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Criando jogos em VB.NET - Animações
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Criando jogos em VB.NET - Animações
A imagem da animação funciona do mesmo jeito que a sprite do personagem.
Vamos usar a imagem abaixo para estudo (ela é grande, então só cortei um pedaço para mostrar).
1.bmp
Suas medidas são:
Width : 1152
Height : 96
12 Frames.
Logo, 1152 / 12 = 96
Vamos voltar ao projeto para trabalharmos. Agora adicione uma varíável Anim como Bitmap.
Adicione o código para carregar a imagem, siga o mesmo exemplo da Sprite.
Para reaproveitar todo o código e não ter que ficar digitando várias vezes a mesma coisa, vamos mudar as nossas subs DesenharImagem. Ela está feita para somente desenhar nossa Sprite. Vamos altera-lá para desenhar a imagem que desejamos.
Alterado:
Desenho do personagem alterado :
Adicione o seguinte código abaixo do desenho do personagem.
Vamos usar a imagem abaixo para estudo (ela é grande, então só cortei um pedaço para mostrar).
1.bmp
Suas medidas são:
Width : 1152
Height : 96
12 Frames.
Logo, 1152 / 12 = 96
Vamos voltar ao projeto para trabalharmos. Agora adicione uma varíável Anim como Bitmap.
Adicione o código para carregar a imagem, siga o mesmo exemplo da Sprite.
Para reaproveitar todo o código e não ter que ficar digitando várias vezes a mesma coisa, vamos mudar as nossas subs DesenharImagem. Ela está feita para somente desenhar nossa Sprite. Vamos altera-lá para desenhar a imagem que desejamos.
Alterado:
Desenho do personagem alterado :
Adicione o seguinte código abaixo do desenho do personagem.
DragonicK- Experiente
- Mensagens : 543
Créditos : 81
Ficha do personagem
Nível: 1
Experiência:
(0/0)
Vida:
(30/30)
Re: Criando jogos em VB.NET - Animações
Como nossa imagem de animação apenas tem frames na horizontal. Vamos adicionar uma variável CurrentAnimX para guardar a atual animação.
Agora acima de DesenharImagem(Anim vamos adicionar esse código :
CurrentAnimX += 1
Toda vez que, qualquer tecla for pressionada a variável aumentará em 1.
Nossa animação tem 12 frames, como aqui devemos contar do 0 então ela tem 11 frames.
If CurrentAnimX = 12 Then CurrentAnimX = 0
O frame 12 já não faz parte da imagem (lembre-se, 11 frames), então quando chegamos ao frame 12 com a variável, retornamos ao 0.
Agora apenas altere como mostra a imagem. Animação Width : 96.
CurrentAnimX * 96
Qualquer tecla pressionada aciona um frame da animação.
Projeto Aula
Agora acima de DesenharImagem(Anim vamos adicionar esse código :
CurrentAnimX += 1
Toda vez que, qualquer tecla for pressionada a variável aumentará em 1.
Nossa animação tem 12 frames, como aqui devemos contar do 0 então ela tem 11 frames.
If CurrentAnimX = 12 Then CurrentAnimX = 0
O frame 12 já não faz parte da imagem (lembre-se, 11 frames), então quando chegamos ao frame 12 com a variável, retornamos ao 0.
Agora apenas altere como mostra a imagem. Animação Width : 96.
CurrentAnimX * 96
Qualquer tecla pressionada aciona um frame da animação.
Projeto Aula
DragonicK- Experiente
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Créditos : 81
Ficha do personagem
Nível: 1
Experiência:
(0/0)
Vida:
(30/30)
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