Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


+2
LRock
JuanCollin
6 participantes

    Linguagem C - Variáveis

    JuanCollin
    JuanCollin
    Membro de Honra
    Membro de Honra


    Mensagens : 988
    Créditos : 98

    Linguagem C - Variáveis Empty Linguagem C - Variáveis

    Mensagem por JuanCollin Ter Fev 15, 2011 3:08 pm

    Nomes de Variáveis

    As variáveis no C podem ter qualquer nome se duas condições forem satisfeitas: o nome deve começar com uma letra ou sublinhado (_) e os caracteres subsequentes devem ser letras, números ou sublinhado (_). Há apenas mais duas restrições: o nome de uma variável não pode ser igual a uma palavra reservada, nem igual ao nome de uma função declarada pelo programador, ou pelas bibliotecas do C. Variáveis de até 32 caracteres são aceitas. Mais uma coisa: é bom sempre lembrar que o C é "case sensitive" e portanto deve-se prestar atenção às maiúsculas e minúsculas.

    Dicas quanto aos nomes de variáveis...
    • É uma prática tradicional do C, usar letras minúsculas para nomes de variáveis e maiúsculas para nomes de constantes. Isto facilita na hora da leitura do código;
    • Quando se escreve código usando nomes de variáveis em português, evita-se possíveis conflitos com nomes de rotinas encontrados nas diversas bibliotecas, que são em sua maioria absoluta, palavras em inglês.

    Os Tipos do C
    O C tem 5 tipos básicos: char, int, float, void, double. Destes não vimos ainda os dois últimos: O double é o ponto flutuante duplo e pode ser visto como um ponto flutuante com muito mais precisão. O void é o tipo vazio, ou um "tipo sem tipo". A aplicação deste "tipo" será vista posteriormente.

    Para cada um dos tipos de variáveis existem os modificadores de tipo. Os modificadores de tipo do C são quatro: signed, unsigned, long e short. Ao float não se pode aplicar nenhum e ao double pode-se aplicar apenas o long. Os quatro modificadores podem ser aplicados a inteiros. A intenção é que short e long devam prover tamanhos diferentes de inteiros onde isto for prático. Inteiros menores (short) ou maiores (long). int normalmente terá o tamanho natural para uma determinada máquina. Assim, numa máquina de 16 bits, int provavelmente terá 16 bits. Numa máquina de 32, int deverá ter 32 bits. Na verdade, cada compilador é livre para escolher tamanhos adequados para o seu próprio hardware, com a única restrição de que shorts ints e ints devem ocupar pelo menos 16 bits, longs ints pelo menos 32 bits, e short int não pode ser maior que int, que não pode ser maior que long int. O modificador unsigned serve para especificar variáveis sem sinal. Um unsigned int será um inteiro que assumirá apenas valores positivos. A seguir estão listados os tipos de dados permitidos e seu valores máximos e mínimos em um compilador típico para um hardware de 16 bits. Também nesta tabela está especificado o formato que deve ser utilizado para ler os tipos de dados com a função scanf():



    [/tr][tr]
    Tipo Num. Bits Formato p/ leitura c/ Scanf Intervalo
    Inicio/Fim
    Char 8 %c -128 / 127
    Unsigned Char 8 %c 0 / 255
    Signed Char 8 %c -128 / 127
    Int 16 %i -32.768 / 32.767
    Unsigned Int 16 %u 0 / 65.535
    signed int16%i-32.768 / 32.767
    short int16%hi-32.768 / 32.767
    unsigned short int16%hu0 / 65.535
    signed short int16%hi-32.768 / 32.767
    long int32%li-2.147.483.648 / 2.147.483.647
    signed long int32%li-2.147.483.648 / 2.147.483.647
    unsigned long int32%lu0 / 4.294.967.295
    float32%f3,4E-38 / 3.4E+38
    double64%lf1,7E-308 / 1,7E+308
    long double80%Lf3,4E-4932 / 3,4E+4932


    O tipo long double é o tipo de ponto flutuante com maior precisão. É importante observar que os intervalos de ponto flutuante, na tabela acima, estão indicados em faixa de expoente, mas os números podem assumir valores tanto positivos quanto negativos.

    Bom pessoal... Essa foi minha aula, por hoje é só espero ter ajudado...




    Última edição por Juan1208 em Ter Fev 15, 2011 5:24 pm, editado 2 vez(es)
    LRock
    LRock
    Novato
    Novato


    Mensagens : 4
    Créditos : 5

    Linguagem C - Variáveis Empty Re: Linguagem C - Variáveis

    Mensagem por LRock Ter Fev 15, 2011 4:13 pm

    Muito bom , eu ia fazer o tuto mais meio que esqueci
    Obs : Muda o nome do tópico , essa é linguagem C '-'
    JuanCollin
    JuanCollin
    Membro de Honra
    Membro de Honra


    Mensagens : 988
    Créditos : 98

    Linguagem C - Variáveis Empty Re: Linguagem C - Variáveis

    Mensagem por JuanCollin Ter Fev 15, 2011 4:58 pm

    Oks, acho que confundi Razz
    FilipeJF
    FilipeJF
    Aldeia Friend
    Aldeia Friend


    Medalhas : Linguagem C - Variáveis Trophy11Linguagem C - Variáveis 94Jxv
    Mensagens : 1859
    Créditos : 134

    Linguagem C - Variáveis Empty Re: Linguagem C - Variáveis

    Mensagem por FilipeJF Dom Mar 27, 2011 12:19 pm

    Ótimo tuto, me ajudou bastante apesar de mim estar iniciando com Linguagens desse tipo agora.


    _________________

    Linguagem C - Variáveis Atpqp
    O Equívoco do Sábio - conto na Amazon
    ÍndioVelho
    ÍndioVelho
    Novato
    Novato


    Mensagens : 1
    Créditos : 0

    Linguagem C - Variáveis Empty Re: Linguagem C - Variáveis

    Mensagem por ÍndioVelho Dom Ago 26, 2012 2:06 am

    Mim também estar aprendendo agora.
    avatar
    FFogomax
    Experiente
    Experiente


    Mensagens : 557
    Créditos : 37

    Linguagem C - Variáveis Empty Re: Linguagem C - Variáveis

    Mensagem por FFogomax Dom Ago 26, 2012 2:37 pm

    ÍndioVelho, sem ressuscitar tópicos, você só pode postar em tópicos na qual a última mensagem foi a 60 dias se não me engano.
    Motodark
    Motodark
    Ocasional
    Ocasional


    Mensagens : 169
    Créditos : 5

    Linguagem C - Variáveis Empty Re: Linguagem C - Variáveis

    Mensagem por Motodark Sex Dez 05, 2014 1:09 am

    Bem legal mesmo seu tuto ajudou bastante.

    Conteúdo patrocinado


    Linguagem C - Variáveis Empty Re: Linguagem C - Variáveis

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Nov 22, 2024 12:17 am