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[RESOLVIDO][Pedido] Script para NPC
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Aldeia RPG :: RPG Maker :: Rpg Maker XP :: Dúvidas e pedidos
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[RESOLVIDO][Pedido] Script para NPC
galera e o seguinte fiz um sistema de de profissão para meu jogo online
no NPC!
e queria saber se alguém ai sabe da existência ou tenha algum script que mostre um ícone
na tela??
por exemplo:
se o player adquirir a profissão de lenhador aparecer o ícone
na tela para ficar mais ou menos assim:
no NPC!
e queria saber se alguém ai sabe da existência ou tenha algum script que mostre um ícone
na tela??
por exemplo:
se o player adquirir a profissão de lenhador aparecer o ícone
na tela para ficar mais ou menos assim:
- Spoiler:
Última edição por The Crow em Sáb Mar 01, 2014 10:34 pm, editado 1 vez(es)
Akio- Membro Ativo
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Re: [RESOLVIDO][Pedido] Script para NPC
por evento é só fazer um evento comum ativado por uma switch e colocar a condição de classe ou profissão no seu caso, a profissão, voce diz que uma variavel e faz caso a variavel lenhador on, adicionar imagem!
thiagus- Semi-Experiente
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Re: [RESOLVIDO][Pedido] Script para NPC
Bem, cara da para fazer pelos 2, por Script deve ser um tanto mais Fácil.
Em Script, você pode colocar uma imagem na tela igual é com a HUD, assim fica até mais fácil xD
E dai você simplesmente cria uma Variável que servirá de ID para as Profissões. Ex: Variável Profissão = 1 ( Ou seja Ferreiro ), assim é um tanto mais simples, e no Script você pode Colocar If , e tauz para assim perguntar no caso a Profissão.
Ex:
Assim até fica mais simples.
já por Eventos você teria, que colocar 1 Gráfico na tela, e eu acho que chamar o mesmo em todos os Mapas, isso daria um pouco de Lag eu acho.
Espero ter Ajudado.
@Edit: Tentando fazer o Script, para você...
Em Script, você pode colocar uma imagem na tela igual é com a HUD, assim fica até mais fácil xD
E dai você simplesmente cria uma Variável que servirá de ID para as Profissões. Ex: Variável Profissão = 1 ( Ou seja Ferreiro ), assim é um tanto mais simples, e no Script você pode Colocar If , e tauz para assim perguntar no caso a Profissão.
Ex:
- Código:
if $game_variables[1] = 1
" O que você quer que aconteça "
elsif $game_variables[1] = 2
...
Assim até fica mais simples.
já por Eventos você teria, que colocar 1 Gráfico na tela, e eu acho que chamar o mesmo em todos os Mapas, isso daria um pouco de Lag eu acho.
Espero ter Ajudado.
@Edit: Tentando fazer o Script, para você...
『 』- Iniciante
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Re: [RESOLVIDO][Pedido] Script para NPC
É possível fazer tanto por eventos quanto por scripts, como os amigos falaram acima. Só que por scripts seria melhor por evitaria bugs ou coisas do tipo, para o pessoal que não sabe muito de eventos.
Pelo meio de script, seria fácil e editável.
Se o amigo acima não fizer, eu faço para você.
Abraços!
Pelo meio de script, seria fácil e editável.
Se o amigo acima não fizer, eu faço para você.
Abraços!
_________________
Ninguém pode ser perfeito, mas todos podem ser melhores.
Satheios- Aldeia Friend
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Re: [RESOLVIDO][Pedido] Script para NPC
galera que puder fazer pra mim eu agradeço muito!
pois eu preciso muito desse script!
fiz o sistema em eventos e talz mas...
como foi dito acima vai dar muito lag se eu tiver que chamar um evento em cada mapa :\
pois eu preciso muito desse script!
fiz o sistema em eventos e talz mas...
como foi dito acima vai dar muito lag se eu tiver que chamar um evento em cada mapa :\
Akio- Membro Ativo
- Mensagens : 353
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Ficha do personagem
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Re: [RESOLVIDO][Pedido] Script para NPC
Bem, cara terminei o Script e acho que não tem muitos Bugs. Qualquer 1 que tiver Reporta por MP,
Infelizmente não consegui colocar 1 Module então teria que criar, 1 elsif para cara Profissão.
Criei 2 de Exemplo lá que são Desempregado ( ID 0 ) e Ferreiro ( ID 1 ) Usei a Variável 2 para salvar as IDs, se quiser editar é só explorar o Script, que você encontra
Fiz no NPMV4 então não tenho certeza se funcionará perfeitamente, no NPC.
@Edit: Esquecendo de Falar, coloquei um Auto Update no Script assim, quando a profissão Mudar irá atualizar, automaticamente a Imagem.
Infelizmente não consegui colocar 1 Module então teria que criar, 1 elsif para cara Profissão.
Criei 2 de Exemplo lá que são Desempregado ( ID 0 ) e Ferreiro ( ID 1 ) Usei a Variável 2 para salvar as IDs, se quiser editar é só explorar o Script, que você encontra
- Imagem:
- Código:
#===============================================================#
# ** Criado By: LupansG #
# Pedido por The Crow #
#===============================================================#
# Profissão no Canto da tela #
#===============================================================#
# Cria uma Imagem/Texto da Profissão no Canto Superior da Tela #
# #
# Editação: Verefique á Linha 37 #
#===============================================================#
class Prof < RPG::Sprite
def initialize
super()
self.bitmap = bitmap = Bitmap.new(180,98)
self.x = 525
self.y = 45
self.z = 999
refresh
end
def update
super
refresh if something_changed?
end
def refresh
@old_prof = $game_variables[2]
self.bitmap.clear
if $game_variables[2] == 0 # Desempregado
prof0 = RPG::Cache.picture("prof1") # Nome da Imagem que fica na pasta Picture
prof1 = prof0.width
prof2 = prof0.height
prof3 = Rect.new(0,0,prof1, prof2)
self.bitmap.blt(0,0,prof0,prof3)
# Para adicionar Mais Profissões adicione um elsif, Ex:
# elsif $game_variables[2] == 1
# Ex2:
elsif $game_variables[2] == 1 # Ferreiro
prof0 = RPG::Cache.picture("prof2") # Nome da Imagem que fica na Pasta Picture
prof1 = prof0.width
prof2 = prof0.height
prof3 = Rect.new(0,0,prof1, prof2)
self.bitmap.blt(0,0,prof0,prof3)
end
end
def something_changed?
return true if @old_prof != $game_variables[2]
end
end
class Scene_Map
alias prof_main main
def main
@Prof = Prof.new
prof_main
@Prof.dispose
end
alias prof_update update
def update
prof_update
@Prof.refresh if @Prof.something_changed?
end
end
Fiz no NPMV4 então não tenho certeza se funcionará perfeitamente, no NPC.
@Edit: Esquecendo de Falar, coloquei um Auto Update no Script assim, quando a profissão Mudar irá atualizar, automaticamente a Imagem.
Última edição por LupansG em Sáb Mar 01, 2014 11:36 pm, editado 1 vez(es)
『 』- Iniciante
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Re: [RESOLVIDO][Pedido] Script para NPC
o script tah muito bem obg cara :3
@edit:
cara não sei se fiz algo de errado mas quando o player pega o item que lhe da a profissão
a imagem não altera :3
- Spoiler:
- +1 cred pra tu
@edit:
cara não sei se fiz algo de errado mas quando o player pega o item que lhe da a profissão
a imagem não altera :3
- script:
- Código:
#===============================================================#
# ** Criado By: LupansG #
# Pedido por The Crow #
#===============================================================#
# Profissão no Canto da tela #
#===============================================================#
# Cria uma Imagem/Texto da Profissão no Canto Superior da Tela #
# #
# Editação: Verefique á Linha 37 #
#===============================================================#
class Prof < RPG::Sprite
def initialize
super()
self.bitmap = bitmap = Bitmap.new(180,98)
self.x = 525
self.y = 45
self.z = 999
refresh
end
def update
super
refresh if something_changed?
end
def refresh
@old_prof = $game_variables[2]
self.bitmap.clear
if $game_variables[2] == 0 # Desempregado
prof0 = RPG::Cache.picture("prof1") # Nome da Imagem que fica na pasta Picture
prof1 = prof0.width
prof2 = prof0.height
prof3 = Rect.new(0,0,prof1, prof2)
self.bitmap.blt(0,0,prof0,prof3)
# Para adicionar Mais Profissões adicione um elsif, Ex:
# elsif $game_variables[2] == 1
# Ex2:
elsif $game_variables[2] == 30 # Ferreiro
prof0 = RPG::Cache.picture("ferreiro") # Nome da Imagem que fica na Pasta Picture
prof1 = prof0.width
prof2 = prof0.height
prof3 = Rect.new(0,0,prof1, prof2)
self.bitmap.blt(0,0,prof0,prof3)
elsif $game_variables[2] == 31 # lenhador
prof0 = RPG::Cache.picture("lenhador") # Nome da Imagem que fica na Pasta Picture
prof1 = prof0.width
prof2 = prof0.height
prof3 = Rect.new(0,0,prof1, prof2)
self.bitmap.blt(0,0,prof0,prof3)
end
end
def something_changed?
return true if @old_prof != $game_variables[2]
end
end
class Scene_Map
alias prof_main main
def main
@Prof = Prof.new
prof_main
@Prof.dispose
end
alias prof_update update
def update
prof_update
@Prof.refresh if @Prof.something_changed?
end
end
- imagem:
Akio- Membro Ativo
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Ficha do personagem
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(0/0)
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(30/30)
Re: [RESOLVIDO][Pedido] Script para NPC
The Crow escreveu:o script tah muito bem obg cara :3
- Spoiler:
+1 cred pra tu
@edit:
cara não sei se fiz algo de errado mas quando o player pega o item que lhe da a profissão
a imagem não altera :3
- script:
- Código:
#===============================================================#
# ** Criado By: LupansG #
# Pedido por The Crow #
#===============================================================#
# Profissão no Canto da tela #
#===============================================================#
# Cria uma Imagem/Texto da Profissão no Canto Superior da Tela #
# #
# Editação: Verefique á Linha 37 #
#===============================================================#
class Prof < RPG::Sprite
def initialize
super()
self.bitmap = bitmap = Bitmap.new(180,98)
self.x = 525
self.y = 45
self.z = 999
refresh
end
def update
super
refresh if something_changed?
end
def refresh
@old_prof = $game_variables[2]
self.bitmap.clear
if $game_variables[2] == 0 # Desempregado
prof0 = RPG::Cache.picture("prof1") # Nome da Imagem que fica na pasta Picture
prof1 = prof0.width
prof2 = prof0.height
prof3 = Rect.new(0,0,prof1, prof2)
self.bitmap.blt(0,0,prof0,prof3)
# Para adicionar Mais Profissões adicione um elsif, Ex:
# elsif $game_variables[2] == 1
# Ex2:
elsif $game_variables[2] == 30 # Ferreiro
prof0 = RPG::Cache.picture("ferreiro") # Nome da Imagem que fica na Pasta Picture
prof1 = prof0.width
prof2 = prof0.height
prof3 = Rect.new(0,0,prof1, prof2)
self.bitmap.blt(0,0,prof0,prof3)
elsif $game_variables[2] == 31 # lenhador
prof0 = RPG::Cache.picture("lenhador") # Nome da Imagem que fica na Pasta Picture
prof1 = prof0.width
prof2 = prof0.height
prof3 = Rect.new(0,0,prof1, prof2)
self.bitmap.blt(0,0,prof0,prof3)
end
end
def something_changed?
return true if @old_prof != $game_variables[2]
end
end
class Scene_Map
alias prof_main main
def main
@Prof = Prof.new
prof_main
@Prof.dispose
end
alias prof_update update
def update
prof_update
@Prof.refresh if @Prof.something_changed?
end
end
- imagem:
Cara me manda um Print do Evento Comum do Item , porque ele precisa editar o Valor da Variável 2 para o Valor no caso... Vou ver aqui dai Edito
@Edit: Bug Corrigido, certamente não era beeem um BUG, ou sla pq eu testei aqui e deu Certo, porem eu utilizei o que você me passou e não deu
Cara se você quiser eu adiciono Livremente todas as Profissões aqui xD
- Codigo:
- Código:
#===============================================================#
# ** Criado By: LupansG #
# Pedido por The Crow #
#===============================================================#
# Profissão no Canto da tela #
#===============================================================#
# Cria uma Imagem/Texto da Profissão no Canto Superior da Tela #
# #
# Editação: Verefique á Linha 37 #
#===============================================================#
class Prof < RPG::Sprite
def initialize
super()
self.bitmap = bitmap = Bitmap.new(180,98)
self.x = 525
self.y = 45
self.z = 999
refresh
end
def update
super
refresh if something_changed?
end
def refresh
@old_prof = $game_variables[2]
self.bitmap.clear
if $game_variables[2] == 0 # Desempregado
prof0 = RPG::Cache.picture("prof1")
prof1 = prof0.width
prof2 = prof0.height
prof3 = Rect.new(0,0,prof1, prof2)
self.bitmap.blt(0,0,prof0,prof3)
# Para adicionar Mais Profissões adicione um elsif, Ex:
# elsif $game_variables[2] == 1
# Ex2:
elsif $game_variables[2] == 1 # Ferreiro
prof0 = RPG::Cache.picture("ferreiro")
prof1 = prof0.width
prof2 = prof0.height
prof3 = Rect.new(0,0,prof1, prof2)
self.bitmap.blt(0,0,prof0,prof3)
elsif $game_variables[2] == 2 # Lenhador
prof0 = RPG::Cache.picture("lenhador")
prof1 = prof0.width
prof2 = prof0.height
prof3 = Rect.new(0,0,prof1, prof2)
self.bitmap.blt(0,0,prof0,prof3)
end
end
def something_changed?
return true if @old_prof != $game_variables[2]
end
end
class Scene_Map
alias prof_main main
def main
@Prof = Prof.new
prof_main
@Prof.dispose
end
alias prof_update update
def update
prof_update
@Prof.refresh if @Prof.something_changed?
end
end
OBS: Troquei a ID do Lenhador para 2 já que a mesma estava no 31 xD
Cara configurando o Item é assim ó:
- Config:
Coloque o Evento Comum Desejado no Caso meu serio o 001: Diploma que edita permissões para Ferreiro
No Evento Comum Criaremos Está linha, indo em Inserir > Menu 1 > Opções de Variável.
Lá Editaremos a Variável deixando ela assim:
Individual = ID da variável ( No caso é 0002 )
Substituir = Isto Deve estar marcado.
Constante = Deve ser selecionado, e logo após aonde está '1' Deve ser colocado a "ID" da Profissão
Abraços, Qualquer coisa avisa....
『 』- Iniciante
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Re: [RESOLVIDO][Pedido] Script para NPC
Ideal tbm é vc bloquear o item pra venda.
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Re: [RESOLVIDO][Pedido] Script para NPC
tranquem o topico pf
Akio- Membro Ativo
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