Apresentação
Bem, alguns dias atrás um amigo estava procurando uma forma de definir o preço que seriá cobrado pelas armas e outros equips em seu jogo, ele chegou a encontrar um sistema parecido, porém ainda não era o que ele queria, assim me pediu ajuda nesse caso.
Assim, comecei o desenvolvimento dessa planilha em excel, na qual a partir de alguns inputs iniciais de valores base, e de stats da arma, ela te retorna um valor considerado "Justo" pelo equipamento. No momento está disponível apenas para espadas, pois preciso encontrar furos nos cálculos antes de continuar, uma vez que considero arrumar apenas 1 planilha e já fazer o resto corretamente , é sem duvida a melhor opção.
Por isso peço que testem o sistema, e digam o que acham, e o que pode melhorar
Como usar
Ao abrir a planilha você vai encontrar algumas células marcadas em azul, são elas que você deve alterar. Mas atenção, caso não entenda ao menos o básico do excel, não recomendo que modifique as formulas, pois usam travamentos, e caso você os esqueça, pode bugar toda a planilha.
Parâmetros
Os parâmetros editáveis são:
- Preço LV BASE
Esse parâmetro define preços de calculo base para diferentes leveis, em resumo, quanto maior o level requerido para se equipar a espada, maior o preço base.
- Status
Esse parâmetro ou melhor, 4 parâmetros, demonstram o quanto custa cada ponto que a arma possui de Força, Defesa, Defesa Mágica e Atributos, ou seja, se você editar o campo numérico na frente do texto "Força", você muda o valor que cada ponto de força acrescenta ao custo da arma.
- Atributos - Esse status em especial se refere a quantos atributos (fogo, água, terra, etc) a arma tem, eu não me importei em definir o preço a partir do tipo de atributo , mas sim, da quantidade de atributos que a arma possui.
- Status bônus
Aqui, é a mesma coisa do status, porém, se refere aos status que a arma concede ao herói que a usa, por exemplo ,ampliar o atk ou agilidade.
ExplicandoSe você define que Força = 50 , significa que cada ponto de força da arma , acrescenta 50g ao valor da mesma.
Assim, se com Força 1 a arma custa 250, com força 2 ela pasta a custar 300
Assim, se com Força 1 a arma custa 250, com força 2 ela pasta a custar 300
Criando mais "slots" de calculo.
Por padrão a planilha já vai com 6 slots pré configurados de calculo de custo, porém, caso queira criar mais, basta copiar um dos slots pré existentes, e colar o mesmo ao lado dos que você já tem, mas lembre-se de sempre colar na mesma linha que os anteriores!
Download: [url=https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AocD8QY9aJNBdHBPd3BTLWZDd1Axc19FSEYxdV93V0E&usp=sharing][b]Acesse no GDocs[/url][/b]