por Alan_Hearshel Sex Fev 10, 2012 4:31 pm
Pra esse caso da caixa é bem simples.
Primeiro, vc coloca uma porta, fechada feita como ev de processo paralelo que tenha como Condição de Evento uma Switch "Porta" como OFF.
No local do piso vc coloca um ev q ativa assim q o personagem pisar sobre ele. Nesse EV vc vai nas opções de Switch e ativa uma Switch qlqer (coloca ela como ON).
A caixa vc cria como evento, normal, mas coloca um nome, tipo: "Caixa".
Daí, vc cria um outro EV em cima do EV da caixa (Só clicar em cima em Nova pagina), como "Pressionar Tecla", mas coloca como Condição de Evento a Switch q vc tinha ativado estar ON. Portanto esse EV vai se ativar assim q o persongem pisar no piso. Esse EV vai fazer o seguinte: Toda vez que o jogador "pressionar tecla" encostado à caixa, vc move esse EV, e o EV "Caixa" 1passo para longe do personagem(Fugir do Heroi).
Além disso vc preenche esse EV com opções de variável, recolhendo duas variáveis: A posição X e a posição Y desse EV.
No fim, vc cria outro EV, em qualquer lugar, como "processo paralelo" com a condição: Variável X =posição X do piso e Variável Y= posição Y do piso. Se ambas as condiçõs forem satisfeitas, vc abre a porta liberando o Switch "Porta" como ON. Assim a porta q vc tinha colocado deixa d existir e libera a passagem do heroi.
Switchs são literalmente alavancas que vc liga e desliga. Vc usa elas pra definir condições para os eventos do mapa mudarem da maneira como vc quiser.
Espero ter ajudado... =D