Isto é uma pré-visualização de um tema em Hitskin.com
Instalar o tema • Voltar para a ficha do tema
[Script]Menu de Opções
+2
GallighanMaker
Singelinho
6 participantes
Aldeia RPG :: RPG Maker :: Rpg Maker XP :: Netplays :: Scripts para netplays
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
[Script]Menu de Opções
Primeiro de tudo, quero informar que sou iniciante ainda em ruby(RGSS) mais esta script eu fiz com carinho e tentei por uns códigos que muitos membros podem querer utiliza-los. Prosseguindo... a script é simples, podem melhora-las como quiser, qualquer erro peço que os relate aqui. Ela é um menu com botão, que possuem funções bem legais, como por exemplo: "Sair do Jogo", "Selecionar Boneco", "Tutorial do Jogo", "Configurações" e "Ajuda".
Descrição de tudo:
Sair do Jogo -> Nome diz tudo, salva o jogo e saiSelecionar Boneco -> Volta para a seleção de personagemTutorial do Jogo -> Teletransporta usuário para um mapa, coordenadas especifica.Configurações -> Abre uma janela, para ativar e desativar musica/sonsAjuda -> Abre um sprite informando tudo na tela
- Será adicionado mais coisas -
- Spoiler:
- Screens:OBS: Foi adicionado outra check_box > "Sons"New
- Download de tudo que vamos utilizar:
- Se quiser utilizar uma demo:(Seria melhor você próprio instalar)
Bem vamos lá !! Crie uma script nova e nela adicione:
- Código:
#================================================================
#|Autor: Singelinho| Menu de Opções =
#================================================================
# Version: 1.4 =
# Menu simples, com diversas funções. =
#================================================================
class Opções < Window_Base
def initialize
super(254,154,160,160)
self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
self.back_opacity = 200
self.z = 50000
self.visible = false
self.active = false
@dragable = false
@closable = true
#Sprites
@sprite = Sprite.new
@sprite.bitmap = (RPG::Cache.picture("Ajuda"))
@sprite.visible = false
#Widgets
@button1 = Button.new(self, 35, 25, "Sair do Jogo") {click1}
@button2 = Button.new(self, 20, 50, "Selecionar Boneco") {click2}
@button3 = Button.new(self, 26, 75, "Tutorial do Jogo") {click3}
@button4 = Button.new(self, 30, 98, "Configurações") {click4}
@button5 = Button.new(self, 53, 120, "Ajuda") {click5}
end
#======= Métodos =======
def click1
autosave
Network::Main.close_socket
exit
end
def click2
$scene = Scene_Title.new
end
def click3
$scene.TutorialG.visible = true
$scene.TutorialG.active = true
end
def click4
$scene.Configurações.visible = true
$scene.Configurações.active = true
end
def click5
@sprite.visible = !@sprite.visible
end
#======================
#======================
def show
self.visible = true
refresh
end
def hide
self.visible = false
self.active = false
end
#=======================
end
class Scene_Map
attr_accessor('Opções')
alias cal main_draw
def main_draw
cal
@Opções = Opções.new
end
alias cali update
def update
cali
@Opções.update
#Input para abrir e fecha menu, neste caso é Esc
if Input.triggerd?(Input::Esc)
if @Opções.visible
@Opções.visible = false
else
@Opções.visible = true
end
end
end
end
Após criar a script "opções", crie outra e adicione:
- Código:
#================================================================
#|Autor: Singelinho| Menu de Teletransporte Tutu =
#================================================================
# Version: 1.0 =
# Para alterar o mapa e as cordenadas Linha -> 31, 34, 35, 36 =
#================================================================
class TutorialG < Window_Base
def initialize
super(423,154,179,85)
self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
self.back_opacity = 200
self.z = 50000
self.visible = false
self.active = false
@dragable = false
@closable = true
#Widgets
@button1 = Button.new(self, 35, 50, "Sim") {click1}
@button2 = Button.new(self, 90, 50, "Não") {click2}
refresh
end
#======= Métodos ======
def refresh
@txt1 = self.contents.draw_text(0, 0, 480-32, 32, "Deseja mesmo ir ao tutorial?")
end
def click1
#Teletransporta para tal mapa e tal coordenadas (ID, X, Y)
if $game_temp.player_new_map_id == $game_temp.player_new_map_id = 1
p 'Você já esta no mapa'
else
$game_temp.player_new_map_id = 1
$game_temp.player_new_x = 12
$game_temp.player_new_y = 12
$game_temp.player_transferring = true
$game_map.update
$scene = Scene_Map.new
Network::Main.send_start
$game_temp.chat_log.push("Sistema: Bem Vindo ao tutorial, que seja bem útil.")
end
end
def click2
self.close
end
#======================
end
class Scene_Map
attr_accessor('TutorialG')
alias edca main_draw
def main_draw
edca
@TutorialG = TutorialG.new
end
alias edup update
def update
edup
@TutorialG.update
#Fechar com ESC
if Input.triggerd?(Input::Esc)
if @TutorialG.visible
@TutorialG.visible = false
end
end
end
end
Ultima > Tendo criada as duas acima, adicione mais uma script e nela ponha isto:
- Código:
#================================================================
#|Autor: Singelinho| Menu de Configurações do Jogo =
#================================================================
# Version: 1.0 =
#================================================================
class Configurações < Window_Base
def initialize
super(70,154,179,130)
self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
self.back_opacity = 200
self.z = 50000
self.visible = false
self.active = false
@dragable = false
@closable = true
#Widgets
@button1 = Button.new(self, 35, 93, "Aplicar") {click1}
@button2 = Button.new(self, 100, 93, "Fechar") {click2}
@check1 = Check_Box.new(self, 30, 45)
@check2 = Check_Box.new(self, 30, 65)
refresh
end
#======= Métodos ======
def refresh
@txt1 = self.contents.draw_text(0, 0, 480-32, 32, "Menu de Configurações")
@txt2 = self.contents.draw_text(40, 20, 480-32, 32, "Musica")
@txt3 = self.contents.draw_text(40, 40, 480-32, 32, "Sons")
end
def click1
if @check1.checked
Audio.bgm_play("Audio/BGM/Base1")
$game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (ON)")
else
Audio.bgm_stop
$game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (OFF)")
end
if @check2.checked
Audio.bgm_play("Audio/BGM/Base2")
else
Audio.bgm_stop
$game_temp.chat_log.push("Sistema: Son desativado")
end
end
def click2
self.close
end
#======================
end
class Scene_Map
attr_accessor('Configurações')
alias edc main_draw
def main_draw
edc
@Configurações = Configurações.new
end
alias edu update
def update
edu
@Configurações.update
#Fechar com ESC
if Input.triggerd?(Input::Esc)
if @Configurações.visible
@Configurações.visible = false
end
end
end
end
Pronto o sistema foi devidamente instalado !!
Qualquer bug, error, alguma coisa que seria legal de por... Podem falar, quero que esta script vocês possam utilizar e abusar dela xD
créditos - Singelinho
Última edição por Singelinho em Sáb Fev 15, 2014 1:56 pm, editado 1 vez(es)
_________________
Singelinho- Ocasional
- Medalhas :
Mensagens : 228
Créditos : 93
Re: [Script]Menu de Opções
+1 cred mto bom o script e vou utilizar com certeza, esta evoluindo mto nessa área man! parabéns.
_________________
using C# and import Python developer || Expert in Unity Engine IDE. || 2D pixel games.
Singelinho- Ocasional
- Medalhas :
Mensagens : 228
Créditos : 93
Re: [Script]Menu de Opções
Área errada, esse script é para Netplay
Porém gostei do seu sistema vai ser útil para muitos membros que queira colocar configurações no seu projeto mas o Valentine já desenvolveu um mas o seu está 100% obrigado,
+1 crédito
Porém gostei do seu sistema vai ser útil para muitos membros que queira colocar configurações no seu projeto mas o Valentine já desenvolveu um mas o seu está 100% obrigado,
+1 crédito
Adanrox- Diva
- Mensagens : 522
Créditos : 74
Ficha do personagem
Nível: 1
Experiência:
(0/0)
Vida:
(30/30)
Re: [Script]Menu de Opções
Adanrox escreveu: Área errada, esse script é para Netplay
Porém gostei do seu sistema vai ser útil para muitos membros que queira colocar configurações no seu projeto mas o Valentine já desenvolveu um mas o seu está 100% obrigado,
+1 crédito
Nem me liguei na área, desculpa !!
Esse menu estava fazendo uns 3 dias antes do valentine postar que estava fazendo um também.
Mas Valeu
@Att:
Correção simples:
Olha na script "configurações" eu botei as duas musicas na BGM... Muda a Base2 para "Audio/SE" e no método "click1" abaixo dele adicione:
- Código:
#Musica BGM
if @check1.checked
Audio.bgm_play("Audio/BGM/Base1")
$game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (ON)")
else
Audio.bgm_stop
$game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (OFF)")
end
#Sons SE
if @check2.checked
Audio.se_play("Audio/SE/Base2")
else
Audio.se_stop
$game_temp.chat_log.push("Sistema: Son desativado")
end
Atualização das scripts[ANTIGA]
Script TutorialG(Apaga e bota):
- Código:
#================================================================
#|Autor: Singelinho| Menu de Teletransporte Tutu =
#================================================================
# Version: 1.3 =
# Para alterar o mapa e as cordenadas Linha -> 31, 34, 35, 36 =
#================================================================
class TutorialG < Window_Base
def initialize
super(423,154,179,85)
self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
self.back_opacity = 200
self.z = 50000
self.visible = false
self.active = false
@dragable = false
@closable = true
#Widgets
@button1 = Button.new(self, 35, 50, "Sim") {click1}
@button2 = Button.new(self, 90, 50, "Não") {click2}
refresh
end
#======= Métodos ======
def refresh
@txt1 = self.contents.draw_text(0, 0, 480-32, 32, "Deseja mesmo ir ao tutorial?")
end
def click1
#Teletransporta para tal mapa e tal coordenadas (ID, X, Y)
if $game_temp.player_new_map_id == $game_temp.player_new_map_id = 1
p 'Segundo click = Você saiu do tutorial'
#Edite id, x e y para definir onde voltar
$game_temp.player_new_map_id = 2
$game_temp.player_new_x = 12
$game_temp.player_new_y = 12
$game_temp.player_transferring = true
$game_map.update
$scene = Scene_Map.new
Network::Main.send_start
$game_temp.chat_log.push("Sistema: Você saiu do tutorial.")
else
$game_temp.player_new_map_id = 1
$game_temp.player_new_x = 12
$game_temp.player_new_y = 12
$game_temp.player_transferring = true
$game_map.update
$scene = Scene_Map.new
Network::Main.send_start
$game_temp.chat_log.push("Sistema: Bem Vindo ao tutorial, que seja bem útil.")
end
end
def click2
self.close
end
#======================
end
class Scene_Map
attr_accessor('TutorialG')
alias edca main_draw
def main_draw
edca
@TutorialG = TutorialG.new
end
alias edup update
def update
edup
@TutorialG.update
#Fechar com ESC
if Input.triggerd?(Input::Esc)
if @TutorialG.visible
@TutorialG.visible = false
end
end
end
end
Altere também a script "Configurações", para esta:
- Código:
#================================================================
#|Autor: Singelinho| Menu de Configurações do Jogo =
#================================================================
# Version: 1.8 =
#================================================================
class Configurações < Window_Base
def initialize
super(70,154,179,130)
self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
self.back_opacity = 200
self.z = 50000
self.visible = false
self.active = false
@dragable = false
@closable = true
#Sprite1
@sprite1 = Sprite.new
@sprite1.bitmap = (RPG::Cache.icon("music_on"))
@sprite1.visible = false
#Sprite2
@sprite2 = Sprite.new
@sprite2.bitmap = (RPG::Cache.icon("music_off"))
@sprite2.visible = false
#Widgets
@button1 = Button.new(self, 35, 93, "Aplicar") {click1}
@button2 = Button.new(self, 100, 93, "Fechar") {click2}
@check1 = Check_Box.new(self, 30, 45)
@check2 = Check_Box.new(self, 30, 65)
refresh
end
#======= Métodos ======
def refresh
@txt1 = self.contents.draw_text(0, 0, 480-32, 32, "Menu de Configurações")
@txt2 = self.contents.draw_text(40, 20, 480-32, 32, "Musica")
@txt3 = self.contents.draw_text(40, 40, 480-32, 32, "Sons")
end
def click1
#Musica BGM
if @check1.checked
Audio.bgm_play("Audio/BGM/Base1")
$game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (ON)")
@sprite1.visible = true
@sprite2.visible = false
return @sprite1.visible = true
else
Audio.bgm_stop
$game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (OFF)")
@sprite2.visible = true
@sprite1.visible = false
return @sprite2.visible = true
end
#Sons SE
if @check2.checked
Audio.se_play("Audio/SE/Base2")
else
Audio.se_stop
$game_temp.chat_log.push("Sistema: Som não ativado")
end
end
def click2
self.close
end
#======================
end
class Scene_Map
attr_accessor('Configurações')
alias edc main_draw
def main_draw
edc
@Configurações = Configurações.new
end
alias edu update
def update
edu
@Configurações.update
#Fechar com ESC
if Input.triggerd?(Input::Esc)
if @Configurações.visible
@Configurações.visible = false
end
end
end
end
Baixe -> https://imgur.com/bwBAD0c,9eXgTk6 e joga na pasta "Graphics\Icons".
Qualquer duvida só perguntar!!
Última edição por Singelinho em Qua Fev 12, 2014 7:34 pm, editado 1 vez(es)
_________________
Singelinho- Ocasional
- Medalhas :
Mensagens : 228
Créditos : 93
Re: [Script]Menu de Opções
Singelinho Pelo que estudei aqui ta perfeito muito obrigado vai ajudar muito VlW...
_________________
[iframe src="http://seuclick.com/ad/5062207171017" style="border: none; width: 468px; height: 60px;" scrolling="no"][/iframe]
ggz
Re: [Script]Menu de Opções
Valeu galera !! são comentários assim que motiva o homem... =D
_________________
Singelinho- Ocasional
- Medalhas :
Mensagens : 228
Créditos : 93
Re: [Script]Menu de Opções
hm... parece um ótimo script cara *-* vai ajudar muita gente =p, acho que vou dar uma estuudada nele e colocar mais umas coisas
_________________
Life rpg maker, suporte para criacao de jgoos online eoffline, link do forum:(v2.0)
http://liferpgmakerv2.forumais.com/
Tópico original/Tópico de Recrutamento
Re: [Script]Menu de Opções
Samuka_Maker escreveu:hm... parece um ótimo script cara *-* vai ajudar muita gente =p, acho que vou dar uma estuudada nele e colocar mais umas coisas
Valeu a e !! tranquilinho brow...
Atualizações das Scripts
OBS: é opcional a troca das scripts, troque se quiser.
Troque sua script "configurações" por esta:
- Código:
#================================================================
#|Autor: Singelinho| Menu de Configurações do Jogo =
#================================================================
# Version: 2.0 =
#================================================================
class Configurações < Window_Base
def initialize
super(70,154,179,105)
self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
self.back_opacity = 200
self.z = 50000
self.visible = false
self.active = false
@dragable = false
@closable = false
#Sprite1
@sprite1 = Sprite.new
@sprite1.bitmap = (RPG::Cache.icon("music_on"))
@sprite1.visible = false
#Sprite2
@sprite2 = Sprite.new
@sprite2.bitmap = (RPG::Cache.icon("music_off"))
@sprite2.visible = false
#Widgets
@button1 = Button.new(self, 20, 70, "Aplicar") {click1}
@button2 = Button.new(self, 100, 70, "Fechar") {click2}
@check1 = Check_Box.new(self, 10, 45)
@button3 = Button.new(self, 85, 45, "Fulscreen") {click3}
refresh
end
#======= Métodos ======
def refresh
@txt1 = self.contents.draw_text(15, 0, 480-32, 32, "Menu de Configurações")
@txt2 = self.contents.draw_text(17, 20, 480-32, 32, "Musica")
end
def click1
#Musica BGM
if @check1.checked
Audio.bgm_play("Audio/BGM/Base1")
$game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (ON)")
@sprite1.visible = true
@sprite2.visible = false
else
Audio.bgm_stop
$game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (OFF)")
@sprite2.visible = true
@sprite1.visible = false
end
end
def click2
self.close
end
def click3
$showm = Win32API.new 'user32', 'keybd_event', %w(l l l l), ''
$showm.call(18,0,0,0)
$showm.call(13,0,0,0)
$showm.call(13,0,2,0)
$showm.call(18,0,2,0)
end
#======================
end
class Scene_Map
attr_accessor('Configurações')
alias edc main_draw
def main_draw
edc
@Configurações = Configurações.new
end
alias edu update
def update
edu
@Configurações.update
#Fechar com ESC
if Input.triggerd?(Input::Esc)
if @Configurações.visible
@Configurações.visible = false
end
end
end
end
Troque sua script "tutorial" por esta:
- Código:
#================================================================
#|Autor: Singelinho| Menu de Teletransporte Tutu =
#================================================================
# Version: 1.3 =
# Para alterar o mapa e as cordenadas Linha -> 31, 34, 35, 36 =
#================================================================
class TutorialG < Window_Base
def initialize
super(423,154,179,85)
self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
self.back_opacity = 200
self.z = 50000
self.visible = false
self.active = false
@dragable = false
@closable = true
#Widgets
@button1 = Button.new(self, 35, 50, "Sim") {click1}
@button2 = Button.new(self, 90, 50, "Não") {click2}
refresh
end
#======= Métodos ======
def refresh
@txt1 = self.contents.draw_text(0, 0, 480-32, 32, "Deseja mesmo ir ao tutorial?")
end
def click1
#Teletransporta para tal mapa e tal coordenadas (ID, X, Y)
if $game_temp.player_new_map_id == $game_temp.player_new_map_id = 1
p 'Segundo click = Você saiu do tutorial'
#Edite id, x e y para definir onde voltar
$game_temp.player_new_map_id = 2
$game_temp.player_new_x = 12
$game_temp.player_new_y = 12
$game_temp.player_transferring = true
$game_map.update
$scene = Scene_Map.new
Network::Main.send_start
$game_temp.chat_log.push("Sistema: Você saiu do tutorial.")
else
$game_temp.player_new_map_id = 1
$game_temp.player_new_x = 12
$game_temp.player_new_y = 12
$game_temp.player_transferring = true
$game_map.update
$scene = Scene_Map.new
Network::Main.send_start
$game_temp.chat_log.push("Sistema: Bem Vindo ao tutorial, que seja bem útil.")
end
end
def click2
self.close
end
#======================
end
class Scene_Map
attr_accessor('TutorialG')
alias edca main_draw
def main_draw
edca
@TutorialG = TutorialG.new
end
alias edup update
def update
edup
@TutorialG.update
#Fechar com ESC
if Input.triggerd?(Input::Esc)
if @TutorialG.visible
@TutorialG.visible = false
end
end
end
end
Download das imagens: Icons | Simples modificações a pedidos de algumas pessoas. =D
_________________
Singelinho- Ocasional
- Medalhas :
Mensagens : 228
Créditos : 93
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Movido: [Script]Menu de Opções
» [PEDIDO]Sistema de Menu de Opções
» [Script] Ocultando Menu,Hud,Hotkeys, Chat [Script]
» Ajuda com alterações de script de menu
» Ajuda com alterações de script de menu
» [PEDIDO]Sistema de Menu de Opções
» [Script] Ocultando Menu,Hud,Hotkeys, Chat [Script]
» Ajuda com alterações de script de menu
» Ajuda com alterações de script de menu
Aldeia RPG :: RPG Maker :: Rpg Maker XP :: Netplays :: Scripts para netplays
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos