Olá postei esse tutorial no MMORPG Brasil, então vou postar aqui também ^^
-Bom resolvi fazer esse tutorial, pois me foi
questionado no msn por 3 pessoas "Como ponho uma descrição nas classes,
quando o player for escolher entre: Arqueiro, Guerreiro e etc??" Depois de
explicar para 2 pessoas, eu acabei me dando conta de que muitos jogos em
Eclipse, não tem um sisteminha simples desse.
Antes de mais nada uma pequena legenda:
-Tudo que estiver em Verde é explicação minha do que você tem que fazer, ou do
que tal coisa faz.
-Tudo que estiver em vermelho são códigos ou algum nome que você tem que
alterar.
Bom ao trabalho!
----PASSO 1!
Vá na pasta server, entre no classes.ini e crie suas classes (neste tutorial
vou usar 3 exemplos de classes) que são:
Guerreiro, Magico e Arqueiro. Pronto ás
3 estão criadas na classe.ini
----PASSO 2!
-Primeiramente entre na Source do cliente.
-Vá na frmMenu, ali vai aparecer o conhecido seletor de classes.
-Onde estiver um bom espaço sem nada
adicione um label que pode ser encontrado na barra de ferramentas do VB,
ele tem um "A" na fotinho.
-Clique duas vezes neste label, vá ali nas propriedades dele e coloque no
"(name)" isso aqui: lblDescri (Abreviação de descrição).
-Baixe o scroll até encontrar "Caption" e apague o que estiver ali,
provavelmente vai estar "label1" APAGUE!
-Ainda ali na propriedades do label, em "AutoSize" marque como True (Isso vai fazer com que o label se ajuste ao
tamanho do texto que você escrever para as classes.)
----PASSO 3!
-Ainda na source do cliente
-Continue na frmMenu e de um duplo clike na "ListBox" das classes OU Entre na frmMenu e procure NELA por Private Sub
cmbClass_Click() (Caso você não saiba
procurar nela: Entre na frmMenu, aperte ctrl+f depois selecione a opção
"Current Module")
-Adicione o seguinte codigo embaixo de tudo que estiver nessa sub, no meu caso
o que tinha ali era:
newCharClass = cmbClass.ListIndex
newCharSprite = 0
NewCharacterBltSprite
Embaixo disso adicione isso:
If cmbClass.text = "Guerreiro" Then
lblDescri.Caption = "São fortes e lutadores por natureza"
ElseIf cmbClass.text = "Magico" Then
lblDescri.Caption = "São feitos para magia"
ElseIf cmbClass.text = "Arqueiro" Then
lblDescri.Caption = "Usam arcos e correm feito doidos"
Else
lblDescri.Caption = ""
End If
-------------------------------
Pronto!
Agora explicação do que você acabou de fazer (Caso você queira aprender e não
só copiar):
Você precisa criar um verificador do cmbClass mais especificamente no cmbClick ou
seja, se o player clicar ali então execute essa condição aqui.
If cmbClass.text = "Guerreiro" Then (Se cmbClass.text for = a Guerreiro então faça alguma coisa, esse cmbClass.text é o texto que aparece em cima do ListBox de seleção de classes, ou seja, a parte onde aparece escrito, guerreiro, magico, arqueiro etc...) (Onde diz "Guerreiro" substitua pelo nome da classe que você colocou, sempre deixe entre "" o que você escrever ali)
lblDescri.Caption = "São fortes e lutadores por natureza" (aqui nesta parte você esta dizendo para ele que é para ele jogar no lblDescri, aquele label que você acabou de criar, a descrição que você esta acabando de botar entre "") (Onde diz "São fortes e lutadores por natureza" Substitua pela descrição que você desejar, sempre deixe entre "" o que você escrever ali)
ElseIf cmbClass.text = "Magico" Then (Aqui é exatamente a mesma coisa do de cima, porem com o Elseif, Elseif como o próprio nome sugeri, é a combinação de else + if é uma condição alternativa. Facilita para não enxer um projeto de if e end if. Pois ele permite adicionar mais de uma condição dentro de um mesmo if) (Onde diz "Magico" substitua pelo nome da classe que você colocou, sempre deixe entre "" o que você escrever ali)
lblDescri.Caption = "São feitos para magia" (Mesma coisa que o que esta na if do Guerreiro) (Onde diz "São feitos para magia" Substitua pela descrição que você desejar, sempre deixe entre "" o que você escrever ali)
ElseIf cmbClass.text = "Arqueiro" Then (Igual a elseif do Magico) (Onde diz "Arqueiro" substitua pelo nome da classe que você colocou, sempre deixe entre "" o que você escrever ali)
lblDescri.Caption = "Usam arcos e correm feito doidos" (Igual ao que esta no Guerreiro) (Onde diz "Usam arcos e correm feito doidos" Substitua pela descrição que você desejar, sempre deixe entre "" o que você escrever ali)
Else (Se não faz alguma coisa)
lblDescri.Caption = "" (jogue na label nenhuma coisa escrita)
End If (Fim desta Condição)
Melhor explicando esse fechamento do if: (Se não for nenhuma das classes ali de
cima, então não precisa aparecer descrição nenhuma na label).
----
Bom é isso Galera, espero que gostem ^^
Créditos a mim mesmo Megos Arco.
P.S: Caso queiram colocar em algum outro fórum, por favor creditem ele
corretamente!
ABRAÇO A TODOS!
(Dei uma editada, para arrumar uns paragrafos que estavam meio confusos ^^ sem nivelamento)
-Bom resolvi fazer esse tutorial, pois me foi
questionado no msn por 3 pessoas "Como ponho uma descrição nas classes,
quando o player for escolher entre: Arqueiro, Guerreiro e etc??" Depois de
explicar para 2 pessoas, eu acabei me dando conta de que muitos jogos em
Eclipse, não tem um sisteminha simples desse.
Antes de mais nada uma pequena legenda:
-Tudo que estiver em Verde é explicação minha do que você tem que fazer, ou do
que tal coisa faz.
-Tudo que estiver em vermelho são códigos ou algum nome que você tem que
alterar.
Bom ao trabalho!
----PASSO 1!
Vá na pasta server, entre no classes.ini e crie suas classes (neste tutorial
vou usar 3 exemplos de classes) que são:
Guerreiro, Magico e Arqueiro. Pronto ás
3 estão criadas na classe.ini
----PASSO 2!
-Primeiramente entre na Source do cliente.
-Vá na frmMenu, ali vai aparecer o conhecido seletor de classes.
-Onde estiver um bom espaço sem nada
adicione um label que pode ser encontrado na barra de ferramentas do VB,
ele tem um "A" na fotinho.
-Clique duas vezes neste label, vá ali nas propriedades dele e coloque no
"(name)" isso aqui: lblDescri (Abreviação de descrição).
-Baixe o scroll até encontrar "Caption" e apague o que estiver ali,
provavelmente vai estar "label1" APAGUE!
-Ainda ali na propriedades do label, em "AutoSize" marque como True (Isso vai fazer com que o label se ajuste ao
tamanho do texto que você escrever para as classes.)
----PASSO 3!
-Ainda na source do cliente
-Continue na frmMenu e de um duplo clike na "ListBox" das classes OU Entre na frmMenu e procure NELA por Private Sub
cmbClass_Click() (Caso você não saiba
procurar nela: Entre na frmMenu, aperte ctrl+f depois selecione a opção
"Current Module")
-Adicione o seguinte codigo embaixo de tudo que estiver nessa sub, no meu caso
o que tinha ali era:
newCharClass = cmbClass.ListIndex
newCharSprite = 0
NewCharacterBltSprite
Embaixo disso adicione isso:
If cmbClass.text = "Guerreiro" Then
lblDescri.Caption = "São fortes e lutadores por natureza"
ElseIf cmbClass.text = "Magico" Then
lblDescri.Caption = "São feitos para magia"
ElseIf cmbClass.text = "Arqueiro" Then
lblDescri.Caption = "Usam arcos e correm feito doidos"
Else
lblDescri.Caption = ""
End If
-------------------------------
Pronto!
Agora explicação do que você acabou de fazer (Caso você queira aprender e não
só copiar):
Você precisa criar um verificador do cmbClass mais especificamente no cmbClick ou
seja, se o player clicar ali então execute essa condição aqui.
If cmbClass.text = "Guerreiro" Then (Se cmbClass.text for = a Guerreiro então faça alguma coisa, esse cmbClass.text é o texto que aparece em cima do ListBox de seleção de classes, ou seja, a parte onde aparece escrito, guerreiro, magico, arqueiro etc...) (Onde diz "Guerreiro" substitua pelo nome da classe que você colocou, sempre deixe entre "" o que você escrever ali)
lblDescri.Caption = "São fortes e lutadores por natureza" (aqui nesta parte você esta dizendo para ele que é para ele jogar no lblDescri, aquele label que você acabou de criar, a descrição que você esta acabando de botar entre "") (Onde diz "São fortes e lutadores por natureza" Substitua pela descrição que você desejar, sempre deixe entre "" o que você escrever ali)
ElseIf cmbClass.text = "Magico" Then (Aqui é exatamente a mesma coisa do de cima, porem com o Elseif, Elseif como o próprio nome sugeri, é a combinação de else + if é uma condição alternativa. Facilita para não enxer um projeto de if e end if. Pois ele permite adicionar mais de uma condição dentro de um mesmo if) (Onde diz "Magico" substitua pelo nome da classe que você colocou, sempre deixe entre "" o que você escrever ali)
lblDescri.Caption = "São feitos para magia" (Mesma coisa que o que esta na if do Guerreiro) (Onde diz "São feitos para magia" Substitua pela descrição que você desejar, sempre deixe entre "" o que você escrever ali)
ElseIf cmbClass.text = "Arqueiro" Then (Igual a elseif do Magico) (Onde diz "Arqueiro" substitua pelo nome da classe que você colocou, sempre deixe entre "" o que você escrever ali)
lblDescri.Caption = "Usam arcos e correm feito doidos" (Igual ao que esta no Guerreiro) (Onde diz "Usam arcos e correm feito doidos" Substitua pela descrição que você desejar, sempre deixe entre "" o que você escrever ali)
Else (Se não faz alguma coisa)
lblDescri.Caption = "" (jogue na label nenhuma coisa escrita)
End If (Fim desta Condição)
Melhor explicando esse fechamento do if: (Se não for nenhuma das classes ali de
cima, então não precisa aparecer descrição nenhuma na label).
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Bom é isso Galera, espero que gostem ^^
Créditos a mim mesmo Megos Arco.
P.S: Caso queiram colocar em algum outro fórum, por favor creditem ele
corretamente!
ABRAÇO A TODOS!
(Dei uma editada, para arrumar uns paragrafos que estavam meio confusos ^^ sem nivelamento)
Última edição por Megos em Qui Fev 03, 2011 1:29 pm, editado 5 vez(es)