Isso é algo muito fácil, quando comecei fazer meu jogo on, eu quis fazer isso, tentei e conseguir de boa, se você não consegue fazer isso recomendo estudar mais, pois aldeia não é lugar para iniciantes, pois eles venham aqui e já querem criar um jogo ON sem nem mesmo conhecer alguns comandos básicos de eventos.
Cara aqui não escravos não que do nada vai sair do que ta fazendo e criar um script pra vc, se quiser contrate um scripter pro teu jogo ou um eventer, da pra fazer isso por eventos facilmente, agora me responde, vc é oq? eventer? pixel art? vc é nada, só cria uns mapas feios e vem pedir sistemas aqui, não tem como criar um jogo se vc nao é nada. Pelo menos recrute alguem.
vc é mapper só pq é facil, só arrastar um tile e clicar, seus mapas devem ser muito feio, nem estudar mapeamento deve ter estudado.. Você tem que aprender cara, to no rm a + de 1 ano e ainda nao criei um jogo.
aff ninguem aki é obrigado a ajudar, isso é facil de fazer por eventos, só estudar o basico que vc consegue, se você não sabe eventos, não pode criar um jogo, se vc ñ pode criar um jogo nem tente criar um online. irei lhe dizer uma frase que todos os iniciantes devem saber: "Nunca crie um jogo on no RM sem ter criado um Off primeiro."
Eu ajudei '=', mas vc n aceitou.. e em vez de ir ver um tutorial de eventos continua pedindo pras pessoas sistemas, a gente responde umas duvidas, e ajuda nos erros, as ficar fazendo sistemas para as pessoas é dificil cara =/ desculpa cara.