- INTRODUÇÃO
Quase sempre, recebo essa pergunta de outros makers: "Meu jogo está bom?"
Primeiramente, não existe uma resposta certa. Bom, pelo menos aos jogos ainda não lançados. Afinal, você mostrar um screenshot de um mapa com alguns gráficos, não mostra nada do seu jogo, mostra a aparência dele.
Mas vamos parar para pensar:
Você está desenvolvendo o seu jogo.. Somente VOCÊ (e sua equipe, caso tenha uma) possuem acesso ao jogo, como os outros poderão avaliar sem ter jogado?
Pois bem, nisso venho apresentar a vocês o Game Design, o que pode parecer uma coisa básica, mas na verdade, muitos nunca ouviram nem falar nisto.
Ué, mas Game Design não é o designer do jogo?
Na verdade, sim. Mas não é o designer que faz gráficos não, e sim o que cria de fato o jogo.
Então, com tudo isso, quem deve avaliar o jogo?
Sim meu amigo, você mesmo, sua equipe.
- O QUE UM JOGO PRECISA?
Se você não entendeu o que foi dito acima, sobre você mesmo avaliar o seu jogo, agora irá ver que tudo é muito simples.
Divida seu jogo em setores, e avalie cada um individualmente.
Não entendeu? Aqui está a sua salvação:
- Spoiler:
Essa imagem é conhecida como Flor Fundamental para a criação de jogos.
Você pode observar que existem dois tons de cor, um roxo e um rosa fraco.
A parte roxa, deve ser a mais visível pelo jogador do seu jogo. Ela consiste na Estética e no Enredo do jogo.
A parte rosa fraco, deve ser a menos visível pelo jogador do seu jogo. Ela consiste na Mecânica e na Tecnologia do jogo.
Explicações:
- Estética: "Sim, a maioria dos jogos tem seus gráficos relacionados a época, mas a questão é que o bom artista é o que consegue fazer um bom trabalho seguindo as limitações que tem."
Pois bem, a estética de um jogo liga toda a parte gráfica/visual/sensitiva. Nisso, se enquadram os sons, as animações, as HUDS, tudo mesmo. Um bom jogo, passa a sensação ao jogador, de que ele está naquela situação, de que ele está realmente dentro do jogo. Pare e veja, seu jogo está inovador? Seu jogo está diferente? Os gráficos estão agradáveis?
- Enredo: Eventos e características "reais" do mundo criado. É tudo o que o jogador pode ou não fazer. Depende muito do estilo de jogo, alguns preferem contar uma história e obrigar o jogador a segui-la, outros preferem deixá-lo aberto e fazer o que bem entender. Nesse caso, entramos muito na discussão de jogos online ou offlines. Mas lembre-se: Quando você quer contar uma história dentro do jogo, ela será totalmente ligada ao enredo, mas ela NÃO SERÁ o enredo. Nisso, deve-se colocar na cabeça que a estética poderá ajudar, porém não será totalmente isso.
- Mecânica: Procedimentos. A mecânica mostra os objetivos do jogo, como o jogador pode começar sua jornada e chegar ao objetivo central, seja ele qual for. Ao desenvolver a mecânica, você deve adaptar a estética que irá imergir e o enredo, de forma que dê o sentido ao que está acontecendo.
- Tecnologia: Infra-estrutura e ferramentas. Não se refere a uma 'alta-tecnologia atual', mas sim aos meios e utilitários que você utilizou para a produção do jogo. Seja a engine, um lápis e um papel, um holofote, um cavalo, dois barcos, não interessa, você deve ter o pensamento que a sua tecnologia poderá lhe mostrar o que é possível, e o que não é possível.
- GAME DESIGN COM JOGOS 2D OU 3D.
Isso não interessa. Seu jogo pode estar sendo feito em uma engine profissional 3D quanto em uma amadora 2D, nada irá fazer diferença. Falamos no sentido do Game Design, e não na dificuldade de criação. Você deve botar na cabeça que um jogo 2D pode superar um 3D sem nenhum problema.
Não é surpresa para ninguém, diversos jogos hoje em dia vem demonstrando que não é preciso uma engine avançada para se criar um jogo bom, como por exemplo, aqui:
SpeedRunners. Um jogo em plataforma 2D que demonstrou que não é preciso muito para criar algo divertido de se jogar. Virou uma febre na comunidade de jogos Steam, na qual obteve ótimos lucros com o game.
- Spoiler:
Jogos revolucionários em 3D, lidando com o Game Design, vem ganhando espaço entre os jogos. Life is Feudal: Your Own. Jogo recém lançado pela mesma comunidade, já atingiu recordes de vendas no primeiro mês, por se tratar de um jogo que explora tudo o que tem direito de jogabilidade. Simplesmente, é um jogo incomparável.
- Spoiler:
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Aqui chega o fim deste artigo. Realmente, quem prestou atenção, retirou alguma coisa que irá mudar o rumo do seu jogo ou do seu modo de pensar.
Espero que tenham gostado, e espero mais ainda que consigam melhorar seus projetos!
Um abraço,
Satheios.
- BIBLIOGRAFIA
WWW.GAMESTORMING.COM.BR