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    [Eventos] Variável exibida no mapa através de characters

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    Mensagem por Kuraudo Sáb Mar 03, 2012 6:00 pm

    Variável exibida no mapa através de characters

    Introdução

    O que este sistema por eventos faz? Ele exibe através de characteres uma variável qualquer, na demo eu inseri variável com até 5 digitos, mas é possível mais que isso. Isto pode não parecer a coisa mais util do mundo, mas mostra a capacidade de calculo do rpg maker xp, e abre portas para sistemas por eventos mais complexos. Na demo você define a variável e os characters se modificam, mas você pode decidir funções para essa variável, pode ser HP, MP... para uma HUD, ou pontos num mini-game qualquer. Isso depende de você. É obvio que dá para fazer isto por script, mas eu vim trazer-lhes por eventos porquê concerteza serve mais para aprendizado e aperfeiçoamento de sua técnica de eventos.

    Bugs conhecidos: Ao alterar a casa de dezena de milhar, por uma fração de segundo a unidade é alterada para 9, provavelmente devido a velocidade baixa do refresh dos processos paralelos.



    Se usar, dê os devidos créditos!

    Screenshot:

    Spoiler:



    Mini-Explicação:

    A idéia é simples, porém envolve vários calculos, dentro da demo vc insere 35271 na variavel modificavel, para as dezenas de milhares uma variavel diferente assume este mesmo valor, esta variavel e dividida por 10000, como o rpg maker xp não lê decimais, a variavel torna-se 3, e com este 3 faz-se a casa das dezenas de milhar.
    Spoiler:
    Outra variável assume o valor 35271 novamente, divide-se por 10000 tornando-se 3, multiplica-se por 10 tornando-se 30, outra variavel assume novamente o 35271, divide por 1000 tornando-se 35, subtraise 30 de 35 e obtem-se o 5, que sera o valor da casa do milhar.
    Spoiler:
    Agora substitui-se uma variavel pelo 3 das dezenas de milhares, multiplica-se por 100, obtendo-se 300, outra assume o valor de 5, da casa de milhar, multiplica-se por 10 obtendo-se 50. Então outra variável assume o valor de 35271, divide-se por 100 obtendo-se 352, subtrai-se 352 do 300 e do 50 anteriores e obtem-se 2, que será o valor das centenas.
    Spoiler:
    Agora uma outra variável assume o valor de 3 da dezena de milhar, multiplica-se por 1000, obtendo-se 3000, outra variavel assume o 5 do milhar e multiplica-se por 100, temos agora 500, outra variavel assume o 2 das centenas, multiplica por 10 obtendo-se 20. Mais uma variavel assume o 35271, divide-se por 10 e temos 3527, subtrai-se 3000 e 500 e 20 dos anteriores e temos 7, que será a casa das dezenas.
    Spoiler:
    Agora outra variável assume o valor 3 das dezenas de milhares, multiplica-se por 3 e temos 30000, outra variavel assume o 5 dos milhares e multiplica-se por 1000, obtendo-se 5000, outra variavel assume o 2 das centenas, multiplica-se por 100 obtendo-se 200, outra variavel assume o 7 das dezenas, multiplica-se por 10 obtendo-se 70. Outra variavel assume o 35271, subtrai-se 30000, 5000, 200 e 70 dos calculos anteriores e temos o 1 da casa das unidades.
    Spoiler:

    Agora temos 5 variável que assumem respectivamente os valores da dezena de milhar, milhar, centena, dezena e unidade. Cria-se um evento para cada um desses algarimos, cada um com 10 páginas e na "Condições do Evento" (não é a "Condições..." dos comandos de eventos, é a que você define no lado esquerdo da janela do seu evento) coloca-se na área variável maior igual a partir da página 1 respectivamente os valores 1,2,3,4,5,6,7,8,9, claro que a variável envolvida será a mesma da casa envolvida, no evento do milhar por exemplo, a variável será a da casa de milhar.
    Spoiler:
    Se tudo esta muito confuso, baixe a demo e verifique como é feito, não é nada tão complicado.

    Download: http://www.4shared.com/rar/jPMtwh-J/Nmero_no_Mapa_2.html

    Proibido postar em outro fórum sem minha permissão.


    Última edição por Kuraudo em Sáb Mar 03, 2012 6:38 pm, editado 5 vez(es)


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    Mensagem por FFogomax Sáb Mar 03, 2012 6:14 pm

    Arruma o tópico, o texto está gigante.
    Uns espaços entre ele ficaria bom.
    Umas imagens também cara, porém é muito bom o resultado.
    +Credit. Razz
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    Mensagem por Kuraudo Sáb Mar 03, 2012 6:17 pm

    Desculpe se o texto está grande, mas é pq são mtos calculos msm =\ Vou postar umas imagens dos eventos para melhor entendimento do pessoal, valeu a dica!


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    Mensagem por FFogomax Sáb Mar 03, 2012 6:19 pm

    Calculo? To ferrado. Fuckthashit
    Pensei que era só uns números, fui pro meio do texto e ainda tinha cálculos. Omg
    Odeio esse mundo de cálculos. Okay
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    Mensagem por Kuraudo Sáb Mar 03, 2012 6:20 pm

    Não precisa se preocupar, são apenas operações de multiplicação, divisão, e subtração. Até pq o rpg maker xp não faz coisas como logaritmo, integral, complexos e tal... Da uma olhada na demo, é facil entender! Successful


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    Mensagem por RD12 Sáb Mar 03, 2012 8:05 pm

    Nss tantos calculos para isso, sou mais usar um draw_text '-' por isso saí de eventos para scripts kkk
    Mas merece + 1 cred pelo texto enorme e ensinar isso.
    obs: vc é um ótimo mapper Razz
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    Mensagem por Kuraudo Sáb Mar 03, 2012 8:17 pm

    Hehe, realmente script é mais fácil, mas para quem não entende nada de script muitas vezes um sistema por eventos é melhor alternativa :). De qualquer forma obrigado!

    @off

    obrigado pelos elogios de mapeamento Successful


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