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[RGSS] Comandos de RGSS!

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LeonM²
Satheios
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Mensagem por Satheios Sex Jan 13, 2012 5:24 pm

Comandos de RGSS
Neste tópico irei mostrar alguns comandos importantes usados em RGSS (Ruby Game Scripting System].

- Chamar Scene

Código:

$scene = Scene_X.new

Usando esse comando você chama uma scene, substitua o X pelo nome da Scene a ser chamada.


- Sair do Jogo

Código:

$scene = nil

Neste comando é definido definido o valor nil (nulo) a variavel $scene, fazendo com que o jogo seja encerrado.


- Colocar mapa como fundo de scene

Código:

@spriteset = Spriteset_Map.new

Este comando é usado para fazer com que o fundo de uma scene, ao invés de ser preto, mostre o mapa do jogo.


- Chamar Janela

Código:

@playtime_window = Window_PlayTime.new

No código acima estou chamando a janela de tempo do jogo, no lugar de "Window_PlayTime" coloque o nome da Window(janela) que você quer chamar.

Código:

@playtime_window.x = 0

Depois de chamar a janela, podemos mudar a posição x (horizontal) dela na tela, para esta janela foi atribuito o valor zero.

Código:

@playtime_window.y = 224
Podemos mudar tambem a posição y (vertical) dela na tela, para esta janela foi atribuito o valor 224.

Código:

@playtime_window.opacity = 0
Usando esse comando podemos mudar a opacidade (transparencia) da janela, se for colocado o valor 0, a janela vai ficar transparente, mostrando somente o conteúdo dela.


- Teleporte

Código:

$game_map.setup(00X)
Teleporta o player para um mapa, troque X pela id do mapa desejado.

Código:

$game_player.moveto(X,Y)
X é a posição horizontal do player no mapa que será teleportado
Y é a posição vertical do player no mapa que será teleportado


- Clima

Código:

$game_screen.weather(X, Y, Z)
Este comando chama a opção de clima, em X coloque o tipo de clima ( vai de 0 até 3, onde 0 é nada, 1 é chuva, 2 é tempestade, e 3 é neve) , em Y coloque a força do efeito de clima, vai de 1 até 9, e em Z coloque a duração do efeito.


- Tremor

Código:

$game_screen.start_shake(X, Y, Z)
Este comando faz acontecer um tremor na tela, em X coloque a força do tremor ( vai de 1 até 9 ), em Y coloque a velocidade do tremor ( tambem vai de 1 até 9 ), e em Z coloque a duração do tremor.


- Usar/Manipular Switch

Código:

$game_switches[X]
Este comando faz a leitura da switch desejada, substitua o X pela id da switch que você quer usar.

Código:

$game_switches[X]=true
Este comando ativa a switch desejada, substitua o X pela id da switch que você quer usar.

Código:

$game_switches[X]=false

Faz o mesmo que o comando acima, mas ao invés de ativar a switch ele desativa.

Usando esses comandos é possivel fazer condições de ativação de switch no script:

Código:

if $game_switches[1]==true
@ativar = true
end
No exemplo acima, estou atribuindo o valor "true" para a variavel "ativar" se a switch de id 1 for ativada.


- Usar/Manipular Variáveis

Código:

$game_variables[X]

Semelhante ao comando de switch mostrado anteriormente, esse comando faz a leitura do valor de uma variavel, substitua o X pelo id da variavel desejada.

Código:

$game_variables[X]= 1
Atribui um valor para a variavel X, coloque um número depois do sinal de igual, como exemplo coloquei o número um, esse será o valor da variavel.

Código:

$game_variables[X]+= 5
Este comando pega o valor da variavel o soma com o que está depois do sinal de igual. Por exemplo: usei o número 5 no comando acima, se o valor da variavel X fosse igual a 2, depois de usar esse comando o valor da variavel passaria a ser de 7 (2+5 = 7)

Código:

$game_variables[X]-= 2
Semelhante ao comando anterior, mas ao invés de adicionar algo ao valor da variavel, este comando tira. Por exemlpo: coloquei o número 2 no comando acima, se o valor da variavel X fosse igual a 5, depois de usar esse comando o valor da variavel seria 3 (5-2 = 3)

Código:

$game_variables[X]*= 2
Semelhante ao comando anterior, mas ao invés de fazer a subtração de um valor para adicionar ao valor da variavel, este comando faz a multiplicação. Por exemplo: coloquei o número 2 no comando acima, se o valor da variavel X fosse igual a 5, depois de usar esse comando o valor da variavel seria 10 (5*2 = 10)

Código:

$game_variables[X]/= 2

Semelhante ao comando anterior, mas ao invés de fazer a multiplicação de um valor para adicionar ao valor da variavel, este comando faz a divisão. Por exemplo: coloquei o número 2 no comando acima, se o valor da variavel X fosse igual a 10, depois de usar esse comando o valor da variavel seria 5 (10/2 = 5)


Créditos:
TaijovuNeji


Última edição por ~ Felipe ' em Seg Abr 30, 2012 3:53 pm, editado 2 vez(es)

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Mensagem por LeonM² Sex Jan 13, 2012 5:27 pm

bem legal tem uns que eu ñ conhecia vlw por postar
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Mensagem por Nanzin Sex Jan 13, 2012 5:35 pm

heheh conhecia todos Very Happy

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Mensagem por Satheios Sex Jan 13, 2012 5:43 pm

Bom Nanzin, todos sabem que provavelmente você saberia todos AHSUIAhsuiAHSUIAhui

Nada não Leon Successful

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Mensagem por Alan_Hearshel Qui Fev 16, 2012 4:08 pm

Mto bom cara, ta m ajudando mto.

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[RGSS] Comandos de RGSS! Empty Re: [RGSS] Comandos de RGSS!

Mensagem por Valentine Seg Abr 30, 2012 3:43 pm

@Vinks/Felipe
Recebi uma denúncia anônima referente a isso:
Créditos:
Vinks por criar/disponibilizar aqui.
Porque existe um tópico igual a esse na Dungeon Makers
http://www.dungeonmakers.com.br/forum/index.php?topic=3720.0
Criado pelo TaijovuNeji em 26 de janeiro de 2010, dois anos antes desse seu tópico.
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[RGSS] Comandos de RGSS! Empty Re: [RGSS] Comandos de RGSS!

Mensagem por Satheios Seg Abr 30, 2012 3:52 pm

Opa, desculpe. Pensei que tinha colocado os créditos.
Sorry Successful

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[RGSS] Comandos de RGSS! Empty Re: [RGSS] Comandos de RGSS!

Mensagem por Wolf Qui maio 03, 2012 11:52 am

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