtime_window.y = 224
- Código:
@playtime_window.opacity = 0
- Teleporte
- Código:
$game_map.setup(00X)
- Código:
$game_player.moveto(X,Y)
Y é a posição vertical do player no mapa que será teleportado
- Clima
- Código:
$game_screen.weather(X, Y, Z)
- Tremor
- Código:
$game_screen.start_shake(X, Y, Z)
- Usar/Manipular Switch
- Código:
$game_switches[X]
- Código:
$game_switches[X]=true
- Código:
$game_switches[X]=false
Faz o mesmo que o comando acima, mas ao invés de ativar a switch ele desativa.
Usando esses comandos é possivel fazer condições de ativação de switch no script:
- Código:
if $game_switches[1]==true
@ativar = true
end
- Usar/Manipular Variáveis
- Código:
$game_variables[X]
Semelhante ao comando de switch mostrado anteriormente, esse comando faz a leitura do valor de uma variavel, substitua o X pelo id da variavel desejada.
- Código:
$game_variables[X]= 1
- Código:
$game_variables[X]+= 5
- Código:
$game_variables[X]-= 2
- Código:
$game_variables[X]*= 2
- Código:
$game_variables[X]/= 2
Semelhante ao comando anterior, mas ao invés de fazer a multiplicação de um valor para adicionar ao valor da variavel, este comando faz a divisão. Por exemplo: coloquei o número 2 no comando acima, se o valor da variavel X fosse igual a 10, depois de usar esse comando o valor da variavel seria 5 (10/2 = 5)
Créditos:
TaijovuNeji
Última edição por ~ Felipe ' em Seg Abr 30, 2012 3:53 pm, editado 2 vez(es)