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[Tutorial] O que você precisa ter para lançar um RPG ONLINE de sucesso

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Mensagem por Kuraudo Dom Jul 24, 2011 12:11 pm

O que vc precisa ter para lançar um RPG ONLINE de sucesso


Quando eu percebo que 99% dos projetos online falham, sinto a necessidade de postar este tópico.
Nem todos são capacitados para criar um RPG Online, mas todos podem ir atrás e se capacitar. Veja o que é necessário:

-> Experiência no RPG Maker em geral
Muitos entram na Aldeia axam o Netplay e dizem oba, ta tudo pronto, vou fazer o meu RPG Online, e baixam o RPG Maker e começam a trabalhar nele ja pelo NP sem nem saber como criar um evento, se você é um desses, pare imediatamente. Vou deixar claro, não se faz um jogo online aprendendo a mexer no rpg maker, seu projeto será um total lixo. Então o que vc deve fazer? Faça projetos offline para ir aprendendo a mexer no RPG Maker, estude os eventos, aprenda a mapear corretamente, existem infinitos tutoriais ensinando cada aspectom básico do RPG Maker, vá atrás deles.
-> Servidor 24horas
Se vc não tem uma forma de manter isso, procure ou desista, é cruel? É. Mas rpg on q nao tenha svr 24h não é rpg on. Não ha maneiras de manter um svr24h sem desembolsar um bom dinheiro, seja a conta da luz de um PC dedicado, seja aluguel de um PC numa lanhouse, ou mensal de um servidor privado.
-> Paciencia
Um rpg online pode demorar meses ou anos para ser concluido, se vc nao ten paciencia para ficar por exemplo horas e horas editando alguma coisa, fazendo um mapa e talz... desista. Otro aspecto importante e nao ter pressa e postar um topico pobre e sem conteudo, deixe o seu projeto apresentavel primeiro (hud e alguns sistemas prontos) para que seu topic xame atencao.
-> Originalidade
Não tem para onde correr meu velho, seu jogo tem q ter algo de diferente dos outros, senão vai ser so + um, bata a cabeça e pense em algo diferente, instigante e divertido, não faça fangame de outro RPG Online nunca, como Grand Chase Aventura Sei La das Quantas, Ragnarok Rpg Maker e tal... Isso é tosco, não vai pra frente!
-> História
O tanto de jogo sem história ou com história inventada na hora de fazer o tópico que eu vejo... é triste msm. Entendam, a história move o jogo, as pessoas simplesmente não peguem armas e saem batendo em monstros sem motivo não, senão a vida real seria uma carnificina... todo mundo se batendo. Procure elaborar uma historia complexa, com altos e baixos, e que possa se prolongar indefinidamente, para suportar expansoes no seu game.
-> Classes diferentes
Qualé! Já xega de soldado, arqueiro, mago. Nessa parte concerteza vc precisará pensar mto, mas existem infinitos nomes e formas de combate possiveis, use sua imaginacao para que suas classes tenham um toque diferrenciado dessa mesmice.
-> Faça um tópico bonito e arrumado
Não coloque o nome, uma linha de historia, a lista das classses e download em breve ... Isso é falta de profissionalismo, como foi dito em Paciencia, procure ter bastante conteudo para mostrar e o mostre da forma mais organizada e elegante possivel!
-> Não use imagens do ragnarok
A grande quantidade de jogos que usam imagens de Ragnarok tornaria o seu projeto menos original, ou seja, menos players.
-> Conhecimento avançado em RGSS ou alguém na equipe com esse conhecimento
As pessoas pensam que o Netplay está pronto para fazer um RPG Online, errado, ele precisa ser melhorado, pelo menos a HUD precisa ser alterada, mas se somente ela for, o projeto ainda fica precário, sistemas precisam ser feitos para personalizar o game, add-ons... E para tanto um bom conhecimento em RGSS é essencial.
-> Conhecimento em Web Design ou alguém da equipe que tenha
O site é a porta de entrada do seu mundo... O que uma pessoa pensa quando ve um site malfeito, praticamente igual a uma template qualquer, concerteza ele verá bem mal o game, por isso, é preciso alguém capacitado para criar um site bonito e interessante.
-> Conhecimento em Pixel Art ou alguém da equipe que tenha
Precisa dizer para que isso é importante?visual equipment, icones de skills, icones do menu... Se seu jogo contar com estas coisas originais, concerteza irá xamar mto mais atencao, atraindo mais players. Pequenas edicoes de tilesets, windowskins e etc as vezes tambem sao necessarias, o profissional de Pixel Art é portanto, essencial!
-> Conhecimento em Mapeamento ou alguém da equipe que tenha
Algumas pessoas dão pouco valor ao mapeamento, um erro fatal, são os mapas que deixam seu jogo bonito ou feio, para tanto, um mapper expert é essencial. Também é necessária uma boa quantidade de mapas para que as pessoas andem um pouco e não se acumulem em poucos lugares.
-> Auto-patch
Auto-patch é um programa que atualiza seu game ao entrar nele, o mais conhecido é o Neocube, isso é essencial pq nenhum game é feito pronto para ficar assim para sempre, expansoes sao necessarias para manter os player jogando, voce pode hospedar seus arkivos de graça em hosters da internet, como o freehoster. Tenha tambem habilidade para personalizar seu auto-patch, deixando-o com a cara do seu game.
-> Começe pequeno
Muitas pessoas soltam a imaginacao e criam um verdadeiro LineAge ou WOW na cabeça, cheio de sistemas e 1000 mapas e gráficos incriveis e tal, não é assim que a coisa funciona, para que seu projeto tenha boas chances de sucesso deve começar por um OpenBeta com apenas parte do que você tem em mente, se vc imaginou por exemplo 20 classes, deixe apenas 10 no OpenBeta e coloque as restantes dps com atualizacoes, assim você não se sobrecarrega e garante que haja sempre coisas para atualizar seu game, prendendo os players por mais tempo.
Atenção, colega maker, eu recomendo extremamente que você atenda tudo que está dito aki, do contrário seu projeto não será tão bom, não fará sucesso, talvez nem seja lançado.


Última edição por Kuraudo em Sáb Ago 06, 2011 9:49 pm, editado 4 vez(es)
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Mensagem por KaiqueHunter Dom Jul 24, 2011 12:37 pm

Bom tutorial cara,você errou em alguns aspectos,tais como confundir Ruby com RGSS/RGSS2,RGSS e RGSS2 são linguagens derivadas do Ruby oque torna um pouco diferente(é como C++/C# linguagens derivada do C),e na parte do Servidor 24H,acho que se alguem quer um Servidor 24HR em casa não se deve usar o PC(Computador Pessoal) dela e sim um Dedicado(Computador Dedicado para hospedar o Servidor) que evitaria Lags ou travamentos,e não sobrecarregaria o PC da pessoa.
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Mensagem por Kuraudo Dom Jul 24, 2011 12:38 pm

Mto obrigado kaique, eu consertei o q vc falou

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Mensagem por KaiqueHunter Dom Jul 24, 2011 12:42 pm

Ok,só estava avisando,mais são coisas banais,que no final das contas não faz a menor diferença.Sobre o topico,acho que vc está muito certo em lançar um topico do tipo,muita gente sem experiencia em Jogos muito menos em Jogos Online,pega o RM XP/VX e começam a criar um jogo sem historia,com mapas mal feito,sem mudar nada mesmo,mas no final sempre acabam do mesmo modo,com um Jogo que não fica Online nem sequer 2 dias.
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Mensagem por Kuraudo Dom Jul 24, 2011 12:45 pm

Sim, foi pensando nisso q criei o topico. Espero que ele ajude a mudar esta situacao e se possivel seja fixado.

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Mensagem por Jonny Dom Jul 24, 2011 12:56 pm

muito bom tutorial + 1 cred [Tutorial] O que você precisa ter para lançar um RPG ONLINE de sucesso 253468018

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Mensagem por Kuraudo Dom Jul 24, 2011 12:58 pm

Mto obrigado!

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Mensagem por joaovitor2763 Dom Jul 24, 2011 1:22 pm

Gostei do tópico , mas algumas coisas não são exatamente necessárias ou pelo menos não tanto quanto disse.
O conhecimento em WEB Design, e bom más 90% dos jogos Online de RPG maker nem tem sites, e caso a pessoa não tenha conhecimento "avançado", saber seguir tutoriais, ou editar modelos prontos já da pra começar.
Server 24 Horas, e "muito bom", más não vale a pena se seu jogo não tiver um numero fixo de players, nem q sejam 5 players que joguem todo dia, más tem q ter.
Quanto as classes, e bom mudar o nome, porém eu percebi que e inútil, assim:

Guerreiro: Usa espadas, machados etc ou seja luta física a curta distância, logo não importa que nome de, se a classe tiver essa característica e guerreiro com um nome diferente.

Mago: Usou energia nos ataques, seja espiritual, da natureza,elemental, ou ate elétrica e um mago.

Arqueiro: Atacou de longe com munição, foi triste, você e um arqueiro, tbm pode ser atirador, a unica diferença e que vc usa um revolver ou derivado. não arco.

No mais concordo com o que disse, principalmente a ultima parte, começar com uma OpenBeta e sempre bom, pra ver a recepção que seu jogo vai ter, além de facilitar a correção dos bugs que forem aparecendo.

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Mensagem por Faabinhuu ; Dom Jul 24, 2011 3:22 pm

-> Não use imagens do ragnarok
Isso e tenso, enjoativo, insuportavel, não guento mais ver foto do rag em projeto.

Não acho isso um motivo, mais o resto está otimo, mais com imagens de rag um jogo pode ficar muito bom.
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Mensagem por Kuraudo Seg Jul 25, 2011 3:48 pm

joaovitor2763 escreveu:Server 24 Horas, e "muito bom", más não vale a pena se seu jogo não tiver um numero fixo de players, nem q sejam 5 players que joguem todo dia, más tem q ter.
Aqui neste tutorial falo sobre ter um rpg online de sucesso, está no titulo, no caso de nao valer a pena svr 24h é devido não ser um rpg online de sucesso.



joaovitor2763 escreveu:Quanto as classes, e bom mudar o nome, porém eu percebi que e inútil, assim:

Guerreiro: Usa espadas, machados etc ou seja luta física a curta distância, logo não importa que nome de, se a classe tiver essa característica e guerreiro com um nome diferente.

Mago: Usou energia nos ataques, seja espiritual, da natureza,elemental, ou ate elétrica e um mago.

Arqueiro: Atacou de longe com munição, foi triste, você e um arqueiro, tbm pode ser atirador, a unica diferença e que vc usa um revolver ou derivado. não arco.

A inteção quando falei em classes não era so mudar o nome, claro q na lista pode ter guerreiro, arqueiro, mago, me referi a pessoa não colocar so essas tres classes, mas tambem ser mais inventivo, colocando outras e adicionando subclasses em todas.

Faabinhuu ; escreveu:
Não acho isso um motivo, mais o resto está otimo, mais com imagens de rag um jogo pode ficar muito bom.
Pus esse motivo por causa da grande quantia de games q ja vi com imagens de rag, tornando todos mto parecidos. E a ideia de um rpg on de sucesso e ser diferenciado da massa.

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