Isto é uma pré-visualização de um tema em Hitskin.com
Instalar o tema • Voltar para a ficha do tema
Salvando e lendo arquivos - VB 6-8
+3
KaiqueHunter
DFox
RD12
7 participantes
Página 1 de 4
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4
Salvando e lendo arquivos - VB 6-8
Sei que nem todos sabem isso, então eu mexi no visual basic e consegui. Eu não to retirando isso de outros tutoriais, eu nem li outros tutoriais de como salvar um arquivo. Esse método eu tentei até consegui e vou ensinar aqui:
Salvando um arquivo:
Se você está criando, por exemplo, um editor de textos, e quer colocar a opção para Salvar o texto, faça o seguinte:
Procure na ToolBox (caixa de ferramentas) o componente SaveFileDialog, não seria necessário usar para salvar um arquivo, mas ele vai permitir o usuário escolher em qual local salvar o arquivo.
Após adiciona-lo, clique nele vá nas propriedades, procure Filter, lá iremos colocar a extensão que irá ser salvo o arquivo. Funciona assim:
Arquivo de Texto|*.txt
A frase Arquivo de Texto, é o que vai aparecer para o usuário, e .txt, é a extensão que o arquivo será salvo. Se você quiser por mais de uma extensão, faça assim:
Arquivo de Texto|*.txt|Imagem|*.png|e assim a diante|*.file
onde Imagem seria a o que aparece para salvar, e .png seria a extensão
Agora, você já definiu a extensão em que será salvo o arquivo, então vamos criar um botão para quando clicarmos nele abrir a janela para Salvar.
Coloque um Botão, de dois cliques nele e no código dele coloque: SaveFileDialog1.ShowDialog (antes do .ShowDialog, é o nome que você deu para o componente.)
Agora Teste o projeto e clique no botão, irá aparecer para escolher onde salvar o arquivo, e a extensão em que será salvo, deste geito:
Mas se você fizer só isso, o arquivo não será salvo, mas porque? Porque você colocou só para o usuário escolher onde salvar o arquivo, e o endereço onde ele irá ser salvo ficará SaveFileDialog1.FileName.
Então vamos fazer salvar o arquivo neste endereço.:
De dois cliques no componente SaveFileDialog1. e no código dele coloque:
Dim Salvar As New IO.StreamWriter(SaveFileDialog1.FileName) ' Vai salvar o arquivo no endereço escolhido. Salvar é um Nome opcional, se mudar terá que mudar nos outros códigos também.
Salvar.Write(RichTextBox1.Text) ' Aqui, é o que será escrito dentro do arquivo, se você quiser que salve oque o usuário escreveu na TextBox, só coloque o nome dela.Text. Ou se quiser salvar um texto que você mesmo escolheu, coloque ele entre aspas "", Ex: Salvar.Write("Texto a ser salvo")
SaveFileDialog1.FileName = " " 'Limpa o endereço escolhido, para quando o usuário abrir novamente o SaveFileDialog não estar lá C:\\..
Salvar.Close() ' É só para finalizar. Se você não por isso não irá escrever dentro do arquivo.
Pronto , agora abra seu projeto, escreva algo na textbox que você colocou para ser escrito no arquivo, e clique no Botão, irá abrir a janela para salvar, e escolher na onde e em que tipo de arquivo salvar. Salve e veja lá, estará criado . Dúvidas diga aqui.
Não acho que seja necessário postar a source, mas o código fonte ta aqui:
Criado por RD12
Depois irei postar o segundo tutorial, de como ler o arquivo e coloca-lo na textbox, já escrevi muito .
Não poste em outro lugar sem colocar meu nome.
Salvando um arquivo:
Se você está criando, por exemplo, um editor de textos, e quer colocar a opção para Salvar o texto, faça o seguinte:
Procure na ToolBox (caixa de ferramentas) o componente SaveFileDialog, não seria necessário usar para salvar um arquivo, mas ele vai permitir o usuário escolher em qual local salvar o arquivo.
Após adiciona-lo, clique nele vá nas propriedades, procure Filter, lá iremos colocar a extensão que irá ser salvo o arquivo. Funciona assim:
Arquivo de Texto|*.txt
A frase Arquivo de Texto, é o que vai aparecer para o usuário, e .txt, é a extensão que o arquivo será salvo. Se você quiser por mais de uma extensão, faça assim:
Arquivo de Texto|*.txt|Imagem|*.png|e assim a diante|*.file
onde Imagem seria a o que aparece para salvar, e .png seria a extensão
Agora, você já definiu a extensão em que será salvo o arquivo, então vamos criar um botão para quando clicarmos nele abrir a janela para Salvar.
Coloque um Botão, de dois cliques nele e no código dele coloque: SaveFileDialog1.ShowDialog (antes do .ShowDialog, é o nome que você deu para o componente.)
Agora Teste o projeto e clique no botão, irá aparecer para escolher onde salvar o arquivo, e a extensão em que será salvo, deste geito:
Imagem:
- Spoiler:
Mas se você fizer só isso, o arquivo não será salvo, mas porque? Porque você colocou só para o usuário escolher onde salvar o arquivo, e o endereço onde ele irá ser salvo ficará SaveFileDialog1.FileName.
Então vamos fazer salvar o arquivo neste endereço.:
De dois cliques no componente SaveFileDialog1. e no código dele coloque:
Dim Salvar As New IO.StreamWriter(SaveFileDialog1.FileName) ' Vai salvar o arquivo no endereço escolhido. Salvar é um Nome opcional, se mudar terá que mudar nos outros códigos também.
Salvar.Write(RichTextBox1.Text) ' Aqui, é o que será escrito dentro do arquivo, se você quiser que salve oque o usuário escreveu na TextBox, só coloque o nome dela.Text. Ou se quiser salvar um texto que você mesmo escolheu, coloque ele entre aspas "", Ex: Salvar.Write("Texto a ser salvo")
SaveFileDialog1.FileName = " " 'Limpa o endereço escolhido, para quando o usuário abrir novamente o SaveFileDialog não estar lá C:\\..
Salvar.Close() ' É só para finalizar. Se você não por isso não irá escrever dentro do arquivo.
Pronto , agora abra seu projeto, escreva algo na textbox que você colocou para ser escrito no arquivo, e clique no Botão, irá abrir a janela para salvar, e escolher na onde e em que tipo de arquivo salvar. Salve e veja lá, estará criado . Dúvidas diga aqui.
Não acho que seja necessário postar a source, mas o código fonte ta aqui:
- Spoiler:
- Código:
Public Class Form3
Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
SaveFileDialog1.ShowDialog() ' Este código muito simples, fará que quando clicar no botão o SaveFileDialog1 seja exibido.
End Sub
Private Sub SaveFileDialog1_FileOk(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.ComponentModel.CancelEventArgs) Handles SaveFileDialog1.FileOk
Dim Salvar As New IO.StreamWriter(SaveFileDialog1.FileName) ' Salva o arquivo no endereço escolhido pelo SaveFileDialog1.
Salvar.Write(RichTextBox1.Text) ' Vai salvar todo o conteúdo escrito dentro da RichTextBox no arquivo.
SaveFileDialog1.FileName = "" ' Limpa o endereço escolhido para quando ser aberto de novo o SaveFileDialog não ter o endereço lá como nome(C:\\...)
Salvar.Close()
End Sub
End Class
Criado por RD12
Depois irei postar o segundo tutorial, de como ler o arquivo e coloca-lo na textbox, já escrevi muito .
Não poste em outro lugar sem colocar meu nome.
Re: Salvando e lendo arquivos - VB 6-8
cara o meu deu QUASE tudo certo, o unico problema é que quando eu abro 1 arquivo salvo ele n tem nada escrito
Edit: Problema resolvido, ele esqueceu de por Salvar.Close()
Edit: Problema resolvido, ele esqueceu de por Salvar.Close()
Bom tuturial,curti,ta aprendendo xD.
KaiqueHunter- Experiente
Créditos : 51
Legal, bom tutorial, usa esse comando pra abrir o arquivo:
- Código:
OpenFileDialog1.ShowDialog()
RichTextBox1.Text = My.Computer.FileSystem.ReadAllText(OpenFileDialog1.FileName)
Como faço pra salvar em html tbm ?
eu segui o tutorial, coloquei assim :
Arquivo de Texto|*.txt|Arquivo HTML|*.html|
aí dá um erro lá, e não muda, mas com imagens e txt eu consigo :/
eu segui o tutorial, coloquei assim :
Arquivo de Texto|*.txt|Arquivo HTML|*.html|
aí dá um erro lá, e não muda, mas com imagens e txt eu consigo :/
Shield Block
Contato: Skype:matucarvalho e Facebook
The Enze - Vulzt
Shield Block
Anti-Cheat para jogos de FPS, agora vou adaptar para jogos de RPG principalmente para o RMXP.
www.shieldblock.net
fb.com/shieldblockoficial
Aproveitar o tópico pra fazer uma pergunta, qual é melhor entr esses 3:?
Visual Basic 6
Visual Basic 2008
Visual Basic 2010
Visual Basic 6
Visual Basic 2008
Visual Basic 2010
se eu abrir no bloco de notas não vem com as cores nem fonte que tavam =/
e como faço, pra não poder usar o botão maximizar?
a tela ja esta fixed, n da pra esticar a tela, mas pelo maximizar da pra aumentar ainda
aí dps vc pode fazer um sistema de login e cadastro com banco de dados!!!! XD!
se eu abrir o arquivo salvo vem do jeito q tava, porém ...
se eu abrir no bloco de notas não vem com as cores nem fonte que tavam =/
e como faço, pra não poder usar o botão maximizar?
a tela ja esta fixed, n da pra esticar a tela, mas pelo maximizar da pra aumentar ainda
aí dps vc pode fazer um sistema de login e cadastro com banco de dados!!!! XD!
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4