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    [Tutorial] Novo chat livre de bugs! [NPV4]

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    Mensagem por luucastadeu Seg Abr 22, 2013 12:10 pm

    Estou criando um projeto para meu rpg online, e corrigi inúmeros bugs, incluindo os do chat, para ativá-lo com enter, não soltar skill quando digita, etc.

    Resolvi postar aqui esse chat do Valentine modificado por mim, pois a comunidade sempre me ajudou. Indignity

    Como usaremos a classe "box" em vários scripts, peço que antes de começarmos substitua todos os "@box" de seu projeto por "$box". É fácil, vá no editor de scripts, pressione Ctrl+Shift+F e digite @box. Feito isso, entre na primeira e pressione Ctrl+H, e substitua "@box" por "$box". Continue até substituir todos de seu projeto.

    Feito isto, vamos começar a edição do chat. Vá para o script [SC1] New Chat e logo após de:
    Código:
    elsif Input.triggerd?(Input::Letters["Q"])
      $quest_list.refresh
      $quest_w.refresh
      $quest_list.visible = !$quest_list.visible
      $quest_list.active = !$quest_list.active
      $quest_w.visible = false
      $quest_w.active = false

    adicione o seguinte:
    Código:
    elsif Input.triggerd?(Input::Enter) and $box.active = !$box.active
      $box.refresh
      $box.active = $box.active
      $box.visible = $box.visible
      return
    elsif $box.active == false
      $box.text = ""
      $box.visible = false

    Isso fará com que ao teclar "Enter", a linha do chat onde o usuário digita suas mensagens vai ser ativada, e também fará que tal linha suma ao clicar fora do chat.

    Agora, para fazer com que a linha do chat suma quando o usuário envia uma mensagem, ainda no mesmo script, logo abaixo de
    Código:
    if $chat_id == 2 #Global
      Network::Main.socket.send("<chat>/g #{name}: #{textss}</chat>\n")
    end

    você verá a linha:
    Código:
    @box.text = ""
    return

    Cole entre o @box.text = "" e o return o seguinte código:
    Código:
    $box.active = !$box.active
    $box.visible = !$box.visible

    Devendo ficar assim:
    Código:
    $box.text = ""
    $box.active = !$box.active
    $box.visible = !$box.visible
    return

    Está quase tudo pronto, porém ao usuário teclar enter com o chat ativo sem digitar mensagem alguma, o chat ainda não some. Para arrumar isto, basta fazer o seguinte:

    Ainda no mesmo script, logo abaixo da linha:
    Código:
    def enviando_msg

    Apague a linha:
    Código:
    return if @box.text == ""

    E no lugar, cole:
    Código:
    if $box.text == "" and $box.active = $box.active
      $box.active = !$box.active
      $box.visible = !$box.visible
      return
    end

    Devendo ficar assim:
    Código:
    def enviando_msg
      if $box.text == "" and $box.active = $box.active
        $box.active = !$box.active
        $box.visible = !$box.visible
        return
      end
      name = $game_party.actors[0].name
      level = $game_party.actors[0].level
      textss = $box.text
      id = Network::Main.id

    O chat está pronto, falta apenas corrigir o bug das Hotkeys, para não soltar skill enquanto digita. Para isso, façamos o seguinte:

    No script [WIN]Window_Hotkey, abaixo da linha 50 onde está:
    Código:
    def usehotkey

    adicione:
    Código:
    if $box.active == true
      return
    end

    ficando assim:
    Código:
    def usehotkey
      if $box.active == true
        return
      end
      for i in 1..6
        if Input.trigger?(48+i)
          if $hotkey[i] != 0 and $hotkey[i] != nil
            if $hotkey[i] >= 0
              $ABS.player_skill($hotkey[i])
            else
              use_item($hotkey[i]* -1, i)
            end
          end
        end
      end
    end

    Isso fará que caso o chat esteja ativo, o script não executará o método usehotkey Successful


    Última edição por luucastadeu em Seg Abr 22, 2013 11:24 pm, editado 3 vez(es)
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    Mensagem por SentinelaDasTrevas Seg Abr 22, 2013 1:48 pm

    Nossa, muito bom. Mas queria saber se preciso de algo, ou um script antes de fazer essa modificação. Se sim, deixe disponível se não seu tutorial se torna ínutil. +1 Cred


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    Mensagem por luucastadeu Seg Abr 22, 2013 3:45 pm

    SentinelaDasTrevas escreveu:Nossa, muito bom. Mas queria saber se preciso de algo, ou um script antes de fazer essa modificação. Se sim, deixe disponível se não seu tutorial se torna ínutil. +1 Cred

    Obrigado, editei o tópico e coloquei todas as modificações do chat. Happy
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    Mensagem por Canjoo Seg Abr 22, 2013 9:18 pm

    legal essas modificações, c vc estudar rgss pode até fazer coisas complexas Very Happy 1 CRED
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    Mensagem por Felix Blayder Seg Abr 22, 2013 11:21 pm

    ótimo amigo... pena que não uso mais o rpgmaker!!
    Mais mesmo assim +1 cred


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    Mensagem por luucastadeu Ter Abr 23, 2013 11:56 am

    PedroMatoso escreveu:legal essas modificações, c vc estudar rgss pode até fazer coisas complexas Very Happy 1 CRED
    Obrigado, pretendo mesmo estudar e elaborar sistemas do zero. Successful

    Felix Blayder escreveu:ótimo amigo... pena que não uso mais o rpgmaker!!
    Mais mesmo assim +1 cred
    Obrigado pelo incentivo.

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