por dougrz Ter Abr 22, 2014 11:13 pm
Olá amigo, não sei se oque eu vou te passar possa te ajudar um pouco, mais acredito que vai ser difícil encontrar esses sistemas.
Quanto ao do vôlei não tenho nenhuma sugestão
Escalada
1 - Primeiramente eu criaria o tileset bloqueado normal de uma montanha, que provavelmente você já deve possuir
2 - Depois criaria um tile com detalhes de rachadura ou outra coisa que complemente com o tile da montanha e faria uma espécie de puzzle até o topo da montanha, a primeira tira de tile da montanha, seria o pé do mesmo deixaria tudo bloqueado, logo já falo o motivo.
3 - Próximo onde iria começar o circuito da escalada, colocaria um evento que se chamaria, instrutor de escalada, esse evento ele poderia, botar o personagem no começo da escalada com o gráfico do personagem escalando e começaria o puzzle de escalada, ai a primeira linha de tile bloqueada serviria para que os players fossem obrigados a passar pelo instrutor e não saíssem da montanha com o gráfico de escalada.
4 - Terminando a Escalada: No topo da montanha colocaria o gráfico de uma bandeira, onde o jogador interagisse ele adquiria o item bandeira, e no pé do morro onde terminaria a escalada colocaria um evento que a condição seria possuir esse item para finalizar, e voltaria o gráfico normal, ai você poderia colocar, pra ganhar lvl, exp, gold e por ai vai.
Nota Final: No evento Instrutor de Escalada, colocar uma mensagem avisando para o jogador que após ele iniciar a escalada ele precisa da bandeira para finalizar o mesmo.
Se você quer que o personagem escale em qualquer lugar que tenha uma montanha, ai infelizmente não serve, mais se tiver pontos para fazer a escalada você pode criar montanhas com diferentes puzzles para os players, espero ter ajudado um pouco :\