Isto é uma pré-visualização de um tema em Hitskin.com
Instalar o tema • Voltar para a ficha do tema
Tengwar - A linguagem élfica
2 participantes
Página 1 de 1
Tengwar - A linguagem élfica
Pra quem não conhece, Tolkien foi o grande criador da grande obra nomeada o melhor livro do século XX: O Senhor dos Anéis.
Já li o livro um da trilogia, e posso dizer que foi o melhor que já li em toda a minha vida.
Já li algumas partes da biográfia de J.R.R Tolkien, e é bem interessante.
Hoje vim lhes mostrar uma criação que foi usada em O Senho dos Anéis: A linguagem élfica, Tengwar.
Não vou dar muitas informações aqui, se não acabo dando todo o conteúdo que li.
Confiram abaixo.
Espero que tenham gostado dessa matéria postada na Wikipédia.
Já li o livro um da trilogia, e posso dizer que foi o melhor que já li em toda a minha vida.
Já li algumas partes da biográfia de J.R.R Tolkien, e é bem interessante.
Hoje vim lhes mostrar uma criação que foi usada em O Senho dos Anéis: A linguagem élfica, Tengwar.
Não vou dar muitas informações aqui, se não acabo dando todo o conteúdo que li.
Confiram abaixo.
- Spoiler:
- As Tengwar ("consoantes", em Quenya) são caracteres criados por Fëanor, na mitologia de Tolkien. As Tengwar eram o "alfabeto rúnico" dos elfos. Cada Tengwa (singular de Tengwar) denota um fonema. O alfabeto consiste de vários símbolos, que representam nossas consoantes. As nossas vogais são
representadas por meio de diacríticos (as Tehtar), "acentos", colocados em cima das Tengwar, formando sílabas.
Os modos de escrita
Como é um alfabeto imaginário, foram feitas muitas adaptações para escrever palavras de diferentes línguas com as Tengwar e então o significado de cada Tengwa varia muito de idioma para idioma. Mas
existe a tabela oficial, presente nos Apêndices do livro "O Retorno do Rei", explicitando os significados de cada uma delas e a qual som cada uma corresponde. Tendo sido criadas por Fëanor, elfo noldorin, a base da escrita é o Quenya.
O MTP - Modo Tengwar-Português -, é baseado no Modo Tengwar-Quenya, por conta do maior número de vogais das palavras (em contraposição com o Modo Tengwar-Sindarin). Assim, os diacríticos são postos sobre a consoante anterior à vogal (não posterior, como é o caso do MTS). Quando não há uma Tengwa para a Tehta se "apoiar", usa-se uma haste curta e ali se apóia a Tehta.
Abaixo, na tabela do MTP, vê-se que não há a letra H, pois no Português o H não tem som, sempre é surdo e não aspirado como no inglês. As outras Tengwar que não têm mostrados seus significados, são as presentes na tabela original, já mencionada, e não têm correspondentes no Português. Deve-se cuidar para não utilizar a tabela que segue em nenhum outro idioma que não o português brasileiro, pois ali já estão alterações próprias desse idioma e que não valem para os outros.
Modo Tengwar-Português
Espero que tenham gostado dessa matéria postada na Wikipédia.
Créditos : 134
Re: Tengwar - A linguagem élfica
Muito show. Só fã de Tolkien já li todos os Senhor dos Aneis, o Hobbit, o Silmarillion e os filhos de Húrin. Achei a matéria bem interessante.
+1
+1
Kratos- Iniciante
Créditos : 8
Re: Tengwar - A linguagem élfica
Comecei ler o segundo livro do O Senhor dos Anéis agora...
Forever Alone.
Cara, a escrita de Tolkien me impressiona, ele por mim foi o melhor escritor de todos os tempos (por minha opinião).
Forever Alone.
Cara, a escrita de Tolkien me impressiona, ele por mim foi o melhor escritor de todos os tempos (por minha opinião).
Créditos : 134