Qual o comando? Hitskin_logo Hitskin.com

Isto é uma pré-visualização de um tema em Hitskin.com
Instalar o temaVoltar para a ficha do tema

Aldeia RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual o comando?

2 participantes

Ir para baixo

Qual o comando? Empty Qual o comando?

Mensagem por Bender Sáb Mar 03, 2012 7:15 pm

Da para fazer tipo na tela de login e de registro aparecer um fog se movimentando?

_________________
... . - . -.. .. .- ...
Bender
Bender
Ocasional
Ocasional

Medalhas : Qual o comando? Trophy11
Mensagens : 172
Créditos : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o comando? Empty Re: Qual o comando?

Mensagem por Satheios Sáb Mar 03, 2012 9:12 pm

Eu tinha feito um tutorial, ia postar isso daqui uns dias e.e'
Tá aí:

Vamos começar pela Classe Sprite. A Classe Sprite é responsável diretamente pelo Tileset e pelos Chars(herói e eventos). Nela, carregamos uma imagem para ser usada e abusada. Observe esta linha da Classe Scene_Title:

Qual o comando? Image010

1 - A Classe Sprite é declarada
2 - É definida uma imagem para ela através da Função RPG::Cache

É assim que se tem uma imagem no título do game. o Sprite é uma classe variante, que possui muitas funções de grande importancia, como no caso das x e y, que definem a posição da imagem.

Abra o RMXP, editor de scripts > Scene_Title, e procure a linha 36.
Logo abaixo da 37 escreva assim:
Código:

@sprite.x += 250
Rode o Game. O fundo está deslocado, essa era a intenção. Mas observe que ficou um fundo preto na tela. O Sprite comporta apenas o tamanho da imagem. Podemos mexer nele de forma a ocultar o espaço vazio...
Logo abaixo da x escreva assim:
Código:

@sprite.zoom_x = 2.5
Rode o Game. A imagem ficou esticada. Essas são apenas 2 das funções da Classe Sprite, eu farei uma apêndice sobre ela detalhando-a.

Mas a imagem do title neste caso é uma imagem fixa, e se eu quisesse ela móvel ???

Bem, podemos umsa uma função da classe Sprite que serve basicamente para isso, mover a imagem dentro do conteiner. CONTEINER??

Sim, na declaração @sprite = Sprite.new você criou um conteiner do tipo Sprite para mostrar a figura. Há mais tipos de conteiners de imagem, que serão mostrados depois. Usando o função @sprite.ox ou ]@sprite.oy podemos mover a imagem dentro do conteiner. Quando usamos x e y movemos o conteiner, como é o caso das janelas. Procure o procedimento update da classe Scene_Title. Dentro dele escreva assim:
Código:

@sprite.ox += 1

Rode o game. A imagem vai andar até sumir. Ela some porque a imagem sai do campo da tela, mas ela continua lá.

Quando precisamos de imagens que andem, usamos uma outra classe, A classe Plane. A Classe Plane nos permite que uma imagem se mova e, quando esta passa do limite do conteiner, ela é repetida, dando a impressão de continuação. Vamos fazer um teste? Vá na linha 36 e troque
Código:
@sprite = Sprite.new

por
Código:
@sprite = Plane.new

Rode o Game. O fundo acaba e começa novamente. Isto é usado nos panoramas, porque o mapa pode ser maior que a tela, e nos fogs, que possuem movimento. Se você observou já um fog em funcionamento, você nunca sabe aonde é a "Emenda" por que é uma imagem feita para isso. Para que você entenda melhor esta diferença(que eu acho que você já entendeu) vamos fazer um title animado. Remova todas as linha que você colocou e conserte a linha 36. Baixe estas imagens e importe para seu projeto na pasta title:

Qual o comando? Image012
Qual o comando? Image014~
Qual o comando? Image016



Agora mãos á massa:
No lugar da linha 36 e 37, escreva assim:
Código:
Código:

    @sprite = Sprite.new
    @sprite.bitmap = RPG::Cache.title("Morning1")
    @sprite2 = Plane.new
    @sprite2.bitmap = RPG::Cache.title("Cloud01")
    @sprite3 = Plane.new
    @sprite3.bitmap = RPG::Cache.title("Cloud02")

Rode o Game. Bonito não? Agora vem o legal. Vá novamente no procedimento update e escreva assim:

Código:
@sprite2.ox -= 1
@sprite3.ox += 2

Rode o Game. LEGAL !! Very Happy

Mas o que fizemos ??

Declaramos duas imagens como Plane, e no procedimento update, onde o scene mantém a atualização da tela, colocamos:
Código:

@sprite2.ox -= 1 A cada atualização da tela, diminui 1 na ox.
@sprite3.ox += 2 A cada atualização da tela, aumenta 2 na ox.

Se variar estes números, a velocidade é maior, e se por 0(zero) ele(o plane) para.

Scene?? atualização de tela?? Bem, acho que não dá mais, vamos ter que entrar nessa parte... Scenes.

CONCLUSÃO :

Hoje vimos um pouco(bem pouco) sobre Sprites e Planes. Vou ter q fazer aulas menores, porque não dá mais só explicar. Se você não praticar, difícilmente vai entender. Nossa pincelada nesse assunto foi pequena, eu pretendo voltar e falar mais. A intenção também foi de quebrar o parâmetro janela que tínhamos entrado.

Eu devo falar mais um pouco sobre janelas, Sprites e Planes, antes de entrarmos em Scenes. Deverei postar duas apêndices, uma falando da classe Sprite e outra da Classe Plane.

Por hoje é só.

Até a próxima e obrigado.

E meu + rep?
Eu nao testei com jogo online, mas com off funciona perfeitamente!

_________________



Ninguém pode ser perfeito, mas todos podem ser melhores.
Visite o meu projeto, Tales of a Kingdom e prepare-se para um novo mundo!




Satheios
Satheios
Aldeia Friend
Aldeia Friend

Medalhas : Qual o comando? Trophy12Qual o comando? IlSfE
Mensagens : 1248
Créditos : 306

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o comando? Empty Re: Qual o comando?

Mensagem por Bender Dom Mar 04, 2012 1:08 am

Valeu, ta funcionando perfeitamente agora =D
EDIT: Pedido Resolvido! E----e

EDIT²: 2+ Creds


Última edição por Bender em Dom Mar 04, 2012 11:13 pm, editado 1 vez(es)

_________________
... . - . -.. .. .- ...
Bender
Bender
Ocasional
Ocasional

Medalhas : Qual o comando? Trophy11
Mensagens : 172
Créditos : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o comando? Empty Re: Qual o comando?

Mensagem por Satheios Dom Mar 04, 2012 11:24 am

E meu crédito? T.T '
Postei uma coisa inédita kk '

_________________



Ninguém pode ser perfeito, mas todos podem ser melhores.
Visite o meu projeto, Tales of a Kingdom e prepare-se para um novo mundo!




Satheios
Satheios
Aldeia Friend
Aldeia Friend

Medalhas : Qual o comando? Trophy12Qual o comando? IlSfE
Mensagens : 1248
Créditos : 306

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o comando? Empty Re: Qual o comando?

Mensagem por Convidad Dom Mar 04, 2012 12:03 pm

Você que fez o tutorial !?
ficou bom +1 cred
mesmo sendo algo simples.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o comando? Empty Re: Qual o comando?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos