Olá amigos vou disponibilizar uma HUD que foi um pedido que fiz ao meu amigo Singelinho e ele fez para o meu projeto, como mudei o rumo desse projeto e não vou mais utilizar essa hud vou postar pra quem quiser usar e modificar mantendo os créditos.
O design eu que arrumei e editei, o script meu amigo @Singelinho criou, porém apenas editei as posições no script da HUD.
Imagens Necessárias:
Corpo da HUD - Renomeie para: base2
HP - Renomeie para: HP-2
MP - Renomeie para: MP-2
OBS:
Utilize a imagem XP-2 que já vem com o netplay, não é utilizado pois o valor da exp é numérico mas no script pede essa imagem.
SCRIPT HUD (Substitua o [Win] Hud -
DICA: Faça um backup do seu projeto caso de algo errado ou queira voltar sua hud anterior e salve as imagens antigas tbm.
Imagem in-game:
Espero que façam bom uso!
Créditos:
Singelinho - Script
GallighanMaker - Imagens
O design eu que arrumei e editei, o script meu amigo @Singelinho criou, porém apenas editei as posições no script da HUD.
Imagens Necessárias:
Corpo da HUD - Renomeie para: base2
HP - Renomeie para: HP-2
MP - Renomeie para: MP-2
OBS:
Utilize a imagem XP-2 que já vem com o netplay, não é utilizado pois o valor da exp é numérico mas no script pede essa imagem.
SCRIPT HUD (Substitua o [Win] Hud -
- Código:
#================================================================
# Hud - GallighanMaker =
#----------------------------------------------------------------
# |Autor: Singelinho| =
# |Coordenadas e imagens por: GallighanMaker
#================================================================
class Hud < RPG::Sprite
def initialize
super()
self.bitmap = bitmap = Bitmap.new(256, 256)
self.x = 9
self.y = -8
self.z = 999
refresh
end
def update
super
refresh if something_changed?
end
def refresh
@actor = $game_party.actors[0]
@old_exp = @actor.now_exp
@old_hp = @actor.hp
@old_sp = @actor.sp
self.bitmap.clear
self.bitmap.font.size = 14
#Font do texto, pode usar outra
self.bitmap.font.name = Font.default_name
#Base HUD
hu3 = RPG::Cache.picture("base2")
hu1 = hu3.width
hu2 = hu3.height
hu4 = Rect.new(0, 0, hu1, hu2)
self.bitmap.blt(0, 5, hu3, hu4)
#HP definição
hpbar = RPG::Cache.picture("HP-2")
hpbarwidth = hpbar.width * @actor.hp / @actor.maxhp
hpbarheight = hpbar.height
hpbar_rect = Rect.new(0,0,hpbarwidth,hpbarheight)
self.bitmap.blt(80,30,hpbar,hpbar_rect)
#MP definição
mpbar = RPG::Cache.picture("MP-2")
mpbarwidth = mpbar.width * @actor.sp / @actor.maxsp
mpbarheight = mpbar.height
mpbar_rect = Rect.new(0,0,mpbarwidth,mpbarheight)
self.bitmap.blt(80,47,mpbar,mpbar_rect)
#EXP definição
if $game_party.actors[0].level != 99
xpbar = RPG::Cache.picture("XP-2")
xpbarwidth = xpbar.width * @actor.now_exp / @actor.next_exp
xpbarheight = xpbar.height
xpbar_rect = Rect.new(80,57,xpbarwidth,xpbarheight)
self.bitmap.blt(10, 100, xpbar, xpbar_rect)
# Valor Exp
self.bitmap.font.color = Color.new(0,0,0)
exprect = Rect.new(-3, 52, self.bitmap.width - 8, 32)
self.bitmap.draw_text(exprect, "#{@actor.now_exp}/#{@actor.next_exp}", 1)
self.bitmap.font.color = Color.new(255,255,255)
exprect2 = Rect.new(-4, 51, self.bitmap.width - 8, 32)
self.bitmap.draw_text(exprect2, "#{@actor.now_exp}/#{@actor.next_exp}", 1)
leveldraw = Rect.new(35, 51, self.bitmap.width - 8, 32)
self.bitmap.draw_text(leveldraw, "#{@actor.level}", 1)
end
end
def something_changed?
return true if @old_exp != @actor.now_exp
return true if @old_hp != @actor.hp
return true if @old_sp != @actor.sp
return false
end
end
class Scene_Map
alias hud_main main
def main
@Hud = Hud.new
hud_main
@Hud.dispose
end
alias hud_update update
def update
hud_update
@Hud.refresh if @Hud.something_changed?
end
end
class Game_Actor < Game_Battler
def now_exp
return @exp - @exp_list[@level]
end
def next_exp
return @exp_list[@level+1] > 0 ? @exp_list[@level+1] - @exp_list[@level] : 0
end
end
DICA: Faça um backup do seu projeto caso de algo errado ou queira voltar sua hud anterior e salve as imagens antigas tbm.
Imagem in-game:
Espero que façam bom uso!
Créditos:
Singelinho - Script
GallighanMaker - Imagens