C# Aula 01 - Hello World
What's up guys? to a um bom tempo sem me manifestar aqui haha, mas vocês nunca saem do meu coração Nos últimos meses tenho trabalhado muito com a linguagem C#, e lembrei que na Aldeia não temos muito sobre essa linguagem, sendo assim, decidi trazer algumas "Aulas" sobre a mesma.
Certo, vamos começar.
Para essas aulas, usarei o Visual Studio 2017
Para começar, Inicie um novo projeto em C# e selecione a opção "Projeto do Console(.NET Framework)"
Em nossa primeira aula vamos analisar a estrutura de um código e fazer o nosso primeiro programa, o famoso "Hello World"
Eis o Código:
- Code:
- Código:
using System;
namespace HelloWorldProgram
{
class FirstProgram
{
static void Main() //Inicia o processo
{
Console.WriteLine("Hello World"); // Cria o texto
Console.ReadKey(); // Ao pressionar uma tecla, A janela se fecha
}
}
}
O que são comentários? Bom, em C# quando usamos "//" o que está escrito após as barras é ignorado no código, ou seja, comentários são utilizados para fazer observações no código afim de facilitar o entendimento do mesmo, não só para você, mas para que outras pessoas posteriormente possam modificar sem ficar perdidos em meio a centenas de linhas de codigo sem observações.
Analisando a estrutura do código, percebemos logo na primeira linha, que temos escrito "Using System"
O que significa isso?
Bom, na programação, isso é chamado de Namespace.
Podemos dizer q "System" é uma biblioteca, e você pode acessar as informações dentro dessa biblioteca. Isso serve basicamente para organizar e facilitar a criação do código.
Por exemplo, quando damos o comando de escrever uma frase, Podemos faze-lo de duas formas.
A primeira forma é sem utilizarmo o "Using System;"
- Código:
System.Console.WriteLine("Texto")
Logo, para facilitar a criação do código e evitar de precisarmos usar esse comendo imenso todas as vezes que formos dar um comando, utilizamos a segunda forma
A segunda forma se baseia em chamarmos o Namespace logo no inicio do código, do seguinte modo:
"Using System;"
Ao fazermos isso, O comando de escrever a frase se torna esse:
- Código:
Console.WriteLine("Texto")
Um fato interessante sobre os "Namespaces" é que podemos criar nossos próprios, para facilitar a criação do código, assim como fizemos na segunda linha do código do nosso programa "Hello World". Para fazer isso, basta utilizarmos a seguinte estrutura
- Código:
Namespace NomeAqui
Na terceira linha de nosso códigos observamos a criação de uma classe. O que é uma classe?
Microsoft escreveu:Uma classe é um constructo que permite que você crie seus próprios tipos personalizados através do agrupamento de variáveis de outros tipos, métodos e eventos. Uma classe é como um plano gráfico. Ela define os dados e o comportamento de um tipo. Se a classe não for declarada como estática, o código cliente poderá usá-la criando objetos ou instâncias que são atribuídas a uma variável. A variável permanece na memória até que todas as referências a ela saiam do escopo. Nesse momento, o CLR marca a variável como qualificada para a coleta de lixo. Se a classe for declarada como estática, haverá apenas uma cópia na memória e o código cliente só poderá acessá-la por meio da própria classe e não por uma variável de instância.
As classes são declaradas usando a palavra-chave "Class", conforme mostrado no exemplo a seguir:
- Código:
class Nome
{
//Conteúdo da classe
}
Substitua a palavra "Nome" pelo nome de sua classe
Possuimos alguns tipos de clases, por exemplo:
public class e static class
Mas trataremos desse assunto em outra aula
Na proxima linha do código, observamos que temos o seguinte comando:
- Código:
static void Main()
Esse é um método, o que ele faz basicamente é com que tudo o que se encontra dentro dele inicie no primeiro frame da aplicação, ou seja, assim que o programa inicia.
"void" É utilizado em outras situações para outros fins, por exemplo:
Void Awake: tudo o que se encontra dentro dele, inicia antes mesmo do primeiro fram de aplicação
Esse é um assunto a ser tratado nas proximas aulas.
As proximas linhas do código, como explicadas nos comentários do mesmo, servem para escrever a frase, e fechar a aplicação ao pressionarmos uma tecla, logo sempre que precisarmos que algo seja escrito, utilizamos os seguintes comandos:
- Código:
Console.WriteLine("Texto");
- Código:
Console.Write("Texto");
E sempre que quisermos fechar a aplicação, no final do código, utilizamos a estrutura:
- Código:
Console.ReadKey();
Uma observação a ser feita é que após os comandos, é necessário q utilizemos ";"
E sempre q iniciarmos uma classe, void método ou Namespace, o que queremos dentro deles devemos colocar dentro de "{}"
Por exemplo:
- Código:
Class Aula
{
//Conteudo
}
Por hoje é isso, espero que de alguma forma isso facilite o entendimento sobre a linguagem, pretendo trazer mais aulas, explicando cada linha do códigos
Na proxima aula vamos aprender sobre tipos de Variaveis e como utilizalas dentro de um código
Abraços.