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Tutorial: Como ser um ótimo roteirista
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Tutorial: Como ser um ótimo roteirista
Primeiramente queria deixar bem claro que é meu primeiro post aqui na Aldeia, qualquer dúvida sobre roteiros estou aqui para ajudar.
Bom, como todos sabem criar um roteiro não é nada fácil, envolve muito tempo e também muito esforço para que tudo saia conforme você planejou (tendo continuação para seu game ou não), mas como fazer uma história que seja ao mesmo tempo PERFEITA e SIMPLES?
Já tenho vários anos de experiência com roteiros de games, quadrinhos, tirinhas, e outras coisas relacionadas e nunca foi fácil (pelo menos para mim) ter idéias que façam com que o texto fique legal e bem fluido para seguir o raciocínio.
Vou separar esse tutorial em partes para ficar mais fácil de se entender e espero que saia bem explicado.
Você estava pensando em fazer um game com uma história diferente e de uma hora para a outra surge uma idéia ótima para se envolver, mas você tem medo que o game não saia do jeito que você está pensando e ai começam as dúvidas. O que fazer?
Quando você tem a idéia a seguir a melhor forma de se desenvolver é fazer um rascunho básico com as informações (nomes de personagens, separar por "caminhos" a serem seguidos por cada um), feito isso comece a escrever seu texto sempre pensando em ter uma linha de raciocínio coerente e um português correto, vou dar alguns exemplos:
1 - Texto errado e sem coerência
Há mais ou menos 3.000 anos, um jovem foi prometido a um Deus como o salvador de Aliptium onde enfrentaria os seus piores pesadelos.
Viram?
O Texto simplesmente não fez sentido, o que é ALIPTIUM? Uma cidade? Uma pessoa?
Muitos vão me perguntar o seguinte, "mas e se eu quiser fazer um texto de suspense? Aquele texto em que a pessoa fica agoniada para descobrir o que é oque?"
Textos que são para o jogador "desvendar", na maioria das vezes, são os que mais precisam de cuidados ao ser escritos.
Vamos ao segundo exemplo:
2 - Texto correto
Há mais ou menos 3.000 anos, um jovem foi prometido a um Deus como o salvador de sua terra natal, a cidade de Aliptium, onde enfrentará os seus piores pesadelos.
Um texto simples e com um tema muito bacana e fácil de abordar para continuações e até para um game Online.
Muitos textos sobre RPG tem várias e vários aspectos com games em comum, mesmo a pessoa tendo em mente fazer algo novo, uma história nova, sempre sai alguma coisa relacionada a games que já foram feitos.
É difícil encontrar algo que não tenha sido pensado ainda, mas mesmo assim sempre tente inovar, a mesmice acaba deixando seu jogo com pouca popularidade e também não é legal de se jogar algo que já é relacionado a outro jogo (a não ser que você tenha em mente criar um fan game daquele respectivo jogo).
Isso é outra coisa muito comum nos roteiros, são acontecimentos que são completamente sem sentido algum, como no exemplo:
João reencontrou seu pai, nesse reencontro descobriu que ele não era apenas o seu pai mais também o Imperador de Aliptium.
Seu pai era um ser terrível, completamente dominado pelo poder e pela dominação, foi então que seu pai resolveu lhe matar. Nesse momento tudo ao se redor se desmoronou e um ser sinistro foi aparecendo, seu pai já estava morto (?)
Pera ai, como seu pai morreu? Tomou um susto?
Isso é muito comum, as vezes eu rio muito com alguns roteiros.
Bom, espero que esse tutorial ajude muito quem ainda está escrevendo e também quem pensa em escrever histórias para seus games.
Demorei um pouco para fazer essas explicações e aplicações para melhorar ainda mais o entendimento.
Bom, como todos sabem criar um roteiro não é nada fácil, envolve muito tempo e também muito esforço para que tudo saia conforme você planejou (tendo continuação para seu game ou não), mas como fazer uma história que seja ao mesmo tempo PERFEITA e SIMPLES?
Já tenho vários anos de experiência com roteiros de games, quadrinhos, tirinhas, e outras coisas relacionadas e nunca foi fácil (pelo menos para mim) ter idéias que façam com que o texto fique legal e bem fluido para seguir o raciocínio.
Vou separar esse tutorial em partes para ficar mais fácil de se entender e espero que saia bem explicado.
Começando a idéia
Você estava pensando em fazer um game com uma história diferente e de uma hora para a outra surge uma idéia ótima para se envolver, mas você tem medo que o game não saia do jeito que você está pensando e ai começam as dúvidas. O que fazer?
Quando você tem a idéia a seguir a melhor forma de se desenvolver é fazer um rascunho básico com as informações (nomes de personagens, separar por "caminhos" a serem seguidos por cada um), feito isso comece a escrever seu texto sempre pensando em ter uma linha de raciocínio coerente e um português correto, vou dar alguns exemplos:
1 - Texto errado e sem coerência
Há mais ou menos 3.000 anos, um jovem foi prometido a um Deus como o salvador de Aliptium onde enfrentaria os seus piores pesadelos.
Viram?
O Texto simplesmente não fez sentido, o que é ALIPTIUM? Uma cidade? Uma pessoa?
Muitos vão me perguntar o seguinte, "mas e se eu quiser fazer um texto de suspense? Aquele texto em que a pessoa fica agoniada para descobrir o que é oque?"
Textos que são para o jogador "desvendar", na maioria das vezes, são os que mais precisam de cuidados ao ser escritos.
Vamos ao segundo exemplo:
2 - Texto correto
Há mais ou menos 3.000 anos, um jovem foi prometido a um Deus como o salvador de sua terra natal, a cidade de Aliptium, onde enfrentará os seus piores pesadelos.
Um texto simples e com um tema muito bacana e fácil de abordar para continuações e até para um game Online.
Evite copiar
Muitos textos sobre RPG tem várias e vários aspectos com games em comum, mesmo a pessoa tendo em mente fazer algo novo, uma história nova, sempre sai alguma coisa relacionada a games que já foram feitos.
É difícil encontrar algo que não tenha sido pensado ainda, mas mesmo assim sempre tente inovar, a mesmice acaba deixando seu jogo com pouca popularidade e também não é legal de se jogar algo que já é relacionado a outro jogo (a não ser que você tenha em mente criar um fan game daquele respectivo jogo).
Não crie coisas sem nexo
Isso é outra coisa muito comum nos roteiros, são acontecimentos que são completamente sem sentido algum, como no exemplo:
João reencontrou seu pai, nesse reencontro descobriu que ele não era apenas o seu pai mais também o Imperador de Aliptium.
Seu pai era um ser terrível, completamente dominado pelo poder e pela dominação, foi então que seu pai resolveu lhe matar. Nesse momento tudo ao se redor se desmoronou e um ser sinistro foi aparecendo, seu pai já estava morto (?)
Pera ai, como seu pai morreu? Tomou um susto?
Isso é muito comum, as vezes eu rio muito com alguns roteiros.
Considerações finais e agradecimentos
Bom, espero que esse tutorial ajude muito quem ainda está escrevendo e também quem pensa em escrever histórias para seus games.
Demorei um pouco para fazer essas explicações e aplicações para melhorar ainda mais o entendimento.
Créditos
Klarift - Produção & Publicação
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Klarift- Novato
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Créditos : 4
Re: Tutorial: Como ser um ótimo roteirista
Vale cara tava presizando
1+credito
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Dean, Programador Geral :)
Contato: Skype:matucarvalho e Facebook
The Enze - Vulzt
Shield Block
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Anti-Cheat para jogos de FPS, agora vou adaptar para jogos de RPG principalmente para o RMXP.
www.shieldblock.net
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Re: Tutorial: Como ser um ótimo roteirista
Pois então, foi um bom tutorial, mas à parte.
Considere que as dicas que você deu não foram para se criar uma boa história, e sim apenas para que não seja uma história tão ruim.
Detalhar uma história e remover clichês não são todas as essências de um texto, apesar de essencial, não torna uma obra simples e perfeita.
Não estou criticando seu trabalho... Muito pelo contrário... É uma maravilha ver pessoas assim, incentivadas a ajudar. Desculpe pela forma com que falei, não sou muito bom em conversas online, hehe.
Mas boa sorte com seu trabalho. Mesmo que pequeno, provavelmente deve ter ajudado muita gente.
Considere que as dicas que você deu não foram para se criar uma boa história, e sim apenas para que não seja uma história tão ruim.
Detalhar uma história e remover clichês não são todas as essências de um texto, apesar de essencial, não torna uma obra simples e perfeita.
Não estou criticando seu trabalho... Muito pelo contrário... É uma maravilha ver pessoas assim, incentivadas a ajudar. Desculpe pela forma com que falei, não sou muito bom em conversas online, hehe.
Mas boa sorte com seu trabalho. Mesmo que pequeno, provavelmente deve ter ajudado muita gente.
Murakami Chokyu- Ocasional
- Mensagens : 165
Créditos : 13
Re: Tutorial: Como ser um ótimo roteirista
Bom tópico, +1 Cred!!
Jonny157- Ocasional
- Mensagens : 245
Créditos : 9
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