Vi Esta Aula No Aprendiz RPG É Vou Disponibilizar Aqui. Criador: Lucaswf1
Introdução
Nossa penúltima aula irá mostrar que praticamente tudo o que é feito por eventos, pode ser feito via scripts, obviamente não irei mostrar tudo, mas vamos ao nescessário. Para aprender mais comandos, basta procurar no Interpreter, lá tem todos os comandos que os eventos fazem.
Mostrar Mensagem
@message_waiting = true
$game_temp.message_proc = Proc.new { @message_waiting = false }
$game_temp.message_text = “texto”
Para pular linhas, coloque \n no meio do texto, por exemplo:
$game_temp.message_text = "Ola \nComo vai?"
Fica na tela:
Ola
Como vai?
Você pode usar todos os tipos de formatação que usa normalmente.
Armazenar Número
@message_waiting = true
$game_temp.message_proc = Proc.new { @message_waiting = false }
$game_temp.message_text = ""
$game_temp.num_input_start = 0
$game_temp.num_input_variable_id = id da variável que vai armazenar
$game_temp.num_input_digits_max = numero máximo de dígitos
Opções de Mensagem
$game_system.message_position = posição da caixa de mensagens, use 0 para acima, 1 para centro e 2 para baixo
$game_system.message_frame = se vai ou não mostrar a janela, 0 para sim e 1 para não
Definir Teclas
@button_input_variable_id = id da variável
Esperar
Esse comando só funciona nos mapas, basta no chamar script colocar @wait_cont = valor
Condição
É só usar nosso já conhecido if, elsif, else ... leia a aula de lógica para aprender caso tenha esquecido.
Ciclo
Basta colocar um
loop do
end
Romper Ciclo
Basta colocar um break (coloque dentro do loop, caso faça ele por script)
Apagar Evento Temporário
$game_map.events[id do evento].erase
Opções de Switch
$game_switches[id] = valor (true ou false, você sabe)
Opções de Variável
$game_variables[id] = valor (óbviamente não preciso explicar que você pode somar, subtrair...)
Opções de Switch Local
$game_self_switches[$game_map.map_id, id do evento,qual dos switchs]. Leia a o banco de sintaxes para saber mais dados.
Operador de Tempo
$game_system.timer_working = true ou false para aparecer ou sumir o contador.
Opções de Save / Menu / Encontros
Save: $game_system.save_disabled = true ou false
Menu: $game_system.menu_disabled = true ou false
Encontros: $game_system.encounter_disabled = true ou false
Teletransporte
$game_temp.player_transferring = true
$game_temp.player_new_map_id = id do mapa
$game_temp.player_new_x = posição x
$game_temp.player_new_y = posição y
$game_temp.player_new_direction = direção
Mudar HP, SP, Parâmetros e etc…
Basta utilizar $game_party.actors[posição do personagem da party, de 0 a 3]. = valor. Você pode efetuar qualquer tipo de operação matemática.
Os Outros Comandos
A grande maioria dos comandos que não apresentei na verdade vocês já viram, eles estão espalhados por todas as aulas que já postei e por isso não vou ficar postando tudo. Não sejam preguiçosos hehehe.
Introdução
Nossa penúltima aula irá mostrar que praticamente tudo o que é feito por eventos, pode ser feito via scripts, obviamente não irei mostrar tudo, mas vamos ao nescessário. Para aprender mais comandos, basta procurar no Interpreter, lá tem todos os comandos que os eventos fazem.
Mostrar Mensagem
@message_waiting = true
$game_temp.message_proc = Proc.new { @message_waiting = false }
$game_temp.message_text = “texto”
Para pular linhas, coloque \n no meio do texto, por exemplo:
$game_temp.message_text = "Ola \nComo vai?"
Fica na tela:
Ola
Como vai?
Você pode usar todos os tipos de formatação que usa normalmente.
Armazenar Número
@message_waiting = true
$game_temp.message_proc = Proc.new { @message_waiting = false }
$game_temp.message_text = ""
$game_temp.num_input_start = 0
$game_temp.num_input_variable_id = id da variável que vai armazenar
$game_temp.num_input_digits_max = numero máximo de dígitos
Opções de Mensagem
$game_system.message_position = posição da caixa de mensagens, use 0 para acima, 1 para centro e 2 para baixo
$game_system.message_frame = se vai ou não mostrar a janela, 0 para sim e 1 para não
Definir Teclas
@button_input_variable_id = id da variável
Esperar
Esse comando só funciona nos mapas, basta no chamar script colocar @wait_cont = valor
Condição
É só usar nosso já conhecido if, elsif, else ... leia a aula de lógica para aprender caso tenha esquecido.
Ciclo
Basta colocar um
loop do
end
Romper Ciclo
Basta colocar um break (coloque dentro do loop, caso faça ele por script)
Apagar Evento Temporário
$game_map.events[id do evento].erase
Opções de Switch
$game_switches[id] = valor (true ou false, você sabe)
Opções de Variável
$game_variables[id] = valor (óbviamente não preciso explicar que você pode somar, subtrair...)
Opções de Switch Local
$game_self_switches[$game_map.map_id, id do evento,qual dos switchs]. Leia a o banco de sintaxes para saber mais dados.
Operador de Tempo
$game_system.timer_working = true ou false para aparecer ou sumir o contador.
Opções de Save / Menu / Encontros
Save: $game_system.save_disabled = true ou false
Menu: $game_system.menu_disabled = true ou false
Encontros: $game_system.encounter_disabled = true ou false
Teletransporte
$game_temp.player_transferring = true
$game_temp.player_new_map_id = id do mapa
$game_temp.player_new_x = posição x
$game_temp.player_new_y = posição y
$game_temp.player_new_direction = direção
Mudar HP, SP, Parâmetros e etc…
Basta utilizar $game_party.actors[posição do personagem da party, de 0 a 3]. = valor. Você pode efetuar qualquer tipo de operação matemática.
Os Outros Comandos
A grande maioria dos comandos que não apresentei na verdade vocês já viram, eles estão espalhados por todas as aulas que já postei e por isso não vou ficar postando tudo. Não sejam preguiçosos hehehe.