Criando jogos em VB.NET - Calculando Sprites Hitskin_logo Hitskin.com

Isto é uma pré-visualização de um tema em Hitskin.com
Instalar o temaVoltar para a ficha do tema

Aldeia RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criando jogos em VB.NET - Calculando Sprites

Ir para baixo

Criando jogos em VB.NET - Calculando Sprites Empty Criando jogos em VB.NET - Calculando Sprites

Mensagem por DragonicK Qua Jan 25, 2012 9:41 pm

Calculando Sprites;

Criando jogos em VB.NET - Calculando Sprites 39012737

A imagem acima tem 12 animações, quando usamos para a programação sempre comece contando do 0.

Como saber qual o tamanho dos frames?
Na imagem há 12 frames, divida o comprimento da imagem (Width) pelo número de frames X. E para Y, divida a altura da imagem (Height) pelo número de frames Y.

Logo: 384 / 12 = 32
Logo: 64 / 1 = 64

Cada frame X tem o comprimento de 32 enquanto Y de 64. Lembre-se, estamos apenas calculando o tamanho de cada frame, a imagem acima com a contagem do 0 não conta nessa etapa.

Agora que já sabemos como calcular e temos a quantidade de cada frame e suas proporções vamos voltar ao projeto.

Vamos adicionar algumas constantes com os resultados que obtemos.

Criando jogos em VB.NET - Calculando Sprites 111ic

Agora compare com a imagem, olhe onde o personagem está de frente para nós, número 4. Então frente = 4.

SpriteWidth, ou seja, Comprimento da Sprite.
SpriteHeigh, ou seja, Altura da Sprite.
Pelo cálculo obtemos Width 32 e Height 64.

Desenhando a sprite;
Vamos alterar agora o evento do button1. Apenas adicionei um underline para quebrar a linha.

Criando jogos em VB.NET - Calculando Sprites Frentek

No retângulo verde, temos. (lembre-se da aula passada Graphics, aqui são as coordenadas onde será desenhada a imagem)

A imagem será desenhada na coordenada X:0 e Y:0 com o Comprimento : SpriteWidth e Altura : SpriteHeight.

No retângulo azul, essa é a area que será retirada da Sprite.
Irá pegar uma area da Sprite, a partir da coordenada X: Frente * SpriteWidth e Y:0 com o Comprimento : SpriteWidth e Altura : SpriteHeight.

Frente = 4, SpriteWidth = 32;
4 * 32 = 128.

Criando jogos em VB.NET - Calculando Sprites 30895914

O retângulo vermelho da imagem acima, mostra o tamanho de 128 pixel.
A imagem será pega de X:128 até X: 160, 160 já é o começo do frame 5.

Criando jogos em VB.NET - Calculando Sprites Spritedesenhada

Espero que tenham entendido, tentei simplificar o máximo para que entendam e consigam fazer suas próprias animações. Para mudar o personagem apenas troque o Frente
para Direta, Esquerda ou Costas.

Baixem o projeto e não se esqueçam de treinar, estudem bastante o código aqui.

Projeto Aula
DragonicK
DragonicK
Experiente
Experiente

Mensagens : 543
Créditos : 81

Ficha do personagem
Nível: 1
Experiência:
Criando jogos em VB.NET - Calculando Sprites Left_bar_bleue0/0Criando jogos em VB.NET - Calculando Sprites Empty_bar_bleue  (0/0)
Vida:
Criando jogos em VB.NET - Calculando Sprites Left_bar_bleue30/30Criando jogos em VB.NET - Calculando Sprites Empty_bar_bleue  (30/30)

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos