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[RESOLVIDO]Como criar variáveis?
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[RESOLVIDO]Como criar variáveis?
Olá! vamos direto ao assunto, eu sempre vejo em tópicos de scripts dizendo pra criar váriaveis necessárias pra alguns scripts e tal, como no http://www.aldeiarpgbr.com/t1308-tutorialsistema-de-pk-avancado-np-master-v30, mas os scripts q eu adiciono no jogo ficam mt limitados pois não tenho ideia de como eu crio uma variável, em que opção eu vou, onde eu clico, e etc.. alguém poderia me ajudar? grato pela atenção!
( a pergunta pode até ser meio besta,mas, ninguém nasce sabendo,né lol anos q não mexo com rpgmaker )
( a pergunta pode até ser meio besta,mas, ninguém nasce sabendo,né lol anos q não mexo com rpgmaker )
Última edição por Zeus Blitzkrieg em Seg Out 22, 2012 12:08 pm, editado 1 vez(es)
Pudim- Novato
- Mensagens : 18
Créditos : 0
Re: [RESOLVIDO]Como criar variáveis?
Variáveis!
O que são e como usar?
Aqui está mais um problema para a maioria dos makers iniciantes.
O que raios vem a ser uma variável?
Para que servem?
As variáveis representam objetos (como itens, Heróis, níveis, dinheiro, atributos, etc) e depois armazenam os valores numéricos respectivos (a quantidade).
Está confuso? Não se preocupe, veremos um exemplo.
Imagine que você tem 550 moedas de ouro com o seu personagem. Se você criar uma nova variável que represente o objeto dinheiro, o valor numérico (quantidade) da variável será 550 (porque ela está representando a quantidade de dinheiro).
Simplificando ainda mais: Se você criar uma nova variável que represente o nível do seu personagem, o valor dela será igual ao nível do personagem. Ou seja, se o personagem for nível 10, a variável terá um valor de 10.
Isto é, na verdade, muito simples de entender. E porque queremos nós que as variáveis armazenem os valores numéricos de certos objetos?
Simples. Podemos fazer coisas extraordinárias usando apenas uma variável e uma condição. Para que você entenda melhor, vamos criar um exemplo prático. Comece criando um novo evento.
Dê a ele o nome e o gráfico que quiser, e logo em seguida use um novo comando de evento: Opções de Variável.
Clique no botão em destaque na imagem abaixo para criar uma nova variável, ou escolher alguma já existente. No nosso caso, iremos criar uma nova variável com o nome de Mundo RPG Maker.
Agora que já escolhemos a variável, vamos definir o que é que ela representará. Configure como está na imagem abaixo:
Individual – 0001 Mundo RPG Maker: Aqui você definiu a variável que representará um objeto.
Substituir: Ao escolher esta opção, quer dizer que a variável vai ser igual a alguma coisa.
Herói – 001 Ash – Nível: Aqui, você definiu o objeto que será representado pela variável.
Ou seja, a variável Mundo RPG Maker será igual ao nível do personagem Ash.
Após clicar em OK, a variável fica definida. Agora vamos criar uma condição simples, para você ver um exemplo da utilidade das variáveis. Crie uma condição como a que está na imagem abaixo:
Na Constante coloque o valor que a variável deverá ter para que algo aconteça. No caso acima, 10. Depois, escolha Maior/Igual.
Isso fará com que se a variável Mundo RPG Maker (que representa o nível do Herói) tenha um valor numérico Maior ou Igual a 10, algo aconteça.
Agora que já temos a condição, você pode fazer um montão de coisas. Dentro da Condição coloque o que acontecerá caso o personagem tenha o nível 10. Já na Exceção, coloque o que acontecerá caso o personagem ainda não tenha o nível 10. Veja como foi feito:
Pronto, acabamos um evento. Agora crie outro evento no mesmo mapa, que altere o nível do personagem para o nível 10, tal como na imagem abaixo.
Para isso, vá na terceira aba dos Comandos de Evento e clique em Mudar Nível.
Observação: Não se esqueça que o personagem começa no nível 1. Por isso, o nível dele será aumentado com mais 9 níveis, para que fique no nível 10.
Rode o jogo e fale com o Guarda.
Como pode ver, o personagem no nível 1 não consegue saber qual é o site de que o Guarda tanto fala. Porém, o Herói decide recorrer à ajuda do Cristal para avançar uns níveis.
Por fim, o Guarda lhe conta o segredo:
Pronto, você acaba de aprender o básico sobre variáveis. Com elas dá para fazer centenas e mais centenas de coisas. Basta um pouco de paciência e imaginação!
OBS:Tutoria retirado da Mundo Rpg Maker,
Você pode conferir aqui:Tutorial para Iniciantes no RPG Maker XP – Parte 6
O que são e como usar?
Aqui está mais um problema para a maioria dos makers iniciantes.
O que raios vem a ser uma variável?
Para que servem?
As variáveis representam objetos (como itens, Heróis, níveis, dinheiro, atributos, etc) e depois armazenam os valores numéricos respectivos (a quantidade).
Está confuso? Não se preocupe, veremos um exemplo.
Imagine que você tem 550 moedas de ouro com o seu personagem. Se você criar uma nova variável que represente o objeto dinheiro, o valor numérico (quantidade) da variável será 550 (porque ela está representando a quantidade de dinheiro).
Simplificando ainda mais: Se você criar uma nova variável que represente o nível do seu personagem, o valor dela será igual ao nível do personagem. Ou seja, se o personagem for nível 10, a variável terá um valor de 10.
Isto é, na verdade, muito simples de entender. E porque queremos nós que as variáveis armazenem os valores numéricos de certos objetos?
Simples. Podemos fazer coisas extraordinárias usando apenas uma variável e uma condição. Para que você entenda melhor, vamos criar um exemplo prático. Comece criando um novo evento.
Dê a ele o nome e o gráfico que quiser, e logo em seguida use um novo comando de evento: Opções de Variável.
Clique no botão em destaque na imagem abaixo para criar uma nova variável, ou escolher alguma já existente. No nosso caso, iremos criar uma nova variável com o nome de Mundo RPG Maker.
Agora que já escolhemos a variável, vamos definir o que é que ela representará. Configure como está na imagem abaixo:
Individual – 0001 Mundo RPG Maker: Aqui você definiu a variável que representará um objeto.
Substituir: Ao escolher esta opção, quer dizer que a variável vai ser igual a alguma coisa.
Herói – 001 Ash – Nível: Aqui, você definiu o objeto que será representado pela variável.
Ou seja, a variável Mundo RPG Maker será igual ao nível do personagem Ash.
Após clicar em OK, a variável fica definida. Agora vamos criar uma condição simples, para você ver um exemplo da utilidade das variáveis. Crie uma condição como a que está na imagem abaixo:
Na Constante coloque o valor que a variável deverá ter para que algo aconteça. No caso acima, 10. Depois, escolha Maior/Igual.
Isso fará com que se a variável Mundo RPG Maker (que representa o nível do Herói) tenha um valor numérico Maior ou Igual a 10, algo aconteça.
Agora que já temos a condição, você pode fazer um montão de coisas. Dentro da Condição coloque o que acontecerá caso o personagem tenha o nível 10. Já na Exceção, coloque o que acontecerá caso o personagem ainda não tenha o nível 10. Veja como foi feito:
Pronto, acabamos um evento. Agora crie outro evento no mesmo mapa, que altere o nível do personagem para o nível 10, tal como na imagem abaixo.
Para isso, vá na terceira aba dos Comandos de Evento e clique em Mudar Nível.
Observação: Não se esqueça que o personagem começa no nível 1. Por isso, o nível dele será aumentado com mais 9 níveis, para que fique no nível 10.
Rode o jogo e fale com o Guarda.
Como pode ver, o personagem no nível 1 não consegue saber qual é o site de que o Guarda tanto fala. Porém, o Herói decide recorrer à ajuda do Cristal para avançar uns níveis.
Por fim, o Guarda lhe conta o segredo:
Pronto, você acaba de aprender o básico sobre variáveis. Com elas dá para fazer centenas e mais centenas de coisas. Basta um pouco de paciência e imaginação!
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Re: [RESOLVIDO]Como criar variáveis?
nossa amigo, muito grato! +1 credito pra você!
Pudim- Novato
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Re: [RESOLVIDO]Como criar variáveis?
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