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Item PopUp 1.10
Aldeia RPG :: RPG Maker :: Rpg Maker XP :: Scripts
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Item PopUp 1.10
Introdução
Faz com que quando o personagem ganhe um item, o ícone do mesmo seja monstrado acima da cabeça do herói e vai tendo efeitos de opacidade
Características
- Fácil uso
- Efeito bonito
- Customisavel
...
Screenshots
Como usar
-Posicione este script sobre o Main.
-Para Chamar o Icon quando quizer simplesmente faça um Call da seguinte maneira;
para o Jogador:
$game_player.popup_icon(icon_name[, number, color])
Para o Evento em que está o Comando:
self.event.popup_icon(icon_name[, number, color])
Para um outro Evento:
$game_map.events[id].popup_icon(icon_name[, number, color])
-ICON_TIME é o Tempo que um Ícone fica exposto.
-ICON_DELAY é o Tempo que um Ícone esperará para aparecer quando
um Ícone já está sendo Mostrado.
-NUMBER_COLOR é a cor do número nos Ícones.
-GOLD_COLOR é a cor do número para Dinheiro.
-ITEM_COLOR são cores para Itens especiais. Todos os Outros Itens terão a Cor de Número na NUMBER_COLOR.
Para adicionar uma cor especial para um Item faça o Seguinte:
ITEM_NUMBER_COLOR = {item_id => item_color, item_id => item_color....}
Continue repetindo estes comandos para listar as cores Especiais.
Use WEAPON_NUMBER_COLOR para Armas e ARMOR_NUMBER_COLOR para
Armaduras.
Também, deve-se adicionar uma imagem, com o nome: Coin3 na pasta: Graphics/Icons
Demo
Não necessita.
Script
- Código:
=begin
┌──────────────────────────────────────┐
│● Item PopUp 1.10 │
│ │
│ Criado por │
│ │
│ Tibuda │
│ │
│ Traduzido por [ kbrito ] │
└──────────────────────────────────────┘
Descrição e Uso:
-Script usado para Mostrar ao Jogador quando ganhou um Item
ou Dinheiro.
Mostra sempre os Itens e dinheiro que forem sendo adicionados.
Os Itens são representados por seus Respectivos Ícones e
o Dinheiro por um Ícone que vc pode escolher aqui.
Instruções:
-Posicione este script sobre o Main.
-Para Chamar o Icon quando quizer simplesmente faça um
Call da seguinte maneira:
para o Jogador:
$game_player.popup_icon(icon_name[, number, color])
Para o Evento em que está o Comando:
self.event.popup_icon(icon_name[, number, color])
Para um outro Evento:
$game_map.events[id].popup_icon(icon_name[, number, color])
-ICON_TIME é o Tempo que um Ícone fica exposto.
-ICON_DELAY é o Tempo que um Ícone esperará para aparecer quando
um Ícone já está sendo Mostrado.
-NUMBER_COLOR é a cor do número nos Ícones.
-GOLD_COLOR é a cor do número para Dinheiro.
-ITEM_COLOR são cores para Itens especiais. Todos os Outros Itens
terão a Cor de Número na NUMBER_COLOR.
Para adicionar uma cor especial para um Item faça o Seguinte:
ITEM_NUMBER_COLOR = {item_id => item_color, item_id => item_color....}
Continue repetindo estes comandos para listar as cores Especiais.
Use WEAPON_NUMBER_COLOR para Armas e ARMOR_NUMBER_COLOR para
Armaduras.
=end
#--------------------------------------------------------------------------
# module Popup_Item
#--------------------------------------------------------------------------
module Popup_Item
# Deixe true para ligar o efeito de Fade nos ícones.
FADE_LOSE = false
ICON_TIME = 40
ICON_DELAY = 24
# Altere aqui o ícone de Dinheiro.
GOLD_ICON = "Coin3"
# Insira o Nome de uma imagem de 32x32 para Background do ícone.
BACKGROUND = ""
# Edite a Fonte aqui.
NUMBER_FONT = "Tahoma"
NUMBER_SIZE = 12
NUMBER_COLOR = Color.new(255, 255, 255)
# Cores de Número customizadas.
# Deixe como está se vc não pretende usar este recurso.
GOLD_NUMBER_COLOR = Color.new(255, 255, 0)
ITEM_NUMBER_COLOR = {}
ARMOR_NUMBER_COLOR = {}
WEAPON_NUMBER_COLOR = {}
# Deixe true se vc utilizar o "Trickster's Method & Class Library".
TRICK_MACL = false
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Game_Character
#--------------------------------------------------------------------------
class Game_Character
attr_accessor :popup_icons
alias popup_gm_party_init initialize
def initialize
popup_gm_party_init
@popup_icons = []
end
def popup_icon(icon_name, number = 1, color = Popup_Item::NUMBER_COLOR)
@popup_icons.push([icon_name, number, color])
end
def fade_icon(icon_name, number = 1, color = Popup_Item::NUMBER_COLOR)
@fade_icons.push([icon_name, number, color])
end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Game_Party
#--------------------------------------------------------------------------
class Game_Party
def popup_icon(icon_name, number = 1, color = Popup_Item::NUMBER_COLOR)
$game_player.popup_icon(icon_name, number, color)
end
def fade_icon(icon_name, number = 1, color = Popup_Item::NUMBER_COLOR)
$game_player.fade_icon(icon_name, number, color)
end
alias popup_gm_party_gain_gold gain_gold
def gain_gold(n)
popup_gm_party_gain_gold(n)
if Popup_Item::GOLD_ICON != "" and $scene.is_a?(Scene_Map)
if Popup_Item::GOLD_NUMBER_COLOR.is_a?(Color)
color = Popup_Item::GOLD_NUMBER_COLOR
else
color = Popup_Item::NUMBER_COLOR
end
popup_icon(Popup_Item::GOLD_ICON, n, color)
end
end
alias popup_gm_party_gain_item gain_item
def gain_item(id, n)
popup_gm_party_gain_item(id, n)
return if id < 1 or id >= $data_items.size
if $scene.is_a?(Scene_Map)
if Popup_Item::ITEM_NUMBER_COLOR[id].is_a?(Color)
color = Popup_Item::ITEM_NUMBER_COLOR[id]
elsif Popup_Item::ITEM_NUMBER_COLOR[0].is_a?(Color)
color = Popup_Item::ITEM_NUMBER_COLOR[0]
else
color = Popup_Item::NUMBER_COLOR
end
popup_icon($data_items[id].icon_name, n, color)
end
end
alias popup_gm_party_gain_weapon gain_weapon
def gain_weapon(id, n)
popup_gm_party_gain_weapon(id, n)
return if id < 1 or id >= $data_weapons.size
if $scene.is_a?(Scene_Map)
if Popup_Item::WEAPON_NUMBER_COLOR[id].is_a?(Color)
color = Popup_Item::WEAPON_NUMBER_COLOR[id]
elsif Popup_Item::WEAPON_NUMBER_COLOR[0].is_a?(Color)
color = Popup_Item::WEAPON_NUMBER_COLOR[0]
else
color = Popup_Item::NUMBER_COLOR
end
popup_icon($data_weapons[id].icon_name, n, color)
end
end
alias popup_gm_party_gain_armor gain_armor
def gain_armor(id, n)
popup_gm_party_gain_armor(id, n)
return if id < 1 or id >= $data_armors.size
if $scene.is_a?(Scene_Map)
if Popup_Item::ARMOR_NUMBER_COLOR[id].is_a?(Color)
color = Popup_Item::ARMOR_NUMBER_COLOR[id]
elsif Popup_Item::ARMOR_NUMBER_COLOR[0].is_a?(Color)
color = Popup_Item::ARMOR_NUMBER_COLOR[0]
else
color = Popup_Item::NUMBER_COLOR
end
popup_icon($data_armors[id].icon_name, n, color)
end
end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# module RPG
#--------------------------------------------------------------------------
module RPG
#--------------------------------------------------------------------------
# RPG::Sprite
#--------------------------------------------------------------------------
class Sprite
def popup_icon(name, number = 1, color = Popup_Item::NUMBER_COLOR)
return if name == "" or name == nil
return if number.is_a?(Numeric) and number < 0 and !Popup_Item::FADE_LOSE
@icons = [] if !@icons.is_a?(Array)
icon = {}
icon["time"] = 0 - @icons.size * Popup_Item::ICON_DELAY
if number.is_a?(Numeric) and number < 0
icon["fade"] = true
number = - number
else
icon["fade"] = false
end
icon["sprite"] = RPG::Sprite.new(self.viewport)
if Popup_Item::BACKGROUND != ""
bitmap = RPG::Cache.picture(Popup_Item::BACKGROUND)
icon["sprite"].bitmap = Bitmap.new(bitmap.width, bitmap.height)
icon["sprite"].bitmap.blt(0, 0, bitmap, Rect.new(0,0,bitmap.width,bitmap.width))
else
icon["sprite"].bitmap = Bitmap.new(32,32)
end
bitmap = RPG::Cache.icon(name)
icon["sprite"].bitmap.blt(4, 4, bitmap, Rect.new(0,0,24,24))
if Popup_Item::NUMBER_SIZE > 0 and number != 1 and number != ""
icon["sprite"].bitmap.font.outline = true if Popup_Item::TRICK_MACL
icon["sprite"].bitmap.font.name = Popup_Item::NUMBER_FONT
icon["sprite"].bitmap.font.size = Popup_Item::NUMBER_SIZE
icon["sprite"].bitmap.font.color = color
icon["sprite"].bitmap.draw_text(5, 28 - Popup_Item::NUMBER_SIZE - 1, 27, Popup_Item::NUMBER_SIZE, number.to_s)
end
icon["sprite"].ox = 0
icon["sprite"].oy = 20
icon["sprite"].x = self.x
icon["sprite"].y = self.y - self.oy / 2 + 1 - icon["time"]
icon["sprite"].z = 3000
icon["sprite"].visible = false
@icons.push(icon)
end
def update_icons
return unless @icons.is_a?(Array)
return if Graphics.frame_count % 2 != 0
i = 0
while i < @icons.size
if @icons[i]["time"] > Popup_Item::ICON_TIME
@icons[i]["sprite"].bitmap.dispose
@icons[i]["sprite"].dispose
@icons.delete_at(i)
else
@icons[i]["time"] += 1
if @icons[i]["fade"]
op = [255 * (1 - @icons[i]["time"] / Popup_Item::ICON_TIME),0].max
@icons[i]["sprite"].opacity = op
else
@icons[i]["sprite"].y -= 1
end
@icons[i]["sprite"].visible = @icons[i]["time"] >= 0
i += 1
end
end
end
alias popup_sprite_update update
def update
popup_sprite_update
update_icons
end
end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Sprite_Character
#--------------------------------------------------------------------------
class Sprite_Character
alias popup_spr_char_update update
def update
popup_spr_char_update
if @character.is_a?(Game_Character)
while @character.popup_icons.size > 0
popup_icon(@character.popup_icons[0][0], @character.popup_icons[0][1],
@character.popup_icons[0][2])
@character.popup_icons.delete_at(0)
end
end
update_icons
end
end
Tibuda
samuel6406- Banido
- Mensagens : 49
Créditos : 11
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