Primeiramente queria deixar bem claro que é meu primeiro post aqui na Aldeia, qualquer dúvida sobre roteiros estou aqui para ajudar.
Bom, como todos sabem criar um roteiro não é nada fácil, envolve muito tempo e também muito esforço para que tudo saia conforme você planejou (tendo continuação para seu game ou não), mas como fazer uma história que seja ao mesmo tempo PERFEITA e SIMPLES?
Já tenho vários anos de experiência com roteiros de games, quadrinhos, tirinhas, e outras coisas relacionadas e nunca foi fácil (pelo menos para mim) ter idéias que façam com que o texto fique legal e bem fluido para seguir o raciocínio.
Vou separar esse tutorial em partes para ficar mais fácil de se entender e espero que saia bem explicado.
Você estava pensando em fazer um game com uma história diferente e de uma hora para a outra surge uma idéia ótima para se envolver, mas você tem medo que o game não saia do jeito que você está pensando e ai começam as dúvidas. O que fazer?
Quando você tem a idéia a seguir a melhor forma de se desenvolver é fazer um rascunho básico com as informações (nomes de personagens, separar por "caminhos" a serem seguidos por cada um), feito isso comece a escrever seu texto sempre pensando em ter uma linha de raciocínio coerente e um português correto, vou dar alguns exemplos:
1 - Texto errado e sem coerência
Há mais ou menos 3.000 anos, um jovem foi prometido a um Deus como o salvador de Aliptium onde enfrentaria os seus piores pesadelos.
Viram?
O Texto simplesmente não fez sentido, o que é ALIPTIUM? Uma cidade? Uma pessoa?
Muitos vão me perguntar o seguinte, "mas e se eu quiser fazer um texto de suspense? Aquele texto em que a pessoa fica agoniada para descobrir o que é oque?"
Textos que são para o jogador "desvendar", na maioria das vezes, são os que mais precisam de cuidados ao ser escritos.
Vamos ao segundo exemplo:
2 - Texto correto
Há mais ou menos 3.000 anos, um jovem foi prometido a um Deus como o salvador de sua terra natal, a cidade de Aliptium, onde enfrentará os seus piores pesadelos.
Um texto simples e com um tema muito bacana e fácil de abordar para continuações e até para um game Online.
Muitos textos sobre RPG tem várias e vários aspectos com games em comum, mesmo a pessoa tendo em mente fazer algo novo, uma história nova, sempre sai alguma coisa relacionada a games que já foram feitos.
É difícil encontrar algo que não tenha sido pensado ainda, mas mesmo assim sempre tente inovar, a mesmice acaba deixando seu jogo com pouca popularidade e também não é legal de se jogar algo que já é relacionado a outro jogo (a não ser que você tenha em mente criar um fan game daquele respectivo jogo).
Isso é outra coisa muito comum nos roteiros, são acontecimentos que são completamente sem sentido algum, como no exemplo:
João reencontrou seu pai, nesse reencontro descobriu que ele não era apenas o seu pai mais também o Imperador de Aliptium.
Seu pai era um ser terrível, completamente dominado pelo poder e pela dominação, foi então que seu pai resolveu lhe matar. Nesse momento tudo ao se redor se desmoronou e um ser sinistro foi aparecendo, seu pai já estava morto (?)
Pera ai, como seu pai morreu? Tomou um susto?
Isso é muito comum, as vezes eu rio muito com alguns roteiros.
Bom, espero que esse tutorial ajude muito quem ainda está escrevendo e também quem pensa em escrever histórias para seus games.
Demorei um pouco para fazer essas explicações e aplicações para melhorar ainda mais o entendimento.
Bom, como todos sabem criar um roteiro não é nada fácil, envolve muito tempo e também muito esforço para que tudo saia conforme você planejou (tendo continuação para seu game ou não), mas como fazer uma história que seja ao mesmo tempo PERFEITA e SIMPLES?
Já tenho vários anos de experiência com roteiros de games, quadrinhos, tirinhas, e outras coisas relacionadas e nunca foi fácil (pelo menos para mim) ter idéias que façam com que o texto fique legal e bem fluido para seguir o raciocínio.
Vou separar esse tutorial em partes para ficar mais fácil de se entender e espero que saia bem explicado.
Começando a idéia
Você estava pensando em fazer um game com uma história diferente e de uma hora para a outra surge uma idéia ótima para se envolver, mas você tem medo que o game não saia do jeito que você está pensando e ai começam as dúvidas. O que fazer?
Quando você tem a idéia a seguir a melhor forma de se desenvolver é fazer um rascunho básico com as informações (nomes de personagens, separar por "caminhos" a serem seguidos por cada um), feito isso comece a escrever seu texto sempre pensando em ter uma linha de raciocínio coerente e um português correto, vou dar alguns exemplos:
1 - Texto errado e sem coerência
Há mais ou menos 3.000 anos, um jovem foi prometido a um Deus como o salvador de Aliptium onde enfrentaria os seus piores pesadelos.
Viram?
O Texto simplesmente não fez sentido, o que é ALIPTIUM? Uma cidade? Uma pessoa?
Muitos vão me perguntar o seguinte, "mas e se eu quiser fazer um texto de suspense? Aquele texto em que a pessoa fica agoniada para descobrir o que é oque?"
Textos que são para o jogador "desvendar", na maioria das vezes, são os que mais precisam de cuidados ao ser escritos.
Vamos ao segundo exemplo:
2 - Texto correto
Há mais ou menos 3.000 anos, um jovem foi prometido a um Deus como o salvador de sua terra natal, a cidade de Aliptium, onde enfrentará os seus piores pesadelos.
Um texto simples e com um tema muito bacana e fácil de abordar para continuações e até para um game Online.
Evite copiar
Muitos textos sobre RPG tem várias e vários aspectos com games em comum, mesmo a pessoa tendo em mente fazer algo novo, uma história nova, sempre sai alguma coisa relacionada a games que já foram feitos.
É difícil encontrar algo que não tenha sido pensado ainda, mas mesmo assim sempre tente inovar, a mesmice acaba deixando seu jogo com pouca popularidade e também não é legal de se jogar algo que já é relacionado a outro jogo (a não ser que você tenha em mente criar um fan game daquele respectivo jogo).
Não crie coisas sem nexo
Isso é outra coisa muito comum nos roteiros, são acontecimentos que são completamente sem sentido algum, como no exemplo:
João reencontrou seu pai, nesse reencontro descobriu que ele não era apenas o seu pai mais também o Imperador de Aliptium.
Seu pai era um ser terrível, completamente dominado pelo poder e pela dominação, foi então que seu pai resolveu lhe matar. Nesse momento tudo ao se redor se desmoronou e um ser sinistro foi aparecendo, seu pai já estava morto (?)
Pera ai, como seu pai morreu? Tomou um susto?
Isso é muito comum, as vezes eu rio muito com alguns roteiros.
Considerações finais e agradecimentos
Bom, espero que esse tutorial ajude muito quem ainda está escrevendo e também quem pensa em escrever histórias para seus games.
Demorei um pouco para fazer essas explicações e aplicações para melhorar ainda mais o entendimento.
Créditos
Klarift - Produção & Publicação
Klarift - Produção & Publicação