Isto é uma pré-visualização de um tema em Hitskin.com
Instalar o tema • Voltar para a ficha do tema
Rotação Mode 7
Aldeia RPG :: RPG Maker :: RPG Maker VX Ace :: Scripts
Página 1 de 1
Rotação Mode 7
Este é um script básico do mode 7 para RMVX Ace.
O que isso dá no vídeo:
Necessidade :
Configuração:
MODE7_TERRAIN_TAGS: lista de valores de tags de campo para os quais as peças devem ser desenhadas verticalmente no mode 7. Se o parâmetro MODE7_VERTICAL_TILES_TYPE não tiver seu valor igual a 0, o uso de vários valores permite separar grupos de peças contíguas.
MODE7_VERTICAL_TILES_TYPE: método de agrupamento de tiles contíguos:
0: nenhum agrupamento de blocos verticais, mesmo que os blocos vizinhos tenham a mesma marca de terreno. Para um ladrilho com uma marca de terreno configurada para ser desenhado verticalmente, um sprite de dimensão 32 * 32 é criado. A priori não interessa sem a rotação, pois terá o mesmo efeito que o valor 2 mas com mais sprites na tela, portanto mais lentidão.
1: agrupamento de blocos verticais contíguos na mesma coluna com a mesma marca de terreno. Um sprite é criado por agrupamento, o ladrilho mais baixo do agrupamento servindo como base para o sprite. A priori não interessa sem a rotação, pois terá o mesmo efeito que o valor 3 mas com mais sprites para mostrar.
2: agrupamento de blocos verticais contíguos na mesma linha com a mesma marca de terreno. Um sprite é criado por agrupamento, a origem horizontal sendo fixada no meio do agrupamento.
3: agrupamento de ladrilhos verticais contíguos com a mesma etiqueta de terreno , seja qual for a linha ou coluna. Um sprite é criado por agrupamento, o ladrilho mais baixo do agrupamento servindo como base para o sprite e a origem horizontal sendo fixada no meio do agrupamento. Valor padrão.
MODE7_ALWAYS_DRAW_TILES_ON_MAP: método de agrupamento de tiles contíguos:
0: os ladrilhos verticais não são desenhados deitados no mapa. Valor padrão.
1: os ladrilhos verticais também são desenhados deitados no mapa.
MODE7_PARALLAXED_MAPS_ID: Contém a lista de IDs de mapa no mode 7 para a qual o panorama é usado como a camada inferior. Você pode usar um segundo panorama para o plano de fundo, adicione as notas para mapear o seguinte: [m7a_pano: nome do arquivo ]
Uso:
Aqui estão os comandos de script que podem ser usados (por exemplo, em um comando de evento usando Script... ):
É possível (V.1.3) adicionar parâmetros do mode 7 no nome dos cartões. Esses parâmetros têm prioridade sobre aqueles na parte CONFIGURAÇÃO do script. Isso torna possível alternar de um mapa no mode 7 para outro, por exemplo, tendo um ângulo diferente e gradiente de tom no horizonte.
As possíveis adições no nome de um cartão são:
Mode7_Ace_V1.9_Rotation_V1.7.exe]Baixe a demonstração contendo o script (V.1.9)
IMPORTANTE: SE VOCÊ ENCONTRAR ALGUM LAG, CERTIFIQUE-SE DE EXCLUIR A OPÇÃO “REDUZIR FLICKERING DA TELA” (F1).
Todos os addons disponíveis também estão incluídos no demo.
Esta extensão permite o acionamento automático do mode 7 assim que o jogador embarca no navio.
ALTERNATIVA PARA ESTE SCRIPT
木星 ペ ン ギ ン criou um script que também tem uma renderização Mode 7, que gerencia a rotação do cartão e que não requer um arquivo DLL adicional. Você pode encontrar esse script neste endereço:
http://woodpenguin.web.fc2.com/rgss3/vehicle3D.html
Tópico original: http://rgss-factory.net/2012/04/28/ace-mode-7-ace/
- Permite que o cartão seja inclinado de 0 ° a 89 °.
- Todo o mapa está inclinado, sem relevo. Apenas os eventos parecem desenhados verticalmente.
- O efeito de colorização no horizonte é personalizável.
- Os tiles animados são suportados, assim como o fechamento do cartão.
- possibilidade de zoom (de 1: 8 a 8: 1) quando o mode 7 é ativado.
O que isso dá no vídeo:
Necessidade :
- O arquivo MGC_Mode7_Ace_1_9.dll na pasta raiz do projeto
- Os seguintes 3 arquivos gráficos, colocados em Pictures/:
- autotiles_data.png
- autotiles_data_small.png
- autotiles_data_xsmall.png
Configuração:
- MODE7_MAPS_ID: Contém a lista de IDs de cartão para os quais o mode 7 é aplicado na entrada nesses cartões
- MODE7_DEFAULT_ZOOM: valor de zoom padrão que se aplica assim que você muda para o mode 7. Incluído entre 0,125 e 8,0.
- MODE7_DEFAULT_ANGLE: valor do ângulo de inclinação padrão que se aplica a partir da mudança para o mode 7. Entre 0 e 89.
- MODE7_VIEW_LIMIT: número de blocos adicionais a serem exibidos (além dos 13 para a visualização normal do mapa em 544 * 416) antes do horizonte.
- MODE7_FADING_DISTANCE: número de tiles antes do horizonte passando por uma gradação de tom e/ou opacidade.
- MODE7_FADING_TONE: Componentes de cor R, G, B para os quais tende a gradação de tons no horizonte. Cada componente pode variar entre -255 e 255.
- MODE7_FADING_OPACITY: opacidade para a qual tende o gradiente de tom de opacidade no horizonte. Entre 255 (sem gradiente de opacidade) e 0.
- MODE7_SCAN_STEP: especifica o método de atualização da tela:
- 1: a tela é totalmente redesenhada em 1 quadro. Não recomendado porque consome muitos recursos.
- 2: a tela é redesenhada em 2 quadros (cada linha da tela é desenhada para cada quadro ).
- 3: a tela é redesenhada em 3 quadros (uma linha de três na tela é desenhada para cada quadro ). Recomendado se houver muito atraso.
Uso:
Aqui estão os comandos de script que podem ser usados (por exemplo, em um comando de evento usando Script... ):
- MGC.start_mode7: para iniciar o mode 7
- MGC.to_mode7_angle(novo ângulo, tempo de transição)
- MGC.to_mode7_zoom(novo valor de zoom, tempo de transição)
- MGC.to_map_zoom(novo valor de zoom, duração da transição): para terminar o mode 7
- MGC.set_mode7_scan(novo valor): para modificar o parâmetro MODE7_SCAN_STEP
É possível (V.1.3) adicionar parâmetros do mode 7 no nome dos cartões. Esses parâmetros têm prioridade sobre aqueles na parte CONFIGURAÇÃO do script. Isso torna possível alternar de um mapa no mode 7 para outro, por exemplo, tendo um ângulo diferente e gradiente de tom no horizonte.
As possíveis adições no nome de um cartão são:
- [M7]: ativa o mode 7 para o cartão (mesmo efeito como se o identificador do cartão estivesse em MODE7_MAPS_ID
- [Ax], onde x é um número inteiro entre 0 e 89: ângulo do mapa. Por exemplo: Worldmap[A30]
- [Zx], onde x é um decimal entre 0,125 e 8,0: zoom do mapa. Por exemplo: Worldmap[Z1.5]
- [FDx], onde x é um número inteiro positivo: número de blocos antes do horizonte passando por uma gradação de tom e/ou opacidade. Por exemplo: Worldmap[FD16]
- [FTx,y,z], onde x , y e z são números inteiros entre -255 e 255: componentes de cor R, G, B para os quais tende a gradação de tom no horizonte. Por exemplo: Worldmap[FT128,-64,0]
- [FOx], onde x é um número inteiro 0 e 255: opacidade para a qual tende o gradiente de tom de opacidade no horizonte. Por exemplo: Worldmap[FO64]
- [P]: o panorama é usado como a camada inferior do mapa.
Mode7_Ace_V1.9_Rotation_V1.7.exe]Baixe a demonstração contendo o script (V.1.9)
IMPORTANTE: SE VOCÊ ENCONTRAR ALGUM LAG, CERTIFIQUE-SE DE EXCLUIR A OPÇÃO “REDUZIR FLICKERING DA TELA” (F1).
Todos os addons disponíveis também estão incluídos no demo.
Esta extensão permite o acionamento automático do mode 7 assim que o jogador embarca no navio.
ALTERNATIVA PARA ESTE SCRIPT
木星 ペ ン ギ ン criou um script que também tem uma renderização Mode 7, que gerencia a rotação do cartão e que não requer um arquivo DLL adicional. Você pode encontrar esse script neste endereço:
http://woodpenguin.web.fc2.com/rgss3/vehicle3D.html
Tópico original: http://rgss-factory.net/2012/04/28/ace-mode-7-ace/
Aldeia RPG :: RPG Maker :: RPG Maker VX Ace :: Scripts
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos