Isto é uma pré-visualização de um tema em Hitskin.com
Instalar o tema • Voltar para a ficha do tema
FastStone PhotoResizer - Convertendo em lote PNG para 8-bit (256 cores)
4 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
FastStone PhotoResizer - Convertendo em lote PNG para 8-bit (256 cores)
Convertendo PNG para 8-bit (256 cores)
com FastStone PhotoResizer
FS-PR0.png
com FastStone PhotoResizer
FS-PR0.png
Introdução:
Claro que hoje em dia usamos apenas 32-Bit (milhares de cores e níveis de transparência), já que 8-bit é uma coisa que só será usada por quem trabalha com RpgMaker2000 e 2003, nas comunidades de Rpg Maker e outras comunidades com MMFusion e algumas vezes com Gamemaker.Este programa foi o melhor que eu encontrei, pois ele fazer a conversão em método Batch, assim permitindo a conversão de múltiplos arquivos (vários arquivos de uma vez).
Notou como as imagens desse tópico abriram rapidamente, elas todas juntas pesavam 378kb, mas após convertê-las ficaram com apenas 120kb.
Tópico oficial: http://tanatosmaker.forumeiros.com/t74-faststone-photoresizer-convertendo-em-lote-png-para-8-bit-256-cores
Tutorial:
Primeiramente baixa o FastStone PhotoResizer.
Aviso: Caso você não tenha direito administrativo no seu windows para instalar novos programas aconselho que baixe a versão Portable que é só extrair e abrir que não pedirá autorização.
Após abrir selecione todos os gráficos que deseje converter e arraste para dentro do FS-PR.
Se você for pouco acostumado com isso de arrastar multiplos arquivos use o próprio sistema de navegação do FS-PR que fica do lado esquerdo entrando na partição principal, que é geralmente "Disco Local (C:)" e indo até a pasta desejada, daí clique sobre cada arquivo desejado e clique em "Add =>", se quiser todos da pasta atual que você entrou clique em "Add All ==>".
FS-PR1.png
Agora selecione em Output Format a opção PNG:
https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/util/FS-PR2.png
E seguida clique em "Settings" (Configurar), daí altere em Colors: para 256 e em Compression: para Max, Filter deixe em None e não ative a opção interlaced.
Basicamente ficará assim:
FS-PR.png
Agora a opção "Output Folder" é para definir onde você quer que as imagens convertidas sejam armazenadas para que depois você as localize para importar para o seu projeto, para mudar a pasta clique o botão "Browser".
Se você retirar a opção ele converterá por cima das originais, que não é algo proibido e até útil (Eu faço assim).
Aviso:
Se estiver usando WindowsVista ou superior e precisar fazer uma edição rápida pelo MSPaint (Programa padrão de desenho do Windows) numa imagem PNG de 256 cores você a tornará 24 ou 32-Bit novamente obrigando você a reconverter.
Ficará assim:
Daí basta apertar o botão [ > Convert]
https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/util/FS-PR4.png
Pronto, concluído mesmo.
Confirmação:
Confirmando que as imagens convertidas estão mesmo em 8-bit, 256 cores.Vá na pasta das imagens convertidas ou na pasta das originais se elas tiverem sido convertidas por cima delas mesmas.
Clique com o botão direito do mouse sobre uma delas e selecione a opção Propriedades que é a última, aparecerá uma janela semelhante a essa:
FS-PR5.png
Clique em "Detalhes", na linha Intensidade de Bit deverá estar o número 8, se tiver 24 ou 32 é por que você cometeu algum erro ao converter.
FS-PR6.png
EXTRA:
Não sei a partir de qual versão, mas é possível converter os arquivos em lote sem acessar diretamente as pastas e ainda manter a estrutura delas.
Basta ir na pasta do jogo ou projeto desejado, selecionar apenas as pastas que deseja ou todas e adicionar em [Add ==>] ou [Add All ==>]:
FS-PR7.png
Assim quando converter, vá na pasta de saída e note que as pastas mantiveram a estrutura na mesma ordem das originais:
FS-PR8.png
Última edição por Rpg Maker em Sex Mar 15, 2019 7:50 pm, editado 1 vez(es)
_________________
DevWithCoffee- Membro Ativo
- Mensagens : 295
Créditos : 54
Ficha do personagem
Nível: 1
Experiência:
(0/0)
Vida:
(30/30)
Re: FastStone PhotoResizer - Convertendo em lote PNG para 8-bit (256 cores)
Programa atualizado, tutorial atualizada.
Reupei as imagens da tutorial e acrescentei um extra ensinando a converter imagens em lote de pastas sem perder a estrutura delas.
Reupei as imagens da tutorial e acrescentei um extra ensinando a converter imagens em lote de pastas sem perder a estrutura delas.
_________________
DevWithCoffee- Membro Ativo
- Mensagens : 295
Créditos : 54
Ficha do personagem
Nível: 1
Experiência:
(0/0)
Vida:
(30/30)
Re: FastStone PhotoResizer - Convertendo em lote PNG para 8-bit (256 cores)
Boa, esse programa já conhecia uso ele pra uma pá de coisas, redimensionar, renomear etc.. muito bom.
Re: FastStone PhotoResizer - Convertendo em lote PNG para 8-bit (256 cores)
Sim, ele também corta imagens de maneira que demoria muito fazer pelo PhotoShop ou Paint.NET já que faz em lote.
Veja que o tópico é de 2013, a ferramenta já estava aí há um bom tempo pra uso.
Veja que o tópico é de 2013, a ferramenta já estava aí há um bom tempo pra uso.
_________________
DevWithCoffee- Membro Ativo
- Mensagens : 295
Créditos : 54
Ficha do personagem
Nível: 1
Experiência:
(0/0)
Vida:
(30/30)
Re: FastStone PhotoResizer - Convertendo em lote PNG para 8-bit (256 cores)
Sabe se dar pra juntar frames de imagens em apenas uma? Tipo uma do lado da outra.Rpg Maker escreveu:Sim, ele também corta imagens de maneira que demoria muito fazer pelo PhotoShop ou Paint.NET já que faz em lote.
Veja que o tópico é de 2013, a ferramenta já estava aí há um bom tempo pra uso.
Re: FastStone PhotoResizer - Convertendo em lote PNG para 8-bit (256 cores)
O intuito é mudar a taxa de cores sem precisar de programas pesados pra isso.
Mas oque você quer dá sim, com outro programa, postei um tópico a mais de um ano em todas as comunidades ensinando a usar.
Ele junta varias imagens numa só e separa todos os sprites de uma unica imagem além de outras funções, veja no meu perfil para encontrar o tópico.
Mas oque você quer dá sim, com outro programa, postei um tópico a mais de um ano em todas as comunidades ensinando a usar.
Ele junta varias imagens numa só e separa todos os sprites de uma unica imagem além de outras funções, veja no meu perfil para encontrar o tópico.
_________________
DevWithCoffee- Membro Ativo
- Mensagens : 295
Créditos : 54
Ficha do personagem
Nível: 1
Experiência:
(0/0)
Vida:
(30/30)
Re: FastStone PhotoResizer - Convertendo em lote PNG para 8-bit (256 cores)
Rpg Maker escreveu:O intuito é mudar a taxa de cores sem precisar de programas pesados pra isso.
Mas oque você quer dá sim, com outro programa, postei um tópico a mais de um ano em todas as comunidades ensinando a usar.
Ele junta varias imagens numa só e separa todos os sprites de uma unica imagem além de outras funções, veja no meu perfil para encontrar o tópico.
God! Poderia me falar o nome do programa em questão? Não conseguir encontrar.
Re: FastStone PhotoResizer - Convertendo em lote PNG para 8-bit (256 cores)
O filhote, a preguiça de olha no meu perfil nas comunidades de rpgmaker?
Por favor neh?! Vou facilitar pra você, olha só em quantos lugares postei, e estão todas na mesma categoria.
Não tem como facilitar mais que isso:
http://tanatosmaker.forumeiros.com/t117-separe-todos-os-sprites-de-uma-unica-imagem-sem-dificuldades-extract-sprites
https://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=1967.0
https://centrorpg.com/index.php?topic=9811.0
http://percsich.hu/tgmforum/index.php?topic=700
O programa é o mesmo da tutorial, mas pra unir os gráficos você vai ter que descobrir, eu ensinei como separar por este mesmo programa.
Por favor neh?! Vou facilitar pra você, olha só em quantos lugares postei, e estão todas na mesma categoria.
Não tem como facilitar mais que isso:
http://tanatosmaker.forumeiros.com/t117-separe-todos-os-sprites-de-uma-unica-imagem-sem-dificuldades-extract-sprites
https://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=1967.0
https://centrorpg.com/index.php?topic=9811.0
http://percsich.hu/tgmforum/index.php?topic=700
O programa é o mesmo da tutorial, mas pra unir os gráficos você vai ter que descobrir, eu ensinei como separar por este mesmo programa.
_________________
DevWithCoffee- Membro Ativo
- Mensagens : 295
Créditos : 54
Ficha do personagem
Nível: 1
Experiência:
(0/0)
Vida:
(30/30)
Re: FastStone PhotoResizer - Convertendo em lote PNG para 8-bit (256 cores)
Não foi preguiça eu realmente procurei, à princípio pensei que tivesse postado aqui. Enfom obrigado!Rpg Maker escreveu:O filhote, a preguiça de olha no meu perfil nas comunidades de rpgmaker?
Por favor neh?! Vou facilitar pra você, olha só em quantos lugares postei, e estão todas na mesma categoria.
Não tem como facilitar mais que isso:
http://tanatosmaker.forumeiros.com/t117-separe-todos-os-sprites-de-uma-unica-imagem-sem-dificuldades-extract-sprites
https://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=1967.0
https://centrorpg.com/index.php?topic=9811.0
http://percsich.hu/tgmforum/index.php?topic=700
O programa é o mesmo da tutorial, mas pra unir os gráficos você vai ter que descobrir, eu ensinei como separar por este mesmo programa.
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Convertendo cores RGB para Hex
» Convertendo DX7/DX8 para [DX9]
» Cores dos botões
» Movido: Cores dos botões
» Dispondo - Paleta de Cores
» Convertendo DX7/DX8 para [DX9]
» Cores dos botões
» Movido: Cores dos botões
» Dispondo - Paleta de Cores
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|