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[Lucky] Criando sua primeira HUD #1

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Mensagem por DFox Sex Mar 02, 2012 9:06 pm

[box class=titlebg][size=14pt]Criando sua primeira HUD #1[/size][/box]
[box class=catbg4]Talvez eu faça uma próxima aula, ensinando a por imagens em sua hud.[/box]

:centerline:


[box class=titlebg][size=14pt]Introdução[/size][/box]
[box]Bom galera, eu irei ensinar a vocês como criar uma hud sem imagens, como esta :
Spoiler:
e na segunda aula irei ensinar a por imagens nela ![/box]

:centerline:

[box class=titlebg][size=14pt]Tutorial[/size][/box]
[box]Primeiramente, comece com este código:
Código:
class HUD < Sprite
 
  #Inicia
  def initialize(view)
    super(view)
 
    #Cria as cores
    @ch1 = Color.new(50,0,0) #Muda a Cor Mais Escura Da Hud de HP.
    @ch2 = Color.new(250,0,0)#Muda a Cor Mais Clara da Hud de HP.
    @cm1 = Color.new(12,0,113)#Muda a Cor Mais Escura da Hud de MP.
    @cm2 = Color.new(0,0,255)#Muda a Cor Mais Clara da Hud de MP.
    @back = Color.new(20,20,20)#Parte de Traz da HUD¹.
    @back2 = Color.new(240,240,0)#Parte de Traz da Hud².
 
    #Cria o Bitmap
    self.bitmap = Bitmap.new(200,200)
    self.bitmap.font.name = "Comic Sans MS" #Escolhe a Fonte Para "HP" e "MP"
    self.bitmap.font.size = 20
    self.z = 300
    update
  end
Mas oque este código faz ?
Este código cria inicialmente a sprite da HUD, mas acalme-se pois ainda não está pronto..

Agora acrescente este código:
Código:
  #Atualiza
  def update
    super
 
    #Apaga o conteudo
    self.bitmap.clear
Este código servirá para atualizar a hud, e a segunda parte para apagar seu conteúdo (assim como indicado no próprio
código)

em seguida adcione este código para a barra de HP
Código:
    #Cria a barra de HP
    hp = $game_actors[1].hp
    maxhp = $game_actors[1].maxhp
    wb = 116 * hp / maxhp
    self.bitmap.fill_rect(10, 10, 120, 10, @back)
    self.bitmap.fill_rect(11, 11, 118, 8, @back2)
    self.bitmap.fill_rect(12, 12, 116, 6, @back)
    self.bitmap.gradient_fill_rect(12, 12, wb, 6, @ch1, @ch2)
    self.bitmap.draw_text(10, 0, 200, 24, "HP")
Já temos a nossa barrinha de HP !! XD
nesta parte :

Não altere nada Ok ? o Script ainda não está funcional.

adcione agora este código, para a barra de MP:
Código:
    #Cria a barra de MP
    mp = $game_actors[1].mp
    maxmp = $game_actors[1].maxmp
    wb = 116 * mp / maxmp
    self.bitmap.fill_rect(10, 30, 120, 10, @back)
    self.bitmap.fill_rect(11, 31, 118, 8, @back2)
    self.bitmap.fill_rect(12, 32, 116, 6, @back)
    self.bitmap.gradient_fill_rect(12, 32, wb, 6, @cm1, @cm2)
    self.bitmap.draw_text(10, 20, 200, 24, "MP")
 
  end

def dispose
    self.bitmap.dispose
    super
  end
end

e no final, acrescente este código para ligar a HUD:
Código:
#Instala a HUD
class Spriteset_Map
  alias :or_initialize :initialize
  def initialize
    @hud = HUD.new(@viewport2)
    or_initialize
  end
  alias :or_update :update
  def update
    @hud.update
    or_update
  end
  alias :or_dispose :dispose
  def dispose
    @hud.dispose
    or_dispose
  end
end

Agora já podem testar Successful.
Bom, todas as instruções estão no SCRIPT, para modificar algo, é só ir lendo conforme o código..

Resultado Final:
Spoiler:

Lição:
Personalize a HUD, mudando fonte, cor, etc e poste no tópico Very Happy

Na próxima aula eu ensino a por imagens !
Nota: Isso é muito básico, mas é bom para quem está aprendendo Very Happy

[/box]

:centerline:

[box class=titlebg][size=14pt]Créditos[/size][/box]

[box]Lucky - Pela criação .
Alucard_2 - Por me ensinar o básico de RGSS2 .

Ah lucky mas não foi vc que fez mimimimi
R: Essa hud foi feita por mim a muito tempo e postada em outros fóruns, então estou aqui postando o tutorial "original"

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Mensagem por Valentine Sáb Mar 03, 2012 11:26 am

Ótima aula Lucky e é bom vê-lo ativo novamente.
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Mensagem por tenchuzinho Seg Mar 05, 2012 10:57 am

Legal pena que n gosto do vx

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Mensagem por Satheios Seg Mar 05, 2012 7:01 pm

Hud simples, mas o que importa é a intenção.
Obrigado aí mano, apesar de eu nunca querer migrar pro vx T.T '

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