Isto é uma pré-visualização de um tema em Hitskin.com
Instalar o tema • Voltar para a ficha do tema
[TUTORIAL]Fazendo um Sistema de Login para Sites
4 participantes
Página 1 de 1
[TUTORIAL]Fazendo um Sistema de Login para Sites
A ferramenta que utilizei foi o Dreamweaver, vocês podem utilizar outro é claro de sua escolha como, por exemplo: Bloco de Notas, Notpad++ ou Worldpad etc...
O Bom desse sistema é que ele não utiliza nada em SQL, ele não é um sistema para varias pessoas chegar na pagina de login e colocar seus dados e logar-se, ele tem apenas uma senha mestre, que é a do administrador é claro!
Vamos começar:
1º Quero que conheça algumas Tags e Strings Básicos
If : Significa: Se
echo : Mostra Valores Dentro de Aspas
else : Significa: Exceção
include : Quer dizer que tal pagina inclua outra pagina para buscar informações
== : Dois sinais de igualdade significa que o valor tem que ser igual há outro valor
// : Coloca um comentário em uma linha dentro de um codigo em PHP
<!-- Comentario --> : Coloca um comentario dentro do HTML
Pronto! Sabemos + / - como que funcionam praticamente algumas coisas.
2º Vamos criar o Arquivo de Configuração da Senha: (Irei mostrar como fazer com o Bloco de Notas)
Abra o bloco de notas e faça o seguinte
Inicie o código PHP:
- Spoiler:
- <?php // PARA ORGAZINAR MELHOR DEIXE OS CODIGOS UM ABAIXO DO OUTRO
$login = "Nietore"; // ESSA SERA E A VAREAVEL QUE GUARDARA O LOGIN PARA CONECTAR-SE
$senha = "123"; // ESSA VAREAVEL GUARDARA A SENHA
// FECHE O CODIGO PHP
?>
3º Vamos agora criar a segunda pagina e será o formulário que enviarão as informações para outra pagina validar se os dados estão corretos.
Essa pagina será em PHP, mas com o conteúdo em HTML
- Spoiler:
<form action="Validar.php"method="post"> <!-- Action define o arquivo para onde os dados fornecidos no formulário serão analisados, method existe dois tipos o POST e o GET, neste caso estamos tratando de Conta de usuário então o melhor method é o POST -->
Login:<input type="text"name="login"/>
<!-- type Define o tipo de campo que usaremos para fornecer a informação, name será o nome dado a esse campo, para que no arquivo Validar.php não aja nenhum conflito ou erro. -->
Senha:<input type="password"name="senha"/>
<!-- A mesma forma do Login será utilizada neste campo, mas no valor type usaremos o tipo password, que é claro será o campo da senha, e em name definimos um nome senha para que no arquivo Validar.php a variável possa ler as informações deste campo -->
<input type="submit"value="Logar" /> <!--Por ultimo o botão do tipo Submit, que concluirá o envio de dados para a pagina Validar.php -->
</form>
Após ter feito isso salve com o nome e extensão: Index.php
4º Iremos agora criar o arquivo que validara os dados fornecidos no formulário
Novamente Inicie o código PHP:
- Spoiler:
<?php
session_start(); // ADICIONE ESSE CODIGO PARA VALIDAR OU INICIAR UMA SESSÃO
include ("Config.php"); // IRÁ USAR INFORMAÇÕES DO ARQUIVO QUE ACABAMOS DE CRIAR ACIMA
$checar_login = $_POST['login']; // POST É O METHOD QUE USAMOS NO FORMULARIO DA PAGINA INDEX.PHP, O login É O NOME DO CAMPO LOGIN QUE DEFINIMOS NO FORMULARIO: name="login" (VALOR TIRADO DO CAMPO Login: DO FORMULARIO DA PAGINA INDEX.PHP),EXPLICANDO MELHOR: A VARIAVEL $checar_login IRÁ GUARDAR A INFORMAÇÃO FORNECIDA NO CAMPO DE TEXTO LOGIN DO FORMULARIO.
$checar_senha = $_POST['senha']; // A VARIAVEL $checar_senha IRÁ GUARDAR A INFORMAÇÃO FORNECIDA NO CAMPO DE PASSWORD DO FORMULARIO.
// VAMOS AGORA CRIAR UMA CONDIÇÃO PARA VERIFICAR SE OS DADOS FORNECIDOS PELA PESSOA É O MESMO QUE O DO Config.php
if ($checar_senha == $senha and $checar_login == $login ) // VAMOS ENTENDER O QUE QUEREMOS QUE O PHP FAÇA NESSA LINHA, COMO DITO A CIMA if SIGNIFICA Se, OS SINAIS == SIGNIFICA QUE UMA VARIAVEL TEM QUE SER IGUAL Á OUTRA VARIAVEL, AND SIGNIFICA "e"! EXPLICANDO MELHOR: SERIA COMO SE EU DISSE-SE EM PORTUGUÊS: “Se A_Senha_Que_Eu_Digitei for Igual a Senha Que está no Config.php e O_Login_Que_Eu_Digitei for Igual ao Login que está também no Config.php ESSA CONDIÇÃO SERÁ ACEITA”.
// SE A CONDIÇÃO FOR ACEITA INICIA-SE UMA AÇÃO
{ // TODO O CONTEUDO QUE ESTIVER DENTRO DESTA CHAVE SERÁ PROCESSADO E SERÁ VALIDO JÁ QUE A CONDIÇÃO FOI ACEITA
header("Location: Logado.php");
// ESTA FUNÇÃO IRÁ REDIRECIONAR PARA UMA PAGINA ONDE ESTE MESMO ARQUIVO SE ENCONTRA, OU SE O ARQUIVO ESTIVER EM OUTRA PAGINA UTILIZE ../(Nome da Pasta)/NomeDoArquivo.php (OU SEJA OS DOIS .. (PONTOS) IRÁ VOLTAR UMA PASTA, SE QUISER VOLTAR MAIS PASTA UTILIZE OS MESMO DOIS PONTOS (../../Pasta/Arquivo.php)
$_SESSION['logado']=1; // ESTA FUNÇÃO IRÁ REGISTRAR UMA SESSÃO PARA QUE PESSOAS QUE NÃO TEM CONHECIMENTO DA SENHA DO ADMINISTRADOR UTILIZE A PAGINA PARA QUAL O LOGIN REDIRECIONA, O NOME DA SESSÃO SERÁ logado E O VALOR QUE REGISTRARÁ SERÁ 1
} // APÓS FECHAR O CHAVE TERMINARÁ A AÇÃO VALIDA CASO A CONDIÇÃO TENHA CIDO ACEITA, TODO E QUALQUER OUTRO CODIGO DEPOIS DESTA CHAVE SERÁ IGNORADO!
else // ESSA SERÁ UMA EXCESSÃO CASO NÃO SEJA CUMPRIDA AS CONDIÇÕES, QUE NO CASO SERIA LOGIN OU SENHA INVALIDO.
{ // TODO O CONTEUDO QUE ESTIVER DENTRO DESTA CHAVE SERÁ A EXCESSÃO CRIADA PARA QUANDO A CONDIÇÃO NÃO FOR ACEITA.
echo"Login ou Senha Invalida"; // COMO EU JÁ TINHA DITO A CIMA echo IRÁ MOSTRAR TODO O CONTEUDO QUE ESTIVER DENTRO DAS “ASPAS DUPLAS” (TAMBEM PODE SER USADAS ‘ASPAS SIMPLES’, SENDO QUE DENTRO DAS “ASPAS DUPLAS” É POSSIVEL USAR OUTROS CODIGOS, DIFERENTE DAS ‘ASPAS SIMPLES’ QUE PODE TAMBEM CONTER CODIGOS DENTRO DELA, MAS COM ALGUNS LIMITES) ENTÃO ESSA SERÁ A MENSAGEM QUE IRÁ APARECER CASO A SENHA OU LOGIN NÃO ESTEJAM CORRETOS.
} //COMO EU JÁ DISSE ACIMA: APÓS FECHAR O CHAVE TERMINARÁ A AÇÃO VALIDA CASO A CONDIÇÃO TENHA CIDO ACEITA, TODO E QUALQUER OUTRO CODIGO DEPOIS DESTA CHAVE SERÁ IGNORADO!
// FECHE O CODIGO PHP
?>
5º Iremos agora criar a pagina Validar.php que irá redirecionar caso o Login e Senha estiverem corretos!
- Spoiler:
<?php
session_start(); // NOVAMENTE REPITO QUE ESTA FUNÇÃO SERVE PARA REGISTRAR OU INICIAR UMA SESSÃO
include ("Config.php"); // IRÁ USAR INFORMAÇÕES DO ARQUIVO CONFIG.PHP
if($_SESSION['logado'] ==1) // ESSA É UMA CONDIÇÃO SIMPLES, ELA IRÁ VERIFICAR SE A SESSÃO CHAMADA logado É IGUAL AO VALOR 1 , SE ESSA CONDIÇÃO FOR ACEITA IRA PASSAR PARA O PROXIMO PROCESSO (LEMBRANDO QUE ESSA CONDIÇÃO SÓ É VALIDA SE A PESSOA EFETUAR O LOGIN CORRETAMENTE)
{ // INICIO DA AÇÃO CASO SEJA ACEITA A CONDIÇÃO DA SESSÃO
echo "<h1> Você está Logado </h1>"; // ESSA SERÁ A MENSAGEM QUE IRÁ APARECER CASO TODAS AS CONDIÇÕES FOREM ACEITAS (LEMBRANDO QUE: VOCÊ PODE USAR VARIOS OUTROS CODIGOS DENTRO DOS { } , NÃO SÓ O echo)
} // FIM DA AÇÃO
else // EXCESSÃO CASO NÃO SEJA CUMPRIDA AS CONDIÇÕES
{ // INICIO DA AÇÃO DA EXCESSÃO
echo"È Preciso Efetuar o Login para Visualizar essa Pagina"; // CASO ALGUEM ESTEJA TENTANDO CONECTAR-SE SEM TER QUE FAZER O LOGIN, IRÁ APARECER ESSA MENSAGEM
} // FIM DA AÇÃO DA EXCESSÃO
// FECHE O CODIGO DO PHP
?>
Tudo Pronto agora é só você colocar pra rodar, eu recomendo usar Wamp, XAMPP, ou AppServ
Perguntas Frequentes:
Nietore não entendo a funcionalidade de logar-se com apenas uma conta no site!
A Funcionalidade de colocar um sistema de login no site para apenas uma pessoa ter acesso, serve para os Administradores gerenciar noticias, ver informações, entre outras coisas, isso depende muito da criatividade e disposição de quem está fazendo o site.
Como posso inserir códigos HTML depois que as condições forem aceitas?
Fácil! Apenas depois do CHAVE “{“ feche o código PHP “?>” e insira seu código HTML aqui (Mas lembre-se, Depois que seu código em HTML acabar abra o código PHP para que a condição continue seu processo ou o sua pagina irá conter vários erros) Exemplo:
- Spoiler:
if($_SESSION['logado'] ==1)
{
echo "<h1> Você está Logado </h1>";
?>
<!-- Apartir daqui eu já posso inserir código HTML, Pôs isso é um Comentário que só o HTML consegue Ler -->
<?php // IREI ABRI NOVAMENTE O CODIGO PHP PARA QUE ELE CONTINUE PROCESSANDO A CONDIÇÃO
}
?>
Antes de me criticarem! Deixo claro desde já que não importa o que digam, esse é meu modo de ensinar, esse é meu modo que acho que as pessoas irão aprender, esse é o modo que eu uso, esse é o modo que aprendi e continuo fazendo, e quem conhece meu trabalho sabe que tenho total conhecimento no que faço, e talvez vocês não irá achar em lugar nenhum um tutorial desse jeito, pôs levei 2 hrs fazendo comentários, para que as pessoas saibam aonde elas estão mexendo, e tenha noção do que acontece !
Abraço aos Amigos:
Marlos Gama (Me ajuda com muitas coisas)
Hugo Freitas (Meu manow de lezeiras AsuhausaushUAHUSHUa)
Créditos:
Nietore
Abraço a Todos, peço desculpas pelos erros de português, é que eu vi uma mensagem que dizia assim: “Se o computador atrapalha seus estudos, pare de estudar!” Ai eu segui essa dica
Não irei postar nenhuma Demo porquê você não vai aprender se não ler!
Última edição por Nietore em Qua Nov 02, 2011 2:27 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Bem Lembrado Juton, é que quando fui postar a primeira vez os codigos HTML da pagina estavam Ativados, ai ele gerou esse Erro, mas ja concertei!)
O unico problema que eu tive vou no config.php na $login e $senha que as suas aspas num tavam fucionando! Pois deu um CTRL+V e CTRL+C pra dps estudar. Ai quando puis as aspas daki do PC fucionou!
Juton- Experiente
Créditos : 129
Re: [TUTORIAL]Fazendo um Sistema de Login para Sites
Fiz esse tutorial a pedido do "Oh Rly" não sei o nome dele aque da Aldeia mas no msn ele se indentifica como "Oh Rly" , breve "Talvez" farei um tutorial ensinando como fazer Sistema de Cadastro, e Login com Banco de Dados.
abraços
ops: +1 creed (dessa vez mereceu)
OBS: seria um pouco mais interessante voce postar com consulta em tabela sql
atravez do:
(pode estar errada a sintaxe do select pois nao lembro direito)
abraços²
abraços
ops: +1 creed (dessa vez mereceu)
OBS: seria um pouco mais interessante voce postar com consulta em tabela sql
atravez do:
- Código:
Select tabela_login from banco_de_dados
(pode estar errada a sintaxe do select pois nao lembro direito)
abraços²
Nanzin- Membro de Honra
Créditos : 252
Re: [TUTORIAL]Fazendo um Sistema de Login para Sites
Já estou fazendo um tutorial, ensinando a criar pagina de Cadastro e Login usando Banco de Dados! amanhã ou talvez bem mas tarde de hoje, já estará disponível!
Nanzin- Membro de Honra
Créditos : 252