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abrir gráficos em pastas fora da arquitetura padrão do RMXP

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Mensagem por Nanzin Ter Fev 19, 2013 10:12 pm

Introdução


digamos que voce possua um jogo grande, e deseja separar os graficos do jogo em pastas diferentes da arquitetura do RMXP
(graphics/pictures,graphics/characters,graphics/icons,graphics/animations)
ao invés de usa-las quero criar uma pasta minha. por exemplo quero uma pasta com os gráficos de todos os MASCOTES do meu game. (fiz isso no HWO :) )


Script


então, para os desenvolvedores no RGSS o RPG Maker possui um módulo que controla as pastas padroes (apesar de não ser visível na lista de scripts). o nome dela é RPG. e dentro desse mesmo módulo possui o módulo com as funções para acesso, seu nome é: Cache .(todo mundo sabe disso D: )

logo a arquitetura fica :

Código:

module RPG
 module Cache
 end
end

as funções comuns são :

RPG::Cache.character
RPG::Cache.picture
RPG::Cache.icon
RPG::Cache.animation
RPG::Cache.battler


com o meu exemplo acima, o script fica assim :

Código:

module RPG
  module Cache
    def self.mascote(file)
      return Bitmap.new("Graphics/Mascotes/"+file.to_s)
    end
  end
end

com isso tenho a função: RPG::Cache.mascote(nome_arquivo)
para isso, tambem tenho que ter a pasta Mascotes dentro de Graphics
Screen:


agora vamos fazer um teste ?

digamos que eu tenha o arquivo: rato.png
dentro da pasta Mascotes e quero utiliza-la em meu script.
quero saber a sua largura, sua altura e a soma dos mesmos.
após adicionar o script do módulo acima ,
basta utiliza-lá com total liberdade.

o código ficaria +/- assim:

Código:

largura = RPG::Cache.mascote("rato").width
altura = RPG::Cache.mascote("rato").height
soma = largura + altura
print("Largura é: #{largura}, Altura é: #{altura} e a Soma é: #{soma}")


Atenção


essa pequena incrementação ao módulo RPG::Cache é de scripter para scripter.
é mais para uma ajuda aos scripters iniciantes que criam seus sistemas
e mandam sempre o pessoal colocar numa pasta do sistema tipo a Characters
ou Pictures, sendo que voce pode criar uma por exemplo para HUD, CHAT etc .
fazendo com que apenas seu código acesse. não é possivel fazer a interface gráfica do programa(tipo criador de eventos ou o DATABASE) acessar essas pastas "clandestinas" (a não ser que voce faça engenharia reversa do programa e consiga acesso ao código fonte completo do programa Razz ).

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Mensagem por DeaN Ter Fev 19, 2013 10:33 pm

Muito bom Nanzin, 1+

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Mensagem por Samuka_Maker Dom Jun 30, 2013 2:26 pm

Muito  bom e simples^^ porém,se eu ponhar a pasta dentro de outra pasta exemplo: graphics/characters/mascotes dá  tambem o processo com:
Código:
module RPG
  module Cache
    def self.mascote(file)
      return Bitmap.new("Graphics/Characters/Mascotes/"+file.to_s)
    end
  end
end
certo? só pra saber se é isso x.x

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