A Famitsu anunciou em sua revista o novo RPG Maker que se chamará RPG Maker MV.
As notícias, informações e imagens ainda são bem poucas, por enquanto, visto que o anúncio foi feito a menos de 24 horas, e ela já promete grandes atualizações.
. Suporte para multi-plataforma: Parece que os jogos poderão ser exportados para dispositivos móveis, além de PC e MAC.
Batalhas laterais inclusas: Parece que a nova engine vai usar um estilo de batalha como padrão que é bem usada pelos makers.
Suporte para controles de toque e de mouse: Parece que ele poderá ser usado em dispositivos moveis, como tablet ou celular. Não se sabe ao certo qual.
Grande aumento no limite dos itens do database: Parece que o Banco de Dados vai ter capacidade para muitas Habilidades, itens, personagens, armas, armaduras e etc.
Mapas automaticamente com três layers: Parece que uma das utilidades do RPG Maker XP que é muito boa ( para mim ) para mapeamento vai ser usada nessa nova engine.
Jogos poderão rodar em alta resolução: Não sei ao certo sobre isso, mas parece que a resolução será melhor que 1/4 da resolução atual do RM.
Enfim, essa notícia é muito boa para muitos makers e parece que vai levantar o "astral" de muito gente para fazer jogos. A data de lançamento ainda não foi anúnciada.
Eu queria ver o mapeamento do XP voltar e parece que isso vai acontecer. O que vocês pretendem ver nessa nova engine?
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Edit: 07/08/2015
- Perguntas Frequentes:
- 1. Quando lançará o RPG Maker MV?
No final de 2015, muito provavelmente na segunda ou terceira semana de dezembro.
2. Qual será o valor do RPG Maker MV?
Ainda não sabemos.
3. O RPG Maker MV irá usar scripts como os outros?
Não. Usará plugins que serão programados em Javascript, que é diferente de Java.
4. Será possível fazer jogos para outras plataformas além de Windows PC?
Sim. Além do Windows o programa poderá ser utilizado em Mac e produzir jogos para Android, iOS e navegadores.
5. O RPG Maker MV vai estar disponível em português?
Inicialmente, não. Será lançado somente em japonês e inglês, mas como o passar do tempo pode ficar disponível em português também, como ocorreu com o VX Ace.
6. Qual resolução o RPG Maker MV suportará?
Por padrão, 816x624. Porém, poderá ser aumentada com o uso de plugins específicos.
7. Terá mesmo 3 camadas para o mapeamento como era no RPG Maker XP?
Sim. Ainda não sabemos como irá funcionar realmente, mas a existência de uma terceira camada é real, pode ser que não seja igual a como era no XP.
8. A batalha lateral já vem no RPG Maker MV?
Sim. Na aba Sistema do Banco de Dados você poderá escolher se deseja utilizar a batalha lateral ou não, simplesmente marcando uma caixinha de seleção.
9. Vai ter jeito de converter projetos desenvolvidos em outras versões do RPG Maker para editá-los no RPG Maker MV?
Provavelmente, não. Ao menos não inicialmente. O que pode acontecer é algum usuário desenvolver essa ferramente, ou a própria empresa, mas é bem difícil disso ocorrer nos primeiros meses.
10. O RPG Maker MV ainda vai precisar de um RTP?
Sim. Mas diferente das outras versões, dessa vez o RTP será instalado junto ao programa, ou seja, não são mais diretórios separados.
11. Os recursos desenvolvidos para as engines anteriores poderão ser utilizados no RPG Maker MV?
Sim. Mas não por padrão. A nova engine vem com a grade de tiles de 48x48, o que não te impede de usar os recursos "antigos", porém, vão ficar bem desconfigurados no mapa. Mas será possível modificar essa grade e colocando-a em 32x32 você poderá utilizar os recursos que já tem.
[size=13][size=13][size=13][/size][/size][/size] | Simples para uma criança, poderoso para um desenvolvedor. [size=13] [size=13] [size=13] O RPG MAKER nasceu para satisfazer o desejo de criar um RPG original sem conhecimento de programação. Quatro anos se passaram desde o lançamento do RPG MAKER anterior, o VX Ace. A paisagem dos jogos, especialmente os RPGs, mudou muito. E assim fez as necessidades de nossos usuários. Com a última versão, o RPG MAKER MV permite que os sonhos de muitos de seus fãs para se tornar realidade! RPG MAKER pode agora criar RPGs para MacOSX, Android e iPhone![/size][/size][/size] |
[size=13][size=13][size=13][/size][/size][/size] | Amostra de dados incluída. [size=13] [size=13] [size=13] Para ajudar a todos criar um jogo facilmente, nós incluímos alguns dados de exemplo que você pode usar! Temos mais de 100 exemplos de Mapas, peças do gerador de caracteres e muito mais! O RTP está agora integrado no programa para livrar os usuários de problemas.[/size][/size][/size] |
[size=13][size=13][size=13][/size][/size][/size] | JavaScript para criar jogos mais complexos. [size=13] [size=13] [size=13] RPG Maker MV utiliza a linguagem bem conhecida JavaScript, em combinação com HTML5 para exportação. Ao dominar o Javascript, você será capaz de mudar o jogo a seu gosto, de batalhas às interfaces dos menus. Este recurso é orientado para desenvolvedores experientes. Você agora tem a capacidade de controlar todas as partes do jogo. Não tem mais classes ocultas![/size][/size][/size] |
[size=13][size=13][size=13][/size][/size][/size] | Distribuição em multiplataformas [size=13] [size=13] [size=13] Agora você pode criar seus próprios jogos de RPG Maker no Macintosh. Ele será lançado ao mesmo tempo que a versão do Windows. Os usuários RPG Maker MV serão capazes de construir jogos para as seguintes plataformas: • Windows / EXE • MacOSX / APP • Android / APK • iOS / IPA • HTML 5 para os navegadores da Web[/size][/size][/size] |
[size=13][size=13][size=13][/size][/size][/size] | Suporte a mouse e touchscreen [size=13] [size=13] [size=13] Cansado de fazer todas as ações através do teclado? Agora você pode jogar o seu RPG com o dedo em dispositivos sensíveis ao toque, e mouse nos computadores.[/size][/size][/size] |
[size=13][size=13][size=13][/size][/size][/size] | Banco de dados maior [size=13] [size=13] [size=13] RPG Maker MV apresenta um Banco de Dados maior e Suporte para o dobro de itens como VX Ace para um total de 2000![/size][/size][/size] |
[size=13][size=13][size=13][/size][/size][/size] | Modos de sistema de batalha [size=13] [size=13] [size=13] Com um click em uma caixa de seleção, você pode alternar entre o modo de exibição clássico frontal de batalha para a visão lateral.[/size][/size][/size] |
[size=13][size=13][size=13][/size][/size][/size] | Três camadas para mapeamento [size=13] [size=13] [size=13] RPG Maker MV volta com as três camadas para mapeamento que existia no RPG Maker Xp. Uma camada superior automatizada facilita para criar e editar mapas![/size][/size][/size] |
[size=13][size=13][size=13][/size][/size][/size] | Resoluções de tela maiores [size=13] [size=13] [size=13] A resolução da tela RPG Maker anterior era 544x416 pixels. Resolução de tela RPG Maker do MV é agora 816x624 pixels. O tamanho de todos os elementos gráficos (incluindo animações) são agora 1,5 vezes maiores que nas versões anteriores do RPG Maker. Por exemplo, os caracteres usados para ser 32x32, e agora eles são 48x48.[/size][/size][/size] |
[size=13][size=13][size=13][/size][/size][/size] | Introdução ao gerenciador de plugins [size=13] [size=13] [size=13] Ao adicionar arquivos js na pasta plug-in do projeto, você será capaz de selecionar o plug-in no Gerenciador de Plugins. Você pode ver detalhes de script, parâmetros de script ea capacidade de defini-lo ON e OFF. Usando o gerenciador de plugin será muito mais fácil controlar os scripts, comparado ao formato antigo. Permitindo o mínimo de interferência do usuário para evitar erros e facilmente aplicar os scripts do que nas versões anteriores.[/size][/size][/size] |
[size=13][size=13][size=13][/size][/size][/size] | Pesquisador de eventos [size=13] [size=13] [size=13] Uma das funções perdidas de RPG Maker 2003, a função de Buscar Evento está de volta! Quanto maior for o seu jogo fica, mais Variáveis, Interruptores e Eventos que você vai usar. Ele rapidamente se torna mais difícil de gerir e encontrar parâmetros específicos. Usando a ferramenta de pesquisa do Evento irá permitir-lhe poupar tempo e ver rapidamente todas as instâncias de uma determinada variável ou mudar![/size][/size][/size] |
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Isso pra mim foi perfeito, só não gostei dos tiles 48x48 e da linguagem ser javascript. Os meses que eu estudei ruby foram jogados fora. Enfim, esse é meu ponto de vista. Mas gostei, pode ser um avanço para muitos makers.
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Edit: 17/08/2015
A Archeia confirmou as dimensões padrões dos recursos, que são as seguintes:
Battlebacks: 1000x740
Tiles: 48x48
Icones: 32x32
Faces: 144x144
Caracteres: 48x48
Battlers: 64x64
Ballões: 48x48
Windowskin: 192x192
Última edição por Rayner em Seg Ago 17, 2015 3:50 pm, editado 2 vez(es)