O que vc precisa ter para lançar um RPG ONLINE de sucesso
Quando eu percebo que 99% dos projetos online falham, sinto a necessidade de postar este tópico.
Nem todos são capacitados para criar um RPG Online, mas todos podem ir atrás e se capacitar. Veja o que é necessário:
-> Experiência no RPG Maker em geral
Muitos entram na Aldeia axam o Netplay e dizem oba, ta tudo pronto, vou fazer o meu RPG Online, e baixam o RPG Maker e começam a trabalhar nele ja pelo NP sem nem saber como criar um evento, se você é um desses, pare imediatamente. Vou deixar claro, não se faz um jogo online aprendendo a mexer no rpg maker, seu projeto será um total lixo. Então o que vc deve fazer? Faça projetos offline para ir aprendendo a mexer no RPG Maker, estude os eventos, aprenda a mapear corretamente, existem infinitos tutoriais ensinando cada aspectom básico do RPG Maker, vá atrás deles.
-> Servidor 24horas
Se vc não tem uma forma de manter isso, procure ou desista, é cruel? É. Mas rpg on q nao tenha svr 24h não é rpg on. Não ha maneiras de manter um svr24h sem desembolsar um bom dinheiro, seja a conta da luz de um PC dedicado, seja aluguel de um PC numa lanhouse, ou mensal de um servidor privado.
-> Paciencia
Um rpg online pode demorar meses ou anos para ser concluido, se vc nao ten paciencia para ficar por exemplo horas e horas editando alguma coisa, fazendo um mapa e talz... desista. Otro aspecto importante e nao ter pressa e postar um topico pobre e sem conteudo, deixe o seu projeto apresentavel primeiro (hud e alguns sistemas prontos) para que seu topic xame atencao.
-> Originalidade
Não tem para onde correr meu velho, seu jogo tem q ter algo de diferente dos outros, senão vai ser so + um, bata a cabeça e pense em algo diferente, instigante e divertido, não faça fangame de outro RPG Online nunca, como Grand Chase Aventura Sei La das Quantas, Ragnarok Rpg Maker e tal... Isso é tosco, não vai pra frente!
-> História
O tanto de jogo sem história ou com história inventada na hora de fazer o tópico que eu vejo... é triste msm. Entendam, a história move o jogo, as pessoas simplesmente não peguem armas e saem batendo em monstros sem motivo não, senão a vida real seria uma carnificina... todo mundo se batendo. Procure elaborar uma historia complexa, com altos e baixos, e que possa se prolongar indefinidamente, para suportar expansoes no seu game.
-> Classes diferentes
Qualé! Já xega de soldado, arqueiro, mago. Nessa parte concerteza vc precisará pensar mto, mas existem infinitos nomes e formas de combate possiveis, use sua imaginacao para que suas classes tenham um toque diferrenciado dessa mesmice.
-> Faça um tópico bonito e arrumado
Não coloque o nome, uma linha de historia, a lista das classses e download em breve ... Isso é falta de profissionalismo, como foi dito em Paciencia, procure ter bastante conteudo para mostrar e o mostre da forma mais organizada e elegante possivel!
-> Não use imagens do ragnarok
A grande quantidade de jogos que usam imagens de Ragnarok tornaria o seu projeto menos original, ou seja, menos players.
-> Conhecimento avançado em RGSS ou alguém na equipe com esse conhecimento
As pessoas pensam que o Netplay está pronto para fazer um RPG Online, errado, ele precisa ser melhorado, pelo menos a HUD precisa ser alterada, mas se somente ela for, o projeto ainda fica precário, sistemas precisam ser feitos para personalizar o game, add-ons... E para tanto um bom conhecimento em RGSS é essencial.
-> Conhecimento em Web Design ou alguém da equipe que tenha
O site é a porta de entrada do seu mundo... O que uma pessoa pensa quando ve um site malfeito, praticamente igual a uma template qualquer, concerteza ele verá bem mal o game, por isso, é preciso alguém capacitado para criar um site bonito e interessante.
-> Conhecimento em Pixel Art ou alguém da equipe que tenha
Precisa dizer para que isso é importante?visual equipment, icones de skills, icones do menu... Se seu jogo contar com estas coisas originais, concerteza irá xamar mto mais atencao, atraindo mais players. Pequenas edicoes de tilesets, windowskins e etc as vezes tambem sao necessarias, o profissional de Pixel Art é portanto, essencial!
-> Conhecimento em Mapeamento ou alguém da equipe que tenha
Algumas pessoas dão pouco valor ao mapeamento, um erro fatal, são os mapas que deixam seu jogo bonito ou feio, para tanto, um mapper expert é essencial. Também é necessária uma boa quantidade de mapas para que as pessoas andem um pouco e não se acumulem em poucos lugares.
-> Auto-patch
Auto-patch é um programa que atualiza seu game ao entrar nele, o mais conhecido é o Neocube, isso é essencial pq nenhum game é feito pronto para ficar assim para sempre, expansoes sao necessarias para manter os player jogando, voce pode hospedar seus arkivos de graça em hosters da internet, como o freehoster. Tenha tambem habilidade para personalizar seu auto-patch, deixando-o com a cara do seu game.
-> Começe pequeno
Muitas pessoas soltam a imaginacao e criam um verdadeiro LineAge ou WOW na cabeça, cheio de sistemas e 1000 mapas e gráficos incriveis e tal, não é assim que a coisa funciona, para que seu projeto tenha boas chances de sucesso deve começar por um OpenBeta com apenas parte do que você tem em mente, se vc imaginou por exemplo 20 classes, deixe apenas 10 no OpenBeta e coloque as restantes dps com atualizacoes, assim você não se sobrecarrega e garante que haja sempre coisas para atualizar seu game, prendendo os players por mais tempo.
Atenção, colega maker, eu recomendo extremamente que você atenda tudo que está dito aki, do contrário seu projeto não será tão bom, não fará sucesso, talvez nem seja lançado.
Última edição por Kuraudo em Sáb Ago 06, 2011 9:49 pm, editado 4 vez(es)