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Sistema de Névoa 1.2.3

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Sistema de Névoa 1.2.3 Empty Sistema de Névoa 1.2.3

Mensagem por Leandroteix Dom Set 30, 2012 2:11 pm

Introdução

Este script permite que você coloque um efeito de névoa em seu jogo. Este script é, basicamente, uma reprodução fiel do sistema de fogs do RPG Maker XP que não está presente no VX.

Como usar

Abra o Editor de Scripts, crie um novo script na seção de Scripts Adicionais e cole o código abaixo. Preste atenção nas instruções inclusas no script para saber como utilizar corretamente!
Em anexo segue um pacotão de efeitos de névoas pra galera.
Script:
Código:
#==============================================================================
# Sistema de Névoa para VX (Fogs)
#------------------------------------------------------------------------------
# Este script permite que você coloque um efeito de névoa em seu jogo. Este
# script é, basicamente, uma reprodução fiel do sistema de fogs do RPG Maker XP
# que não está presente no VX.
#------------------------------------------------------------------------------
# Criado por Hevendor em 09/03/2008
# Versão 1.2.3
#==============================================================================

module Fog_Map_Settings
  #============================================================================
  # Aqui você configura e adiciona os gráficos de névoa do seu jogo. Todos os
  # gráficos devem ficar na pasta Graphics\Pictures.
  #
  # Utilize o formato:
  #    {ID da névoa => 'nome_do_arquivo.extensão'}
  #============================================================================
 
  Fog_names = {1 => 'nevoa01.png'}
 
  #============================================================================
  # Mapas onde serão utilizadas as névoas
  # Fog_maps = {ID do mapa => ID da névoa, ID do map 2 => ID da névoa 2, ...}
  #============================================================================
 
  Fog_maps = {1 => 1}
 
  #============================================================================
  # Configurações da névoa {ID da névoa => opção, ID da névoa 2 => opção 2, ...}
  #
  # Opacidade: Opacidade da névoa, de 0 a 255
  # Zoom: Tamanho da névoa. '1' é um valor normal.
  # Magnitude: 0 - Normal, 1 - Adicionar, 2 - Substituir
  # Movimento: Horizontal e vertical, respectivamente.
  #============================================================================
 
  Fog_opacity = {1 => 90}
  Fog_zoom = {1 => 3}
  Fog_blend = {1 => 2}
  Fog_sxsy = {1 => [4, 4]}
 
end

class Game_Map
  attr_reader :map_id
  attr_reader :fog_ox
  attr_reader :fog_oy

  alias hev_fog_feature_map_update update
  alias hev_fog_feature_map_initialize initialize

  def initialize
    @fog_ox = 0
    @fog_oy = 0
    hev_fog_feature_map_initialize
  end

  def update_fog
    if Fog_Map_Settings::Fog_maps.include?($game_map.map_id)
      @fog_ox -= Fog_Map_Settings::Fog_sxsy[Fog_Map_Settings::Fog_maps[@map_id]][0] / 8.0
      @fog_oy -= Fog_Map_Settings::Fog_sxsy[Fog_Map_Settings::Fog_maps[@map_id]][1] / 8.0
    end
  end

  def update
    hev_fog_feature_map_update
    update_fog
  end
end

class Spriteset_Map
  alias hev_fog_feature_initialize initialize
  alias hev_fog_feature_create_viewports create_viewports
  alias hev_fog_feature_dispose dispose
  alias hev_fog_feature_update_viewports update_viewports
  alias hev_fog_feature_update update

  def initialize
    hev_fog_feature_initialize
    create_fog
  end

  def create_viewports
    @viewport4 = Viewport.new(0, 0, 544, 416)
    @viewport4.z = 9
    hev_fog_feature_create_viewports
  end

  def create_fog
    @fog = Plane.new(@viewport4)
    if Fog_Map_Settings::Fog_maps.include?($game_map.map_id)
      fog_number = Fog_Map_Settings::Fog_maps[$game_map.map_id]
      update_fog
      @fog.bitmap = Cache.picture(Fog_Map_Settings::Fog_names[fog_number])
      @fog.opacity = Fog_Map_Settings::Fog_opacity[fog_number]
      @fog.zoom_x = @fog.zoom_y = Fog_Map_Settings::Fog_zoom[fog_number]
      @fog.blend_type = Fog_Map_Settings::Fog_blend[fog_number]
    end     
  end

  def update_fog
    if @fog != nil
      @fog.ox = $game_map.display_x / 8 + $game_map.fog_ox
      @fog.oy = $game_map.display_y / 8 + $game_map.fog_oy
    end
  end

  def update
    hev_fog_feature_update
    update_fog
  end

  def dispose_fog
    @fog.dispose
  end

  def dispose
    dispose_fog
    hev_fog_feature_dispose
  end
end

Créditos
1. Hendevor por criar o script.
2. Falco por postar na RMB.
3. TheMentor por disponibilizar para a SRM.
4. Eu por disponibilizar para a Aldeia RPG.
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Sistema de Névoa 1.2.3 Empty Re: Sistema de Névoa 1.2.3

Mensagem por Samuka_Maker Dom Set 30, 2012 6:45 pm

já tinha visto o script, mas boa iniciativa xD
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