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Dúvidas rápidas
5 participantes
Aldeia RPG :: RPG Maker :: Rpg Maker XP :: Dúvidas e pedidos
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Dúvidas rápidas
Gente, eu tentei editar uma HUD mas deu errado.
Então vou fazer minha própria, editando a original.
Mas eu queria saber de umas coisas básicas:
- Como eu faço para mostrar o nome do jogador?
- Como eu faço para mostrar o nível do jogador?
- Como eu faço para mostrar a classe do jogador?
- Como eu faço para mostrar uma imagem?
Ah, e aproveitando o tópico, mais uma pergunta:
Como eu faço um botão, que quando eu apertar ele mude a imagem que eu fiz aparecer ou fazer ela sumir?
Obrigado.
Então vou fazer minha própria, editando a original.
Mas eu queria saber de umas coisas básicas:
- Como eu faço para mostrar o nome do jogador?
- Como eu faço para mostrar o nível do jogador?
- Como eu faço para mostrar a classe do jogador?
- Como eu faço para mostrar uma imagem?
Ah, e aproveitando o tópico, mais uma pergunta:
Como eu faço um botão, que quando eu apertar ele mude a imagem que eu fiz aparecer ou fazer ela sumir?
Obrigado.
FFogomax- Experiente
- Mensagens : 557
Créditos : 37
Re: Dúvidas rápidas
Em relação a hud, são esses:
Desenhar nome:
draw_actor_name(actor, x, y)
Desenhar classe:
draw_actor_class(actor, x, y)
Desenhar nível:
draw_actor_level(actor, x, y)
E se quizer mais alguns:
Desenhar status:
draw_actor_state(actor, x, y, lammer = 120)
Desenhar exp:
draw_actor_exp(actor, x, y)
Desenhar HP:
draw_actor_hp(actor, x, y, lammer = 144)
E por ultimo, MP:
draw_actor_sp(actor, x, y, lammer = 144)
Enquanto a mostrar a imagem
Seria depois do código se tiver:
self.contents.clear[ator]
Você coloca (que depois que ta do def refresh):
hud3 = RPG::Cache.picture("Imagem")
hud1 = hud3.lammer
hud2 = hud3.height
hud4 = Rect.new(0,0,hud1,hud2)
self.contents.blt(0,0,hud3,hud4)
E se quizer skin:
Depois de :
self.contents = Bitmap.new(lammer - 32, height - 32)
Adicione:
self.windowskin = RPG::Cache.windowskin("Skin")
Só mudar o "skin" pra sua skin!
Enquanto a button não sei.. !
Desenhar nome:
draw_actor_name(actor, x, y)
Desenhar classe:
draw_actor_class(actor, x, y)
Desenhar nível:
draw_actor_level(actor, x, y)
E se quizer mais alguns:
Desenhar status:
draw_actor_state(actor, x, y, lammer = 120)
Desenhar exp:
draw_actor_exp(actor, x, y)
Desenhar HP:
draw_actor_hp(actor, x, y, lammer = 144)
E por ultimo, MP:
draw_actor_sp(actor, x, y, lammer = 144)
Enquanto a mostrar a imagem
Seria depois do código se tiver:
self.contents.clear[ator]
Você coloca (que depois que ta do def refresh):
hud3 = RPG::Cache.picture("Imagem")
hud1 = hud3.lammer
hud2 = hud3.height
hud4 = Rect.new(0,0,hud1,hud2)
self.contents.blt(0,0,hud3,hud4)
E se quizer skin:
Depois de :
self.contents = Bitmap.new(lammer - 32, height - 32)
Adicione:
self.windowskin = RPG::Cache.windowskin("Skin")
Só mudar o "skin" pra sua skin!
Enquanto a button não sei.. !
_________________
Ninguém pode ser perfeito, mas todos podem ser melhores.
Satheios- Aldeia Friend
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Mensagens : 1248
Créditos : 306
Re: Dúvidas rápidas
@button = Button.new(self,x,y,"Nome do botão") { nome da def ou comando}
_________________
Re: Dúvidas rápidas
Vlw Vinks, muito obrigado!
Esse esquema de imagem, também pode servir para outras coisas sem ser pra HUD?
Em um script totalmente do 0 por exemplo.
E se não, como seria?
Esse esquema de imagem, também pode servir para outras coisas sem ser pra HUD?
Em um script totalmente do 0 por exemplo.
E se não, como seria?
FFogomax- Experiente
- Mensagens : 557
Créditos : 37
Re: Dúvidas rápidas
Cara, pra por uma imagem qualquer, principalmente em NP, você teria que editar e criar scripts..
Porque o NP tem tudo condição.
Então aquele código é pra HUD (hud = todas imagens da tela).. Você pode usá-la sim só pra mostrar, mas teria que criar um code antes.!
Porque o NP tem tudo condição.
Então aquele código é pra HUD (hud = todas imagens da tela).. Você pode usá-la sim só pra mostrar, mas teria que criar um code antes.!
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Satheios- Aldeia Friend
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Re: Dúvidas rápidas
Por isso odeio Ruby.
Ao invés de um simples comando vem um explosão de códigos pra colocar uma mísera imagem sem uma única função.
Paulo, qual seria o comando?
Ao invés de um simples comando vem um explosão de códigos pra colocar uma mísera imagem sem uma única função.
Paulo, qual seria o comando?
FFogomax- Experiente
- Mensagens : 557
Créditos : 37
Re: Dúvidas rápidas
O marlos tem um tuto aki na aldeia de como criar uma hud xp
_________________
Zelda eu irei te salvar
Link- Membro Ativo
- Mensagens : 307
Créditos : 35
Re: Dúvidas rápidas
@ Fogomax
Você pra criar um novo botão deve ir no NET Rmxp hud, pra fazer ele aparecer.
Aí, você coloca o comando entre {} que nem o Paulo disse. No rmxp hud é só copiar o mesmo módulo dos outros buttons.
Aí você tem que criar um novo script, que seria os comandos que iria executar o button.
Se você só modificar o NET Rmxp Hud, não irá dar erro, mas ao clicar no button não iria acontecer nada! No novo script é só colocar o modulo.
Você pra criar um novo botão deve ir no NET Rmxp hud, pra fazer ele aparecer.
Aí, você coloca o comando entre {} que nem o Paulo disse. No rmxp hud é só copiar o mesmo módulo dos outros buttons.
Aí você tem que criar um novo script, que seria os comandos que iria executar o button.
Se você só modificar o NET Rmxp Hud, não irá dar erro, mas ao clicar no button não iria acontecer nada! No novo script é só colocar o modulo.
_________________
Ninguém pode ser perfeito, mas todos podem ser melhores.
Satheios- Aldeia Friend
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Mensagens : 1248
Créditos : 306
Re: Dúvidas rápidas
Entendi Vinks.
E mais uma pergunta:
Como eu faço um texto aparecer?
E mais uma pergunta:
Como eu faço um texto aparecer?
FFogomax- Experiente
- Mensagens : 557
Créditos : 37
Re: Dúvidas rápidas
Texto?
É simples, só usar esse code:
self.contents.draw_text(x, y, largura,altura, "Texto")
No lugar de x coloque a posição x do texto.
No lugar de y coloque a posição y do texto.
No lugar de largura coloque a largura do texto eu recomendo deixar 120..
No lugar de altura coloque a altura do texto.. eu recomendo deixar 32
E no lugar de "texto" ponha o texto, mas não tire as "" (aspas).
É simples, só usar esse code:
self.contents.draw_text(x, y, largura,altura, "Texto")
No lugar de x coloque a posição x do texto.
No lugar de y coloque a posição y do texto.
No lugar de largura coloque a largura do texto eu recomendo deixar 120..
No lugar de altura coloque a altura do texto.. eu recomendo deixar 32
E no lugar de "texto" ponha o texto, mas não tire as "" (aspas).
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Satheios- Aldeia Friend
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