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[EVENT] Sistema de Cash (NP3)

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Mensagem por mrpurple Sáb Abr 14, 2012 3:55 pm

Introdução

Iae pessoal, estou aqui disponibilizando à vocês um sistema que eu criei para meu projeto. Ele é quase todo baseado em evento, só tem uma partezinha que precisa utilizar o script. Vamos lá!

Tutorial

1º Crie uma variável chamada "Cash" (sem aspas).

2º Em seguida, crie um evento chamado "Add Cash" (somente para testar o sistema).

3º Neste evento, você vai em opções de variável, selecione a var. "Cash", nela selecione o botão de seleção que tem um "+" do lado, e em valor selecione a quantidade de Cash que deseja adicionar ao usuário quando ele interagir com o evento, e de "ok". Ponha uma imagem no evento, e salve-o.

4º Crie um evento chamado "Loja", adicione uma imagem à ele, e crie ESCOLHAS. Nestas escolhas, coloque uma delas com o nome de "Poção [10 CASH] (somente um exemplo), e de OK.

5º Agora, adicione à escolha (quando o personagem escolher a "Poção [10 CASH]) uma condição de variável. Nela ponha MAIOR OU IGUAL, e no campo de valor coloque "10" (quanto custa o item).

6º Caso a condição for cumprida, crie outra opção de variável, e selecione o botão de seleção que tem um "-", e no valor coloque "10" (para diminuir o CASH).

7º Em seguida ponha para adicionar um ítem, e selecione para adicionar uma poção.

8º Caso a condição do valor de cash não for cumprida, adicione uma mensagem dizendo "Você não tem CASH suficientes".


O sistema de CASH está pronto, porém o usuário deve ver quando CASH ele tem. Para fazer isto, vá no Script "[WIN] Window_Status" e substitua por este:

Código:
#==============================================================================
# ** Status
#------------------------------------------------------------------------------
#  By Marlos Gama
#  Modificado por DoutorGoRi
#-----------------------------------------------------------------------------
#  Radbox Gamez - todos os direitos reservados
#------------------------------------------------------------------------------
 
class Window_Status2 < Window_Base
  def initialize
    super(25,70,210,260)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    @dragable = true
    @closable = true
    self.z = 999999
    self.back_opacity = 200
    if User_Edit::DISTRIBUIR_ACTIVE == true
    @str = Button.new(self,145+15, 120+3, " + ") {str}
    @agi = Button.new(self,145+15, 140+3, " + ") {agi}
    @dex = Button.new(self,145+15, 160+3, " + ") {dex}
    @int = Button.new(self,145+15, 180+3, " + ") {int}
    end
    refresh
  end
 
  def update
    super
    refresh if something_changed?
  end
 
  def on_close
    self.visible = false
    self.active = false
    $fechando_ativar = true
  end

  def refresh
    @actor = $game_party.actors[0]
    @old_lvl = @actor.level
    @old_gold = $game_party.item_number(Item_Ouro::Item_Id.to_i)
    @old_hp = @actor.hp
    @old_sp = @actor.sp
    @old_exp = @actor.now_exp
    @old_maxhp = @actor.maxhp
    @old_maxsp = @actor.maxsp
    @old_pontos = $distribuir_pontos
    @old_str = @actor.str
    @old_dex = @actor.dex
    @old_int = @actor.int
    @old_agi = @actor.agi
    self.contents.clear
    # Level
    self.contents.draw_text(0, 0, 62, 32, "Level")
    self.contents.draw_text(100, 0, 100, 32, "#{@actor.level}")
    # Ouro
    self.contents.draw_text(0, 20, 32, 32, "GP")
    self.contents.draw_text(100, 20, 100, 32, $game_party.item_number(Item_Ouro::Item_Id.to_i).to_s)
    # HP\MaxHP
    self.contents.draw_text(0, 40, 100, 32, "HP/MaxHP")
    self.contents.draw_text(100, 40, 200, 32, "#{@actor.hp}/#{@actor.maxhp}")
    # SP\MaxSP
    self.contents.draw_text(0, 60, 100, 32, "SP/MaxSP")
    self.contents.draw_text(100, 60, 200, 32, "#{@actor.sp}/#{@actor.maxsp}")
    # HP\MaxHP
    self.contents.draw_text(0, 80, 72, 32, "Exp/Próximo")
    self.contents.draw_text(100, 80, 200, 32, "#{@actor.now_exp}/#{@actor.next_exp}")
    # Str
    self.contents.draw_text(0, 100, 32, 32, "Str")
    self.contents.draw_text(100, 100, 100, 32, "#{@actor.str}")
    # Agi
    self.contents.draw_text(0, 120, 32, 32, "Agi")
    self.contents.draw_text(100, 120, 100, 32, "#{@actor.agi}")
    # Def
    self.contents.draw_text(0, 140, 32, 32, "Def")
    self.contents.draw_text(100, 140, 100, 32, "#{@actor.dex}")
    # Int
    self.contents.draw_text(0, 160, 32, 32, "Int")
    self.contents.draw_text(100, 160, 100, 32, "#{@actor.int}")
    # Atk
    self.contents.draw_text(0, 180, 62, 32, "Pontos")
    if $distribuir_pontos < 0
    self.contents.draw_text(100, 180, 32, 32, "0",0) 
    else 
    self.contents.draw_text(100, 180, 100, 32, $distribuir_pontos.to_s,0)
    end
    # Cash
    self.contents.draw_text(0, 200, 100, 32, "")
    self.contents.draw_text(0, 200, 100, 32, "Cash: #{$game_variables[5]}")
  end
 
  def something_changed?
    return true if @old_lvl != @actor.level
    return true if @old_gold != $game_party.item_number(Item_Ouro::Item_Id.to_i)
    return true if @old_exp != @actor.now_exp
    return true if @old_hp != @actor.hp
    return true if @old_sp != @actor.sp
    return true if @old_maxhp != @actor.maxhp
    return true if @old_maxsp != @actor.maxsp
    return true if @old_str != @actor.str
    return true if @old_dex != @actor.dex
    return true if @old_int != @actor.int
    return true if @old_agi != @actor.agi
    return true if @old_pontos != $distribuir_pontos
    return false
  end
 
  def str
    if $distribuir_pontos >= 1
    $distribuir_pontos -= 1
    $game_actors[1].str += 1
    #$status.refresh
  else
    #$status.refresh
  end
 end
 
  def dex
  if $distribuir_pontos >= 1
  $distribuir_pontos -= 1
  $game_actors[1].dex += 1
  #$status.refresh
 else
  #$status.refresh
  end
 end
 
  def agi
    if $distribuir_pontos >= 1
    $distribuir_pontos -= 1
    $game_actors[1].agi += 1
    #$status.refresh
  else
    #$status.refresh
  end
 end
 
  def int
    if $distribuir_pontos >= 1
    $distribuir_pontos -= 1
    $game_actors[1].int += 1
    #$status.refresh
  else
    #$status.refresh
  end
 end
 

end

Agora, quando você abrir aquela Window do NetPlay v3 que mostra o nível, ataque, dinheiro, etc, também mostrará a quantidade de Cash que você tem.

Vídeo

Tentei fazer um vídeo mostrando o processo de criação do sistema, não ficou muito bom, mas tá ai!!!

https://www.youtube.com/watch?v=sgwZ9plnMYE

OBS

Créditos à DoutorGoRi por ter criado o sistema, e postado no tópico.

Qualquer um pode postar este sistema em outro fórum, porém deve utilizar os devidos créditos!

TENHA UM BOM USO!!!

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Mensagem por Steve_Jobs Sáb Abr 14, 2012 6:25 pm

Muito bom sistema. Com certeza irei utilizar em meu projeto!

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Mensagem por MarcosRpgMaker Sáb Abr 14, 2012 6:31 pm

Não vou utilizar mas ficou muito bom. Obrigado por poostar!!

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Mensagem por mrpurple Sáb Abr 14, 2012 6:34 pm

Steve_Jobs escreveu:Muito bom sistema. Com certeza irei utilizar em meu projeto!

+1 REP

Não vou utilizar mas ficou muito bom. Obrigado por poostar!!

Obrigado aos dois!! tenham um bom uso do sistema.

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Mensagem por Nanzin Sáb Abr 14, 2012 6:52 pm

eu fiz um sistema assim completo, com loja e Modificaçao nas especificaçoes, e sem utilização de variavel do sistema ($game_variables[id]) '-'

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Mensagem por Maverick ~ Sáb Abr 14, 2012 7:03 pm

Nanzin escreveu:eu fiz um sistema assim completo, com loja e Modificaçao nas especificaçoes, e sem utilização de variavel do sistema ($game_variables[id]) '-'
Sem querer desmerecer seu trabalho mais o do Nanzin é melhor
pelo fato de trabalhar com o "servidor" e o Administrador
tem quase 100% de controle e também o sistema de loja,
mas de qualquer forma +1Cred Razz

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Mensagem por mrpurple Sáb Abr 14, 2012 7:06 pm

Acontece que eu não quis fazer por script para facilitar a vida dos novatos, eu só adicionei duas linhas no [WIN] Window_Status

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Mensagem por Canjoo Sáb Abr 28, 2012 4:46 pm

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Mensagem por Shoyu! Sáb Abr 28, 2012 5:09 pm

Ainda sim prefiro o sistema de cash do Nanzin. Lá tem total controle do Cash.
Mas obrigado pela disponibilização.

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Mensagem por Lief Sáb Abr 28, 2012 5:43 pm

Simples,qualquer eventer pode fazer(Talvez não qualquer)
Mas mesmo assim +1cred por disponibilizar
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