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Script De Hud Do grupo

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Script De Hud Do grupo - Página 2 Empty Re: Script De Hud Do grupo

Mensagem por RD12 Dom Fev 24, 2013 10:33 pm

Não precisaria e 4 classes para deixar em linha reta, mas como vc ta aprendendo então é só melhorar nas próximas.
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Mensagem por rafaelgrg Seg Fev 25, 2013 7:01 am

Nanzin veja como ficou eu acho que e assim como vc disse veja a imagem:
Script De Hud Do grupo - Página 2 Semttulouyrj

Se quisr o script ta aqui:
Código:
#------------------------------------------------------------------------------------
#----------------------- Hud De Personagem Do grupo ---------------------------------
#----------------------- Criador por: Rafaelgrga -------------------------------------
# Para mostrar o hp do outro personagem Mude o 0 para 1 ou outros
# Exemplo: $game_party.actors[6].hp
#------------------------------------------------------------------------------------
class Window_Hud < Window_Base
  def initialize
    super(0,0,115,105)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    self.windowskin = RPG::Cache.windowskin("WindowskinC")
    self.z = 9999999
    self.back_opacity = 250
    refresh
    @hp = -1
    @sp = -1
  end
  def refresh
    if @hp != $game_party.actors[0].hp or
    @sp != $game_party.actors[0].sp
      redesenha
    end
  end
  def redesenha
    @hp = $game_party.actors[0].hp
    @sp = $game_party.actors[0].sp
    self.contents.clear
    self.contents.draw_text( x, y, 100, 20, "Char: Ash "  , 0)
    self.contents.draw_text( x, y, 100, 75, "Hp " + $game_party.actors[0].hp.to_s, 0)
    self.contents.draw_text( x, y+40, 180, 50, "Sp " + $game_party.actors[0].sp.to_s, 0)
  end
end
class Scene_Map
  alias scene_map_main main
  alias grg_update update
  def main
    @hud = Window_Hud.new
    scene_map_main
  end
  def update
    @hud.refresh
    grg_update
  end
end
class Window_Hud2 < Window_Base
  def initialize
    super( 150, -2, 115,  105)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    self.windowskin = RPG::Cache.windowskin("WindowskinC")
    refresh
    @hp = -1
    @sp = -1
  end
  def refresh
    if @hp != $game_party.actors[1].hp or
    @sp != $game_party.actors[1].sp
      redesenha
    end
  end
  def redesenha
    @hp = $game_party.actors[1].hp
    @sp = $game_party.actors[1].sp
    self.contents.clear
    self.contents.draw_text( 1, 15, 100, 19, "Char: Trevor "  , 0)
    self.contents.draw_text( 1, 15, 100, 65, "Hp " + $game_party.actors[1].hp.to_s, 0)
    self.contents.draw_text( 1, 15+25, 180, 50, "Sp " + $game_party.actors[1].sp.to_s, 0)
  end
end
class Scene_Map
  alias scene_main main
  alias gr_update update
  def main
    @hud = Window_Hud2.new
    scene_main
  end
  def update
    @hud.refresh
    gr_update
  end
end
class Window_Hud3 < Window_Base
  def initialize
    super( 335, 0, 115,  105)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    self.windowskin = RPG::Cache.windowskin("WindowskinC")
    refresh
    @hp = -1
    @sp = -1
  end
  def refresh
    if @hp != $game_party.actors[2].hp or
    @sp != $game_party.actors[2].sp
      redesenha
    end
  end
  def redesenha
    @hp = $game_party.actors[2].hp
    @sp = $game_party.actors[2].sp
    self.contents.clear
    self.contents.draw_text( 1, 10, 100, 19, "Char: Baker "  , 0)
    self.contents.draw_text( 15, 15, 100, 65, "Hp " + $game_party.actors[2].hp.to_s, 0)
    self.contents.draw_text( 15, 15+25, 180, 50, "Sp " + $game_party.actors[2].sp.to_s, 0)
  end
end
class Scene_Map
  alias scene_main2 main
  alias grga_update update
  def main
    @hud = Window_Hud3.new
    scene_main2
  end
  def update
    @hud.refresh
    grga_update
  end
end
class Window_Hud4 < Window_Base
  def initialize
    super( 525, 0, 115,  105)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    self.windowskin = RPG::Cache.windowskin("WindowskinC")
    refresh
    @hp = -1
    @sp = -1
  end
  def refresh
    if @hp != $game_party.actors[3].hp or
    @sp != $game_party.actors[3].sp
      redesenha
    end
  end
  def redesenha
    @hp = $game_party.actors[3].hp
    @sp = $game_party.actors[3].sp
    self.contents.clear
    self.contents.draw_text( -2, 10, 100, 19, "Char:Lucy "  , 0)
    self.contents.draw_text( 1, 15, 100, 65, "Hp " + $game_party.actors[3].hp.to_s, 0)
    self.contents.draw_text( 1, 15+25, 180, 50, "Sp " + $game_party.actors[3].sp.to_s, 0)
  end
end
class Scene_Map
  alias scene_main3 main
  alias grg11_update update
  def main
    @hud = Window_Hud4.new
    scene_main3
  end
  def update
    @hud.refresh
    grg11_update
  end
end

E coloque essa imagem na pasta windowskin:
Script De Hud Do grupo - Página 2 Blankjm

Creditos a nanzin por me ajudar e com a windowskin

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Mensagem por Nanzin Seg Fev 25, 2013 8:13 am

mais uma coisa, voce criou uma classe para cada janela da hud, sendo que voce pode criar uma classe apenas chamada de HUD , e intancia-la em 4 objetos na Scene_Map.

sendo assim , diminuindo e optimizando seu código.

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Mensagem por rafaelgrg Seg Fev 25, 2013 8:14 am

Para criar uma janela para colocar os 4 juntos?

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Mensagem por Nanzin Seg Fev 25, 2013 10:43 am

entenda, o ruby trabalha com objetos.

tudo no ruby é um objeto, inclusive um numero .

voce pode criar instancias de um objeto colocando-as em um "container" mais conhecidas como variaveis.

e manipula-las de forma que uma não altere a outra (afinal são objetos diferente na memória).

sendo assim crie 4 variaveis dentro da Scene_Map

ficaria +/- assim:


Código:

@hud1 = Hud.new(x,y,width,height,actor1)

@hud2 = Hud.new(x,y,width,height,actor2)

@hud3 = Hud.new(x,y,width,height,actor3)

@hud4 = Hud.new(x,y,width,height,actor4)




obviamente voce deve criar a classe Hud para aceitar os 5 parametros que estou passando ao declara-la às váriaveis.



se ficou muito confuso me avise que eu crio o código e posto aqui pra voce entender melhor :)

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Mensagem por rafaelgrg Seg Fev 25, 2013 10:55 am

Obrigado nanzin +1 Cred

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Mensagem por rafaelgrg Seg Fev 25, 2013 11:46 am

Desculpa pelo double post Sad mas, nanzin agora coloquei uma nova funçao:mostrar/esconder a HUD

Código:
#------------------------------------------------------------------------------------
#----------------------- Hud De Personagem Do grupo ---------------------------------
#----------------------- Criador por: Rafaelgrga -------------------------------------
# Para mostrar o hp do outro personagem Mude o 0 para 1 ou outros
# Exemplo: $game_party.actors[6].hp
#------------------------------------------------------------------------------------
class Window_Hud < Window_Base
  def initialize
    super(0,0,115,105)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    self.windowskin = RPG::Cache.windowskin("WindowskinC")
    self.z = 9999999
    self.back_opacity = 250
    refresh
    @hp = -1
    @sp = -1
  end
  def refresh
    if @hp != $game_party.actors[0].hp or
    @sp != $game_party.actors[0].sp
      redesenha
    end
  end
  def redesenha
    @hp = $game_party.actors[0].hp
    @sp = $game_party.actors[0].sp
    self.contents.clear
    self.contents.draw_text( x, y, 100, 20, "" + $game_party.actors[0].name.to_s , 0)
    self.contents.draw_text( x, y, 100, 75, "Hp " + $game_party.actors[0].hp.to_s, 0)
    self.contents.draw_text( x, y+40, 180, 50, "Sp " + $game_party.actors[0].sp.to_s, 0)
  end
end
class Scene_Map
  alias scene_map_main main
  alias grg_update update
  def main
    @hud1 = Window_Hud.new
    scene_map_main
  end
  def update
    @hud2.refresh
    grg_update
  end
end
class Window_Hud2 < Window_Base
  def initialize
    super( 150, -2, 115,  105)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    self.windowskin = RPG::Cache.windowskin("WindowskinC")
    refresh
    @hp = -1
    @sp = -1
  end
  def refresh
    if @hp != $game_party.actors[1].hp or
    @sp != $game_party.actors[1].sp
      redesenha
    end
  end
  def redesenha
    @hp = $game_party.actors[1].hp
    @sp = $game_party.actors[1].sp
    self.contents.clear
    self.contents.draw_text( 1, 15, 100, 19, "" + $game_party.actors[1].name.to_s , 0)
    self.contents.draw_text( 1, 15, 100, 65, "Hp " + $game_party.actors[1].hp.to_s, 0)
    self.contents.draw_text( 1, 15+25, 180, 50, "Sp " + $game_party.actors[1].sp.to_s, 0)
  end
end
class Scene_Map
  alias scene_main main
  alias gr_update update
  def main
    @hud2 = Window_Hud2.new
    scene_main
  end
  def update
    @hud2.refresh
    gr_update
  end
end
class Window_Hud3 < Window_Base
  def initialize
    super( 335, 0, 115,  105)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    self.windowskin = RPG::Cache.windowskin("WindowskinC")
    refresh
    @hp = -1
    @sp = -1
  end
  def refresh
    if @hp != $game_party.actors[2].hp or
    @sp != $game_party.actors[2].sp
      redesenha
    end
  end
  def redesenha
    @hp = $game_party.actors[2].hp
    @sp = $game_party.actors[2].sp
    self.contents.clear
    self.contents.draw_text( 1, 10, 100, 19, "" + $game_party.actors[2].name.to_s , 0)
    self.contents.draw_text( 15, 15, 100, 65, "Hp " + $game_party.actors[2].hp.to_s, 0)
    self.contents.draw_text( 15, 15+25, 180, 50, "Sp " + $game_party.actors[2].sp.to_s, 0)
  end
end
class Scene_Map
  alias scene_main2 main
  alias grga_update update
  def main
    @hud3 = Window_Hud3.new
    scene_main2
  end
  def update
    @hud3.refresh
    grga_update
  end
end
class Window_Hud4 < Window_Base
  def initialize
    super( 525, 0, 115,  105)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    self.windowskin = RPG::Cache.windowskin("WindowskinC")
    refresh
    @hp = -1
    @sp = -1
  end
  def refresh
    if @hp != $game_party.actors[3].hp or
    @sp != $game_party.actors[3].sp
      redesenha
    end
  end
  def redesenha
    @hp = $game_party.actors[3].hp
    @sp = $game_party.actors[3].sp
    self.contents.clear
    self.contents.draw_text( -2, 10, 100, 19, "" + $game_party.actors[3].name.to_s  , 0)
    self.contents.draw_text( 1, 15, 100, 65, "Hp " + $game_party.actors[3].hp.to_s, 0)
    self.contents.draw_text( 1, 15+25, 180, 50, "Sp " + $game_party.actors[3].sp.to_s, 0)
  end
end
class Scene_Map
  alias scene_main3 main
  alias grg11_update update
  def main
    @hud4 = Window_Hud4.new
    scene_main3
  end
  def update
    @hud4.refresh
    grg11_update
    if Input.trigger?(Input::A)
    @hud1.visible = false
@hud2.visible = false
@hud3.visible = false
@hud4.visible = false
if Input.trigger?(Input::SHIFT)
@hud1.visible = true
@hud2.visible = true
@hud3.visible = true
@hud4.visible = true
  end
end
end
end

Z serve para desaparecer a hud e shift serve para mostrar a hud

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Mensagem por Duel Ter Fev 26, 2013 6:21 pm

Nossa incrivel Rafael +4 Creds xD

Aparecer,desaparecer,4 janelas em um script xD Demais cara parabens!

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Mensagem por LeonM² Ter Fev 26, 2013 6:55 pm

Código:
#------------------------------------------------------------------------------------
#----------------------- Hud De Personagem Do grupo ---------------------------------
#----------------------- Criador por: Rafaelgrga -------------------------------------
# Para mostrar o hp do outro personagem Mude o 0 para 1 ou outros
# Exemplo: $game_party.actors[6].hp
#------------------------------------------------------------------------------------
class Window_Hud < Window_Base
  def initialize
    super(0,0,115,105)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    self.windowskin = RPG::Cache.windowskin("WindowskinC")
    self.z = 9999999
    self.back_opacity = 250
    refresh
    @hp = -1
    @sp = -1
  end
  def refresh
    if @hp != $game_party.actors[0].hp or
    @sp != $game_party.actors[0].sp
      redesenha
    end
  end
  def redesenha
    @hp = $game_party.actors[0].hp
    @sp = $game_party.actors[0].sp
    self.contents.clear
    self.contents.draw_text( x, y, 100, 20, "" + $game_party.actors[0].name.to_s , 0)
    self.contents.draw_text( x, y, 100, 75, "Hp " + $game_party.actors[0].hp.to_s, 0)
    self.contents.draw_text( x, y+40, 180, 50, "Sp " + $game_party.actors[0].sp.to_s, 0)
  end
end
class Window_Hud2 < Window_Base
  def initialize
    super( 150, -2, 115,  105)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    self.windowskin = RPG::Cache.windowskin("WindowskinC")
    refresh
    @hp = -1
    @sp = -1
  end
  def refresh
    if @hp != $game_party.actors[1].hp or
    @sp != $game_party.actors[1].sp
      redesenha
    end
  end
  def redesenha
    @hp = $game_party.actors[1].hp
    @sp = $game_party.actors[1].sp
    self.contents.clear
    self.contents.draw_text( 1, 15, 100, 19, "" + $game_party.actors[1].name.to_s , 0)
    self.contents.draw_text( 1, 15, 100, 65, "Hp " + $game_party.actors[1].hp.to_s, 0)
    self.contents.draw_text( 1, 15+25, 180, 50, "Sp " + $game_party.actors[1].sp.to_s, 0)
  end
end
class Window_Hud3 < Window_Base
  def initialize
    super( 335, 0, 115,  105)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    self.windowskin = RPG::Cache.windowskin("WindowskinC")
    refresh
    @hp = -1
    @sp = -1
  end
  def refresh
    if @hp != $game_party.actors[2].hp or
    @sp != $game_party.actors[2].sp
      redesenha
    end
  end
  def redesenha
    @hp = $game_party.actors[2].hp
    @sp = $game_party.actors[2].sp
    self.contents.clear
    self.contents.draw_text( 1, 10, 100, 19, "" + $game_party.actors[2].name.to_s , 0)
    self.contents.draw_text( 15, 15, 100, 65, "Hp " + $game_party.actors[2].hp.to_s, 0)
    self.contents.draw_text( 15, 15+25, 180, 50, "Sp " + $game_party.actors[2].sp.to_s, 0)
  end
end
class Window_Hud4 < Window_Base
  def initialize
    super( 525, 0, 115,  105)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    self.windowskin = RPG::Cache.windowskin("WindowskinC")
    refresh
    @hp = -1
    @sp = -1
  end
  def refresh
    if @hp != $game_party.actors[3].hp or
    @sp != $game_party.actors[3].sp
      redesenha
    end
  end
  def redesenha
    @hp = $game_party.actors[3].hp
    @sp = $game_party.actors[3].sp
    self.contents.clear
    self.contents.draw_text( -2, 10, 100, 19, "" + $game_party.actors[3].name.to_s  , 0)
    self.contents.draw_text( 1, 15, 100, 65, "Hp " + $game_party.actors[3].hp.to_s, 0)
    self.contents.draw_text( 1, 15+25, 180, 50, "Sp " + $game_party.actors[3].sp.to_s, 0)
  end
end
class Scene_Map
  alias grg_main_map main
  alias grg_update_map update
  def main
    @hud1 = Window_Hud.new
    @hud2 = Window_Hud2.new
    @hud3 = Window_Hud3.new
    @hud4 = Window_Hud4.new
    grg_main_map
  end
  def update
    @hud1.refresh
    @hud2.refresh
    @hud3.refresh
    @hud4.refresh
    grg_update_map
    if Input.trigger?(Input::A)
    @hud1.visible = false
@hud2.visible = false
@hud3.visible = false
@hud4.visible = false
if Input.trigger?(Input::SHIFT)
@hud1.visible = true
@hud2.visible = true
@hud3.visible = true
@hud4.visible = true
  end
end
end
end
Se não se importar dei uma pequena revida no teu código para fazer possivelmente melhorias no desempenho.
Fiz de cabeça agora portanto não sei se vai trazer alguma diferença drástica.
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Mensagem por rafaelgrg Qua Fev 27, 2013 11:29 am

Obrigado a vcs e que bom que gostou do script Very Happy

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