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Como não se deve fazer um mapa - 6 Regas Básicas

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Mensagem por makergame2000 Qua Set 05, 2012 7:30 am

Como não se deve fazer um mapa - 6 Regas Básicas






Existe muitos tutoriais a explicar como fazer mapas mas depois nenhum ensina como não se deve fazer um mapa.
Pois aqui vou explicar o que você não deve fazer num mapa, para isto eu vou usar o RMVX ACE porque é a engine mais recente mas isto funciona para qualquer engine.
Então isto são 6 REGRAS IMPORTANTES E ULTRA BASICAS







Regra 1
-Nunca mas nunca repetir mais de 2 ou 3 vezes o mesmo objeto seguido, como por exemplo nesta imagem, ficou feito e pode estragar o realismo do mapa e do próprio jogo.

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Regra 2
- Excesso de árvores, este é um dos problemas em alguns jogos incluindo os meus também, em alguns jogos muitas árvores podem ficar bem mas isso vai depender do ambiente do jogo e do tipo de jogo, num jogo de guerra as árvores apenas vão dificultar a passagem do jogador , em jogos de terror vai ficar confuso, em RPG quando o herói passa por uma floresta e caso haja muitas arvores o mapa vai se tornar ridículo, mas isso pode ser resolvido vai todo depender do ambiente e da posição das árvores.


Regra 3
-Uso de água é importante em alguns mapas mas as vezes existe makers que para ocuparem mais o mapa eles poem rios e lagos em lugar onde fica ridículo e feio.

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Regra 4
- Mapas na neve para quem usa RTP pode ser um problemas mas vai todo depender do ambiente, quem usa RTP já reparou que não existe muitos objetos de neve e por isso o maker começa a por coisas no mapa que não deviam estar, tal como barris no meio do mapa, porque afinal porque raio é que está um barril no mapa sem nada…
Não use objetos de neve do RTP pois são uma porcaria

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Regra 5
-O interior de uma casa é bastante importante como é claro, porque nunca vi ninguém com uma casa e depois só ter uma mesa no meio casa, então ponha mais coisas, como prateleiras, quadros, livros , folhas no chão, portas, janelas, tapetes, plantas, mesas, cozinha, camas,…..
Existe tanta coisa possível


Regra 6
-Pormenores que eu reparo bastante é quando existe um objeto a flutuar, isto acontece por causa do tamanho o objeto que é maior do que o outro.
Já vi isto em muitos jogos do RPG Maker

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Mensagem por Laxus Qua Set 05, 2012 10:21 am

Muito bom esse tuto ai serviu ate para min que mecho no rmxp +1 por ajudar o pessoal ai!

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Mensagem por Luca Qua Set 05, 2012 10:47 am

Bom tutorial, e bem real, os iniciantes cometem muitas veces esses erros XD

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Mensagem por Kirigaya Uchiha Seg Nov 19, 2012 5:45 pm

excelente tutorial, obrigado pelas dicas, vou ter isso em conta. . .

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