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Hud XP INICIANTE
+2
Lief
Roronoa Zoro
6 participantes
Aldeia RPG :: RPG Maker :: Rpg Maker XP :: Scripts
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Hud XP INICIANTE
INTRODUÇÃO
Iai galera venho trazer meu segundo script feito dessa vez é uma hud simples mais legal, estou tão feliz por está conseguindo criar meus script.
TUTORIAL
Primeiro copie esse script acima do main com o nome (Hud XP INICIANTE):
Depois copie a imagem abaixo coloque na pasta "PICTURES", com o nome (001-Fighter01)
E pronto teste voa-lá
IMAGENS
CRÉDITOS
A Deus por tudo na minha Vida
E a mim por criar o script |
_____________________________________________________________________|
Obs: Breve irei fazer melhor para evoluir muito ++++++++++++++
Iai galera venho trazer meu segundo script feito dessa vez é uma hud simples mais legal, estou tão feliz por está conseguindo criar meus script.
TUTORIAL
Primeiro copie esse script acima do main com o nome (Hud XP INICIANTE):
- Código:
#Hud XP INICIANTE #
#Autor: Roronoa Zoro ou Fetelk13 #
#Data: 29/06/2012 #
################################################################
class Window_Hud < Window_Base
#Metodo Initialize#
#-----------------#
def initialize
super(0,0,200,140)
self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
#Opções Adicionadas no Initialize#
#--------------------------------#
self.contents.font.name = "Comic Sans MS"
self.contents.font.size = 20
self.opacity = 100
refresh
end
end
#Metodo Refresh#
#-----------------#
def refresh
self.contents.clear
#Nome do Personagem
self.contents.draw_text(5, -40,200, 100,"Ash",0)
#Level
self.contents.draw_text(5, -20,200, 100, "Level: " + $game_party.actors[0].level.to_s,0)
#HP
self.contents.draw_text(5, 0,200, 100, "HP: " + $game_party.actors[0].hp.to_s,0)
#MAX HP
self.contents.draw_text(54, 0,200, 100, " / " + $game_party.actors[0].maxhp.to_s,0)
#MP
self.contents.draw_text(5, 20,200, 100, "MP: " + $game_party.actors[0].sp.to_s,0)
#MAX MP
self.contents.draw_text(54, 20,200, 100, " / " + $game_party.actors[0].maxsp.to_s,0)
# EXP Do Personagem
self.contents.draw_text(5, 40,200, 100, "EXP: " + $game_party.actors[0].exp.to_s,0)
#Imagem do personagem
bitmap = RPG::Cache.picture("001-Fighter01")
self.contents.blt(130, 50, bitmap, Rect.new(0, 0, 100, 100), 250)
end
#usando alias em scene_map
class Scene_Map
#primeira alias
alias altera main
def main
@hud = Window_Hud.new
altera
@hud.dispose
end
#segunda alias
alias atualizando update
def uptade
@hud = Window_Hud.new
atualizando
@hud.refresh
end
end
Depois copie a imagem abaixo coloque na pasta "PICTURES", com o nome (001-Fighter01)
- Spoiler:
E pronto teste voa-lá
IMAGENS
CRÉDITOS
A Deus por tudo na minha Vida
E a mim por criar o script |
_____________________________________________________________________|
Obs: Breve irei fazer melhor para evoluir muito ++++++++++++++
_________________
Re: Hud XP INICIANTE
vc tá me perseguindo? O.o estou na mesma aula do anderson porto que vc kkk
+1cred, só poderia deixar a HUD um pouco melhor, colocar umas imagens pra HP e MP sei lá
+1cred, só poderia deixar a HUD um pouco melhor, colocar umas imagens pra HP e MP sei lá
Re: Hud XP INICIANTE
Ŀiєƒ escreveu:vc tá me perseguindo? O.o estou na mesma aula do anderson porto que vc kkk
+1cred, só poderia deixar a HUD um pouco melhor, colocar umas imagens pra HP e MP sei lá
É cara estou na mesma aula que você kkk, eu irei melhora pois ainda estou estudando, mais vou ver se consigo evoluir minha Hud logo logo , ainda bem que você gostou.
Att'
Roronoa Zoro
_________________
Re: Hud XP INICIANTE
Continue estudando cara, assim que avançamos, mas não é só copiar a hud ok? Tente entender o que cada linha faz!
Ah e seria melhor pegar o gráfico do jogador, assim caso mudar de gráfico, aparecer na tela, olhe:
Esse método já pega o gráfico do personagem, e o primeiro frame e desenha xD.
E outra dica, seria fazer assim: actor = $game_party.actors[0] no início do refresh, em vez de repetir o $game_party.actors[0] toda hora você só botava actor, assim custa menos desempenho e o código fica mais bonito.
E se precisar de ajuda ou tiver dúvidas pode me mandar MP xD
Ah e seria melhor pegar o gráfico do jogador, assim caso mudar de gráfico, aparecer na tela, olhe:
- Código:
#Imagem do personagem
draw_actor_graphic($game_party.actors[0], 130, 50)
Esse método já pega o gráfico do personagem, e o primeiro frame e desenha xD.
E outra dica, seria fazer assim: actor = $game_party.actors[0] no início do refresh, em vez de repetir o $game_party.actors[0] toda hora você só botava actor, assim custa menos desempenho e o código fica mais bonito.
E se precisar de ajuda ou tiver dúvidas pode me mandar MP xD
Re: Hud XP INICIANTE
RD eu ia flar isso mais vc disse antes O.o, cara continua estudando RGSS q vc vai longe (:
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Tópico original/Tópico de Recrutamento
Re: Hud XP INICIANTE
RD vlw pela dica, irei continua estudando para avançar cada vez ++++ +1 pela dica.
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Re: Hud XP INICIANTE
E uma dica coloque fundo na sua HUD e copmo o Lief disse coloque as imagens de HP e MP
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Tópico original/Tópico de Recrutamento
Re: Hud XP INICIANTE
Muito Bom, Continue assim trazendo bons scripts para nosso belo forum. +1 pelo belo trabalho.
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Re: Hud XP INICIANTE
Samuka_Maker escreveu:E uma dica coloque fundo na sua HUD e copmo o Lief disse coloque as imagens de HP e MP
Cara queria saber como fazer a as imagens de de HP e MP ir diminuindo quando perde o life pois a sabendo os códigos que fazem isso, pois eu sabendo eu já sou PA fazer as barras é fácil dai só é isso.
@gustavotx Vlw ainda bem que gostou.
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Re: Hud XP INICIANTE
Rorona, para uma imagem representar a hud, fazemos cálculos matemáticos, para mudar a largura da imagem, de acordo com a quantidade de HP. Olhe um exemplo:
largura = barra.width * @actor.hp / @actor.maxhp
Nesse código acima que o tamanho da barra vai mudar de acordo com o HP, você mudar o actor.hp para actor.sp, actor.exp, caso queira fazer outras huds.
- Código:
@actor = $game_party.actors[0]
barra = RPG::Cache.picture("Imagem")
largura = barra.width * @actor.hp / @actor.maxhp#a largura vai mudar de acordo com o HP
rect = Rect.new(0,0,largura,barra.height)#criamos o retângulo da imagem
self.contents.blt(10,10,barra,rect)#colocamos a imagem na janela
largura = barra.width * @actor.hp / @actor.maxhp
Nesse código acima que o tamanho da barra vai mudar de acordo com o HP, você mudar o actor.hp para actor.sp, actor.exp, caso queira fazer outras huds.
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