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Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral
3 participantes
Aldeia RPG :: RPG Maker :: RPG Maker VX Ace :: Tutoriais
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Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral
Fala galerinha, beleza?
Esse aqui é meu primeiro tópico aqui na Aldeia e eu queria iniciar com meu material favorito: scripts.
Esse tópico eu tinha feito la no Santuario RPG Maker e venho disponibilizar a vocês aqui \o/
Introdução
Bem eu estava aqui fuçando e acabei encontrando um sisteminha bem simples e bom para quem estava cansado de uma batalha frontal (como eu). Esse sistema, como eu já disse, é bem simples mas o problema é botar ele pra funcionar e ficar bonito.
Screenshots
Desculpem por ser apenas duas, mas é só pra dar uma ideia de como fica.
É isso
Créditos:
-A Aldeia, por disponibilizar o espaço.
- A mim, disponibilizar o script
- Fomar0153, criador do script
Esse aqui é meu primeiro tópico aqui na Aldeia e eu queria iniciar com meu material favorito: scripts.
Esse tópico eu tinha feito la no Santuario RPG Maker e venho disponibilizar a vocês aqui \o/
Introdução
Bem eu estava aqui fuçando e acabei encontrando um sisteminha bem simples e bom para quem estava cansado de uma batalha frontal (como eu). Esse sistema, como eu já disse, é bem simples mas o problema é botar ele pra funcionar e ficar bonito.
Screenshots
Desculpem por ser apenas duas, mas é só pra dar uma ideia de como fica.
- Tutorial:
PASSO A PASSO
1°: Abra o seu editor de scripts.
2°: Procure "Scripts Adicionais" e vá onde está vazio (acima do Main, se não tiver nada vazio aperte a tecla "Ins" que irá adicionar).
3°: Faça download desse script http://www.mediafire.com/view/?p7oarxld1lt15ax
Não vou colocar em spoiler porque é meio grande.
4°: Cole o script na área branca, como na imagem abaixo:
5°: Procure o gráfico dos seus personagens. Provavelmente estarão nesse caminho: C:\Users\Seu_Nome\Documents\RPGVXAce\Project3\Graphics\Characters
6°: Abra o gráfico com algum programa editor, pode ser Photoshop, Corel Draw, qualquer um. Eu estarei usando o Paint.NET
7°: Selecione apenas a parte do gráfico do personagem que está olhando para a esquerda.
8°: Crie uma nova imagem 32x32 e cole o gráfico do personagem. Use a borracha (ou outra ferramenta) para deixar o fundo transparente. Faça isso com todos os personagens que você quer em batalha.
9°: Salve a imagem com a extensão ".png" e nome com o final "_battler". Exemplo: Ralph_battler.png ou Nathalie_battler.png . Salve os gráficos novos em C:\Users\Seu_Nome\Documents\RPGVXAce\Project3\Graphics\Characters
PS:No meu PC não aparece a extensão da imagem, mas está como .png
10°: Abra o seu Gerenciador de Recursos.
11°: Vá em Graphics/Battlers
12°: Clique em importar.
13°: Selecione os "battlers" que você fez e clique em Abrir.
14°: Vá ao seu Banco de Dados.
15°: Vá em Tropas.
16°: Passe todas as tropas para o lado esquerdo.
Pronto!
O sistema já funciona perfeitamente. Caso tenha algum erro ou dúvida, me avise que eu arrumo.
P.S.:Ainda estou fazendo alguns ajustes para ficar com animações legais, tipo o battler sair adando e aparecer uma animação de corte. Quando ficar pronto eu aviso. ^_^
- Script:
O @Dash me pediu pra colocar em spoiler então aqui está.- Código:
=begin
Basic Side View Battle Script
by Fomar0153
Version 1.0
----------------------
Notes
----------------------
No requirements
Displays battlers for the player's party.
----------------------
Instructions
----------------------
You will need to import battlers for the party to use
they should be named like this:
name_battler
e.g.
Ralph_battler
----------------------
Known bugs
----------------------
None
=end
class Game_Actor < Game_Battler
#--------------------------------------------------------------------------
# Ï% New Method battler_name
#--------------------------------------------------------------------------
def battler_name
return actor.name + "_battler"
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Ï% Rewrites use_sprite?
#--------------------------------------------------------------------------
def use_sprite?
return true
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Ï% New Method screen_x
#--------------------------------------------------------------------------
def screen_x
return 450
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Ï% New Method screen_y
#--------------------------------------------------------------------------
def screen_y
return 120 + self.index * 40
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Ï% New Method screen_z
#--------------------------------------------------------------------------
def screen_z
return 100
end
end
class Spriteset_Battle
#--------------------------------------------------------------------------
# Ï% Rewrites create_actors
#--------------------------------------------------------------------------
def create_actors
@actor_sprites = $game_party.battle_members.reverse.collect do |actor|
Sprite_Battler.new(@viewport1, actor)
end
end
end
É isso
Créditos:
-A Aldeia, por disponibilizar o espaço.
- A mim, disponibilizar o script
- Fomar0153, criador do script
Última edição por MakotoSG em Seg maio 12, 2014 6:09 pm, editado 2 vez(es)
MakotoSG- Novato
- Mensagens : 29
Créditos : 2
Re: Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral
teria como colocar o script em spoiler sei que é grande mas o download não ta funcionando meu pc não le o arquivo
Dash- Novato
- Mensagens : 1
Créditos : 0
Re: Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral
Dash escreveu:teria como colocar o script em spoiler sei que é grande mas o download não ta funcionando meu pc não le o arquivo
Prontinho
MakotoSG- Novato
- Mensagens : 29
Créditos : 2
Re: Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral
Com esse scripy da pra fazer com que fique muito parecido com a batalha lateral do 2003? Tipo, o personagem ficar se mexendo enquanto esta parado e mudar o desenho dele enquanto ataca?
Nex Omnis- Novato
- Mensagens : 16
Créditos : 0
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