por LeonM² Sex Fev 02, 2018 10:10 am
RPG Maker foi a porta de muitos para o universo de desenvolvimento.
Apesar da engine não ser tão poderosa ou versátil, ainda há pessoas que buscam usar ela.
E com o aumento de engines mais poderosas e versáteis para desenvolvimento de jogos amadores, incluindo acesso a engines que gigantes da industria já utilizaram, o RPG Maker foi meio que perdendo seus espaço entre desenvolvedores amadores, e os trashware que fazem com ele só pioram sua reputação.
Então as comunidades foram evoluindo, elas passaram de comunidades de RPG Maker para comunidades de desenvolvimento.
A Aldeia quase sempre foi focada desde o começo em engines voltadas para jogos de mmorpg, em sua maioria nos Netplays feitos pelo Val, porém desde o começo, pelo menos desde quando comecei a acessar, já havia suporte para Eclipse Origins e derivados, estes dois se tornaram os pilares da Aldeia basicamente, e com o tempo fomos adotando outras engines, apesar do movimento nelas não ser tão alto.
A Centro é a mais voltada para RPG Maker ativa no Brasil atualmente pelo que me lembre.
A Condado foi muito focada no RPG Maker antigamente, mas hoje em dia já se tornou mais aberta a outras engines, entretanto RPG Maker ainda é um dos maiores ativos da comunidade.(Falo por minhas lembranças, eu nunca fui muito ativo lá)
Até mesmo a RPG Maker Central, forum gringo, está com áreas para outras engines.
Basicamente eu não vejo isto como o declinio do RPG Maker nem nada assim, mesmo as comunidades se abrindo para outros motores, o RPG Maker continua sendo o maior ativo da maioria delas.
Eu vejo esse movimento como uma evolução, em vez de uns simples forum para as pessoas curtirem seu hobby, estão se tornando forum para futuros desenvolvedores, ou algo assim.