RGSS 2ª Aula
Variaveis Locais e Globais
Nas variáveis dos eventos, temos as variáveis locais: cada evento tem a sua, e a variável local de cada evento só é acessível a ele.Todas as variáveis são nulas(tem valor nil;não é o mesmo que zero), até que você atribua um valor a cada uma delas.Quanto ao escopo, no RGSS temos:
Variaveis Globais
Variaveis Locais e Globais
Nas variáveis dos eventos, temos as variáveis locais: cada evento tem a sua, e a variável local de cada evento só é acessível a ele.Todas as variáveis são nulas(tem valor nil;não é o mesmo que zero), até que você atribua um valor a cada uma delas.Quanto ao escopo, no RGSS temos:
Variaveis Globais
exemplo:As variaveis Globais podem ser usadas (acessadas) em qualquer lugar de qualquer script
e é definida pelo simbolo: $ antes do nome
- Código:
$texto = "Text one"
Exemplo:São variáveis acessíveis apenas na sua classe respectiva, assim como as variáveis locais dos eventos são acessíveis apenas para seu evento.Para indicar que uma variável é local e é acessível apenas em sua classe, colocamos um @ antes do nome.
- Código:
[font=Courier New]class Teste_Var
def Algumdef
@texto = "Text One"
end
end
Variaveis Comuns
[quoe]são acessiveis apenas onde são atribuidas[/quote] exemplo:
- Código:
def algumdef
texto = "Oi"
end
Oque as variaveis guardam?
Variaveis Numéricas
Variaveis booleanas
var = true
var1 = false
Variaveis de string
Variveis de objetos
guardam os outros Objetos do jogo
Estruturas de repetição
São estruturas utilizadas para repetir mesmas ações várias vezes.São úteis para não deixar os scripts com muitas operações repetidas, dentre outras coisas.As estruturas de repetição são: Variaveis Numéricas
Exemplo:Guardam Numeros
- Código:
var = 1
var1 = 2.0
Variaveis booleanas
Exemplo:Guardam valores de boolean ou seja verdadeiro ou falso (true or false)
var = true
var1 = false
Variaveis de string
Exemplo:são variaveis que guardam texto (no print os textos são chamados strings por exemplo e são guardados quando atrbuidas as aspas(""))
- Código:
p "Isso é uma string"
Variveis de objetos
guardam os outros Objetos do jogo
Estruturas de repetição
(loop do)
Executa as ações infinitamente até que o loop seja quebrado com um break. Funciona como o ciclo dos eventos.Exemplo:
- Código:
loop do
if e_para_parar_loop
break
end
end
Enquanto(while)
Executa ações até que uma condição seja falsa.O break também pode ser usado para quebrá-lo.Exemplo:
- Código:
while varnum < 0
varnum += 1
end
Arrays
As Arrays são variáveis especiais: elas não guardam uma coisa só, como variáveis comuns: elas guardam várias.
Tomemos como exemplo uma variável interessante, $game_party.actors. Essa variável é uma array, que guarda todos os personagens que estão no grupo, no jogo.Para acessar os valores que essa variável especial guarda, usamos uma notação diferente.No caso, para acessarmos o primeiro personagem do grupo, teríamos:
- Código:
$game_party.actors[0]
Os valores que estão entre os "[]" são conhecidos como Indice, cada valor guardado dentro das arryas tem um indice atribuido assim podendo adicionar varios valores em uma array
para creiar uma array use este exemplo
para creiar uma array use este exemplo
- Código:
array = []
vocês podem observar que a array criada está vasia certo?
então adicione valores a ela
então adicione valores a ela
- Código:
array = ["teste0", "teste1"]
Observe que se usassemos , no caso, array[0], teríamos "teste0". Se usassemos array[1], teriamos "teste1".
Para substituir um valor de uma array:- Código:
array[ValI] = valor
No lugar de ValI é o valor do indice da array
para adicionar um nova valor na array pode-se usar o seguinte codigo:
para adicionar um nova valor na array pode-se usar o seguinte codigo:
- Código:
array.push(Val a ser atribuido)
exemplo:
array = ["um", 1]
array.push(2)
entre parênteses coloque o valor que será atribuido a array e pinba valor adicionado
e agora nós atribuiremos um for a array.
entre parênteses coloque o valor que será atribuido a array e pinba valor adicionado
e agora nós atribuiremos um for a array.
- Código:
for teste in array
Ação_For[/justify]
[justify]end
O for é um pouco complicado de se entender. O que acontece é o seguinte: uma variável é criada, o nome dela é especificada depois do for, no caso, "teste", depois disso essa variável assume o primeiro valor da arrayque no caso é array[0], e o que estiver no for é executado. Depois disso, o "teste" assume o segundo valor da array, (array[1]), e o que estiver no for é executado. Isso acontece até que o "teste" tenha assumido todos os valores da array, daí o loop termina. Outra estrutura para o for é:
- Código:
for teste in v1...v3
Ação_For
end
Nós também podemos fazer isso do seguinte modo:
- Código:
for teste in 1...10