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Window_Configurações
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Aldeia RPG :: RPG Maker :: Rpg Maker XP :: Netplays :: Scripts para netplays
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Window_Configurações
Sistema
Fiz este sistema para meu jogo, mas achei que o sistema ficou bastante simples por isto vou postar pra vcs, mas mesmo assim não vou deixar de usa-lo, mas antes quero avisar que o sistema esta com algumas coisas que deixei propositalmente para você arrumar, como na janela de configuração de áudio deixei os botões fora do lugar.
Screens
Colocando em seu jogo
Primeiramente vamos adicionar 3 scripts ao seu jogo: [WIN] Window_ConfigGame [WIN] Window_ConfigVideo e [WIN] Window_ConfigAudio.
Agora vamos fazer algumas alterações. Vá no script [WNG] Icon e aperte Ctrl + H vai abrir uma janela de substituir palavras, na primeira caixa de texto coloque @icon e na segunda caixa de texto coloque $icon e aperte substituir. Agora vá no script [SC] Net Rmxp Hud e repita o mesmo processo.
Bem, no mesmo script ([SC] Net Rmxp Hud) abaixo de
Adicione:
Agora abaixo de:
Adicione:
Abaixo desta linha que você adicionou coloque:
Agora abaixo de:
Ponha:
Poucas linhas depois abaixo de:
Coloque:
Agora va abaixo de:
E ponha:
E agora abaixo de:
Coloque:
Pronto acabamos... com esse script. Vamos agora no script [LNG] Português
e abaixo de:
Coloque:
Agora vá no script [LNG] English e faça a mesma coisa.
Pronto agora só falta em mais um script!!!!
Vá no script [SC1] New Chat e abaixo de:
Ponha:
quase ia me esquecendo ponha esta imagem na pasta ICONS do seu jogo e coloque o nome de config.
é feia mas tava com pressa em achar uma.
E finalmente acabamos, deixei alguns "erros" propositalmente pra vcs tentarem tirar o erro. por exemplo se vc coloca pra ativa a tela cheia a janela configurações abre do nada.
Agradecimentos e Créditos
Deus - Sem ELE não teria conseguido fazer este script
Eu - Bem n preciso explicas
se for usar coloque meus créditos no jogo e também se gostarem me deem creds na aldeia.
Fiz este sistema para meu jogo, mas achei que o sistema ficou bastante simples por isto vou postar pra vcs, mas mesmo assim não vou deixar de usa-lo, mas antes quero avisar que o sistema esta com algumas coisas que deixei propositalmente para você arrumar, como na janela de configuração de áudio deixei os botões fora do lugar.
Screens
Colocando em seu jogo
Primeiramente vamos adicionar 3 scripts ao seu jogo: [WIN] Window_ConfigGame [WIN] Window_ConfigVideo e [WIN] Window_ConfigAudio.
- Spoiler:
- Código:
#==============================================================================
# ** Window_ConfigGame
# Exibe um ícone no menu.
#------------------------------------------------------------------------------
# Autor: Pedro Matoso 03/01/2013
# Créds: Deus - Sem ELE nada seria possível.
#------------------------------------------------------------------------------
# X = Coordenada X Y = Coordenada Y A = Até onde o texto vai normalmente.
# Chame a Janela com: $conf.visible = true
#==============================================================================
class Window_ConfigGame < Window_Base
#--------------------------------------------------------------------------
# * Inicialização dos Objetos
#--------------------------------------------------------------------------
def initialize(x=240, y=100, width=176, height=200, fonts=20)
super(x, y, width, height)
self.contents = Bitmap.new(width -32, height -32)
self.windowskin = RPG::Cache.windowskin("WindskinB")
self.z = 9999999
self.back_opacity = 200
#------------------------------------------------------------------------
# * Botão que aparecerá na janela
#---------------------------X---Y----------------------------------------
@Button = Button.new(self, 10, 60, " Configurações de Vídeo ") {confv}
@Button = Button.new(self, 10, 85, " Configurações de Áudio ") {confa}
@dragable = true
@closable = true
refresh
end
#------------------------------------------------------------------------
# * Oque acontecerá ao clicar em Configurações de Vídeo
#------------------------------------------------------------------------
def confv
$conf.visible = false
$conf.active = false
open_confv
end
#------------------------------------------------------------------------
# * Oque acontecerá ao clicar em Configurações de Áudio
#------------------------------------------------------------------------
def confa
$conf.visible = false
$conf.active = false
$confa.visible = true
$confa.visible = true
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Atualização
#--------------------------------------------------------------------------
def refresh
self.contents.clear
self.contents.font.color = normal_color
#------------------------------------------------------------------------
# * Texto que aparecerá na Janela
#------------------------X---Y---A---------------------------------------
self.contents.draw_text(35, 0, 800, 24, "Configurações")
self.contents.draw_text(7, 20, 800, 24, " -- Fallen Empire [0.0.1] -- ")
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Fechando a Window
#--------------------------------------------------------------------------
def on_close
self.visible = false
self.active = false
$conf.visible = false
$conf.active = false
$fechando_ativar = true
end
def open_confv
$confv.visible = true
$confv.active = true
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Fim da Classe
#--------------------------------------------------------------------------
end
- Código:
#==============================================================================
# ** Window_ConfigVideo
# Exibe as configurações de video
#------------------------------------------------------------------------------
# Autor: Pedro Matoso 03/01/2013
# Créds: Deus - Sem ELE nada seria possível.
#------------------------------------------------------------------------------
# X = Coordenada X Y = Coordenada Y A = Até onde o texto vai normalmente.
# Chame a Janela com: $confv.visible = true
#==============================================================================
class Window_ConfigVideo < Window_Base
#--------------------------------------------------------------------------
# * Inicialização dos Objetos
#--------------------------------------------------------------------------
def initialize(x=243, y=100, width=159, height=200, fonts=20)
super(x, y, width, height)
self.contents = Bitmap.new(width -32, height -32)
self.windowskin = RPG::Cache.windowskin("WindskinB")
self.z = 9999999
self.back_opacity = 200
#------------------------------------------------------------------------
# * Botão que aparecerá na janela
#---------------------------X---Y----------------------------------------
@Button = Button.new(self, 12, 40, " Ativar Transparência ") {transiconson}
@Button = Button.new(self, 18, 63, " Desativar Transp. ") {transiconsoff}
@Button = Button.new(self, 18, 107, " Ativar/Desativar ") {fullon}
@Button = Button.new(self, 45, 166, " Voltar ") {volta}
@dragable = true
@closable = true
refresh
end
#------------------------------------------------------------------------
# * Oque acontecerá ao clicar em Ativar Transparência
#------------------------------------------------------------------------
def transiconson
@icon_1.visible = false
@icon_2.visible = false
@icon_3.visible = false
@icon_4.visible = false
@icon_5.visible = false
@icon_6.visible = false
open_mv
end
#------------------------------------------------------------------------
# * Oque acontecerá ao clicar em Desativar Transp.
#------------------------------------------------------------------------
def transiconsoff
@icon_1.visible = true
@icon_2.visible = true
@icon_3.visible = true
@icon_4.visible = true
@icon_5.visible = true
@icon_6.visible = true
end
#------------------------------------------------------------------------
# * Oque acontecerá ao clicar em Ativar/Desativar
#------------------------------------------------------------------------
def fullon
$showm = Win32API.new 'user32', 'keybd_event', %w(l l l l), ''
$showm.call(18,0,0,0)
$showm.call(13,0,0,0)
$showm.call(13,0,2,0)
$showm.call(18,0,2,0)
end
#------------------------------------------------------------------------
# * Oque acontecerá ao clicar em Voltar
#------------------------------------------------------------------------
def volta
$confv.visible = false
$confv.active = false
$conf.visible = true
$conf.active = true
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Atualização
#--------------------------------------------------------------------------
def refresh
self.contents.clear
self.contents.font.color = normal_color
#------------------------------------------------------------------------
# * Texto que aparecerá na Janela
#------------------------X---Y---A---------------------------------------
self.contents.draw_text(1, 1, 800, 24, "Transparência de Menu")
self.contents.draw_text(16, 55, 800, 24, "___________________")
self.contents.draw_text(1, 70, 800, 24, "Tela Cheia")
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Fechando a Window
#--------------------------------------------------------------------------
def on_close
self.visible = false
self.active = false
$confv.visible = false
$confv.active = false
$fechando_ativar = true
end
def open_mv
$confv.visible = false
$confv.active = false
$mv.visible = true
$mv.active = true
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Fim da Classe
#--------------------------------------------------------------------------
end
#==============================================================================
# ** Window_Mensagem
# Janela feita para escrever mensagem
#------------------------------------------------------------------------------
# Autor: Pedro Matoso 05/01/2013
# Créds: Deus - Sem ELE nada seria possível.
#==============================================================================
class Window_Mensagem < Window_Base
#--------------------------------------------------------------------------
# * Inicialização dos Objetos
#--------------------------------------------------------------------------
def initialize(x=100, y=100, width=159, height=200, fonts=20)
super(x, y, width, height)
self.contents = Bitmap.new(width -32, height -32)
self.windowskin = RPG::Cache.windowskin("WindskinB")
self.z = 9999999
self.back_opacity = 200
@Button = Button.new(self, 80, 63, " Ok ") {ok}
@dragable = true
@closable = true
refresh
end
def ok
on_close
$confv.visible = true
$confv.active = true
end
def refresh
self.contents.clear
self.contents.font.color = normal_color
self.contents.draw_text(1, 1, 800, 24, LANGUAGE::MV)
self.contents.draw_text(32, 15, 800, 24, LANGUAGE::MV1)
end
def on_close
self.visible = false
self.active = false
$mv.visible = false
$mv.active = false
$fechando_ativar = true
end
end
- Código:
#==============================================================================
# ** Window_ConfigÁudio
# Exibe as configurações de video
#------------------------------------------------------------------------------
# Autor: Pedro Matoso 05/01/2013
# Créds: Deus - Sem ELE nada seria possível.
#------------------------------------------------------------------------------
# X = Coordenada X Y = Coordenada Y A = Até onde o texto vai normalmente.
# Chame a Janela com: $confv.visible = true
#==============================================================================
class Window_ConfigAudio < Window_Base
#--------------------------------------------------------------------------
# * Inicialização dos Objetos
#--------------------------------------------------------------------------
def initialize(x=243, y=100, width=159, height=200, fonts=20)
super(x, y, width, height)
self.contents = Bitmap.new(width -32, height -32)
self.windowskin = RPG::Cache.windowskin("WindskinB")
self.z = 9999999
self.back_opacity = 200
#------------------------------------------------------------------------
# * Botão que aparecerá na janela
#---------------------------X---Y----------------------------------------
@Button = Button.new(self, 12, 40, " Ativar ") {bgmon}
@Button = Button.new(self, 18, 63, " Desativar ") {bgmoff}
@Button = Button.new(self, 45, 166, " Voltar ") {volta}
@dragable = true
@closable = true
refresh
end
#------------------------------------------------------------------------
# * Oque acontecerá ao clicar em Ativar
#------------------------------------------------------------------------
def bgmon
Audio.bgm_play("Audio/BGM/023-Town01")
end
#------------------------------------------------------------------------
# * Oque acontecerá ao clicar em Desativar
#------------------------------------------------------------------------
def bgmoff
Audio.bgm_stop
end
#------------------------------------------------------------------------
# * Oque acontecerá ao clicar em Voltar
#------------------------------------------------------------------------
def volta
on_close
$conf.visible = true
$conf.active = true
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Atualização
#--------------------------------------------------------------------------
def refresh
self.contents.clear
self.contents.font.color = normal_color
#------------------------------------------------------------------------
# * Texto que aparecerá na Janela
#------------------------X---Y---A---------------------------------------
self.contents.draw_text(1, 1, 800, 24, "Ativar Música?")
self.contents.draw_text(16, 55, 800, 24, "___________________")
self.contents.draw_text(1, 70, 800, 24, "Ativar Sons?")
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Fechando a Window
#--------------------------------------------------------------------------
def on_close
self.visible = false
self.active = false
$confa.visible = false
$confa.active = false
$fechando_ativar = true
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Fim da Classe
#--------------------------------------------------------------------------
end
Agora vamos fazer algumas alterações. Vá no script [WNG] Icon e aperte Ctrl + H vai abrir uma janela de substituir palavras, na primeira caixa de texto coloque @icon e na segunda caixa de texto coloque $icon e aperte substituir. Agora vá no script [SC] Net Rmxp Hud e repita o mesmo processo.
Bem, no mesmo script ([SC] Net Rmxp Hud) abaixo de
- Código:
def main_draw
Adicione:
- Código:
#ConfigAudio
$confa = Window_ConfigAudio.new(243,100,159,200,20)
$confa.dragable = true
$confa.closable = true
$confa.visible = false
$confa.active = false
#ConfigVideo
$confv = Window_ConfigVideo.new(243,100,159,200,20)
$confv.dragable = true
$confv.closable = true
$confv.visible = false
$confv.active = false
#ConfigGame
$conf = Window_ConfigGame.new(240,100,176,200,20)
$conf.dragable = true
$conf.closable = true
$conf.visible = false
$conf.active = false
Agora abaixo de:
- Código:
$icon_6 = Icon.new($janela_base,"Quest","Quest",183,180,[LANGUAGE::ICON6],false) {$quest_list.refresh; $quest_list.visible = true; $quest_list.active = true}
Adicione:
- Código:
$icon_7 = Icon.new($janela_base,"config","Configurações",185,212,[LANGUAGE::ICON7],false) {open_config}
Abaixo desta linha que você adicionou coloque:
- Código:
#Open Configurações
def open_config
$conf.visible = true
$conf.active = true
end
Agora abaixo de:
- Código:
$icon_6.dispose
Ponha:
- Código:
$icon_7.dispose
Poucas linhas depois abaixo de:
- Código:
$teleport.dispose
Coloque:
- Código:
$confa.dispose
$conf.dispose
$confv.dispose
Agora va abaixo de:
- Código:
$icon_6.update if $icon_6.in_area?
E ponha:
- Código:
$icon_7.update if $icon_7.in_area?
E agora abaixo de:
- Código:
$teleport.update if $teleport.visible
Coloque:
- Código:
$conf.update if $conf.visible
$confv.update if $confv.visible
$confa.update if $confa.visible
Pronto acabamos... com esse script. Vamos agora no script [LNG] Português
e abaixo de:
- Código:
ICON6 = "Missões (Q) "
Coloque:
- Código:
ICON7 = "Configurações (C) "
Agora vá no script [LNG] English e faça a mesma coisa.
Pronto agora só falta em mais um script!!!!
Vá no script [SC1] New Chat e abaixo de:
- Código:
elsif Input.triggerd?(Input::Letters["Q"])
$quest_list.refresh
$quest_w.refresh
$quest_list.visible = !$quest_list.visible
$quest_list.active = !$quest_list.active
$quest_w.visible = false
$quest_w.active = false
Ponha:
- Código:
elsif Input.triggerd?(Input::Letters["C"])
$conf.refresh
$conf.visible = !$conf.visible
$conf.active = !$conf.active
quase ia me esquecendo ponha esta imagem na pasta ICONS do seu jogo e coloque o nome de config.
é feia mas tava com pressa em achar uma.
E finalmente acabamos, deixei alguns "erros" propositalmente pra vcs tentarem tirar o erro. por exemplo se vc coloca pra ativa a tela cheia a janela configurações abre do nada.
Agradecimentos e Créditos
Deus - Sem ELE não teria conseguido fazer este script
Eu - Bem n preciso explicas
se for usar coloque meus créditos no jogo e também se gostarem me deem creds na aldeia.
Última edição por PedroMatoso em Dom Jan 06, 2013 9:50 pm, editado 1 vez(es)
heyitily- Experiente
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Re: Window_Configurações
Script maravilhoso, exatamente o que eu estava procurando!
Muitíssimo obrigado!
Muitíssimo obrigado!
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Se fosse pra provar que sou melhor, que fosse de alguém melhor que você.
MarceloEletroS- Iniciante
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Re: Window_Configurações
Ainda não testei porém parece ser um bom sistema e bem eficiente.
Vou testar depois comento mais.
Vou testar depois comento mais.
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-Não Aceito Mais do que um Mapa Perfeito-
Aguardem!!!
Aguardem!!!
Re: Window_Configurações
Muito legal o seu sistema achei muito legal parabéns pedro!
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"Não importa o quão forte o cara é, o que importa é encara-lo de frente sem fraquejar"
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Re: Window_Configurações
Mto bom, mas como faço para chamar a janela de configuraçoes por outro lugar? É q eu fiz uma janela de opções, e nela tem um botao q leva as configuraçoes. Meu código é esse mas nn funciona:
- Código:
@confi = Button.new(self,38,102,LANGUAGE::CONF ){$conf.refresh;$conf.visible = !$conf.visible;$conf.active = !$conf.active}
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Vxxx12- Semi-Experiente
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Ótimo
Usei em meu projeto, e eu pus mais opções, gostei.
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-JohnLennon-- Iniciante
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