Verificar obstáculos - Prever ID-de-Terreno
Dando continuidade aquele sistema de Pathfinding que eu criei, resolvi seguir uma tutorial que o GabrielM. me passou:
http://www.policyalmanac.org/games/aStarTutorial_port.htm
O RMXP diferente do Rm2k/2k3 não analisa a id de terreno por coordenadas e sim por eventos eu tive que simular, devido a isto não funcionará no RMVX e ACE sem parâmetros de RGSS pelo comando Script.
Para que funcionasse igual ao Rm2k eu criei 4 eventos que retornam as suas IDs de terreno e como esses estão sempre colados ao personagem ou evento NPC desejado por você (o sistema é configurável) ele simula como se as IDs fossem do jogador.
A teoria é a mesma usada neste sistema:
http://tanatosmaker.forumeiros.com/t95-xp-pular-obstaculos-de-tilesets
Para definir de qual evento alvo vai pegar as IDs de terreno basta alterar as duas variaveis X-Alvo e Y-Alvo.
Como o sistema é simulado, todo o bloqueio deve ser configurado como ID de terreno 1, como na imagem abaixo:
Clique aqui para visualizar caso não apareça
Este mesmo sistema pode ser usado para criar sistemas de plataforma inteligente, como no jogo MegaMan-X em que o personagem ao cair e mover para uma parede ele consegue ir escorregando devagar:
http://tanatosmaker.forumeiros.com/t47-xp-plataforma-tipo-supermario-v11
Mas o foco deste método é criar um sistema de Pathfinding mais "inteligente" ou finder (sei lá como vocês sabichões chamam isso).
Download:
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Precisa colocar a DLL RGSS103J ou semelhante dentro da pasta da DEMO.