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Abertura de porta com alavanca com tempo...
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Abertura de porta com alavanca com tempo...
Olá, como sou novato em RPG Maker estou com uma dúvida na criação de um evento que a principio me pareceu bem simples mas acabou por ficar meio confuso. Então o que eu quero é, como diz no titulo, abrir uma porta mas, a porta só abre com 2 alavancas, e ao pressionar uma (não interessa a ordem) queria que aparece-se um timer de 5 segundos ate pressionar a outra. Se o timer chegar a 0 segundos dá um som a primeira alavanca volta ao estado inicial.
Alguém me pode explicar como fazer isso?
Obrigado.
Alguém me pode explicar como fazer isso?
Obrigado.
RajaNaga- Novato
- Mensagens : 2
Créditos : 0
Re: Abertura de porta com alavanca com tempo...
Ola Raja Naga,
Existe vários meios de se fazer isso, você pode usar variáveis e/ou triggers + condicionais.
vou ensinar o método por variável que é menos complicado.
Vamos lá!
1° Crie uma variável com o nome que desejar.
Variável 0001: Porta Abre
2° Crie 1 evento "Alavanca A" e escolha a imagem que desejar.
No Conteúdo da Aba dessa alavanca coloque a frase que quiser, ou uma frase de escolha.
Exibir Escolhas:
A) Puxar Alavanca (sim)
- Tocar SE : Blow 2
- Mudar variável 0001: += 1
- Controle switch local A: on
B) Deixar Quieto (não)
Dentro opção A para SIM
- Adicione um som SE do tipo Blow 2
- adicione uma Condição "Controle de Variável", escolha a sua variável Porta Abre, marque a caixa Adicionar e coloque valor 1, clique em Aceitar,
- Adicione um Auto Interruptor Local A = on (importante)
Ficará Assim a sua Aba 1 completa
3° Agora crie uma Aba 2, Em Condições marque a caixa Interrupt Auto, escolha "A", selecione a imagem da alavanca puxada, e mude o Disparo para Paralelo (Obrigatório), clique no Conteúdo e adicione um tempo Esperar de 300 quadros
Cada 60 quadros equivale a 1 segundo, então 300 quadros = 5 segundos.
Na segunda linha adicione um controle de variável, escolha sua variável "Porta Abre" e defina o valor para "0" e coloque um audio SE Buzzer1 para indicar que o tempo acabou, adicione um Auto Interruptor A e marque desligado
Sua Aba 2 vai ficar assim:
4° Agora crie uma Aba 3, escolha uma imagem de alavanca puxada, pode ser de outra cor ou da mesma cor, mude as Condições para Variável, escolha a variável "Porta Abre" e coloque o valor 2 e em Conteúdo coloque uma mensagem de texto do tipo, herói não precisa mais puxar essa alavanca.
Sua Aba 3 vai ficar assim:
Pronto, copie esse evento dessa Alavanca A Ctrl+C e cole com ctrl+V no local onde ficará a segunda alavanca, renomeie ela para Alavanca B
5° Agora Crie o evento da Porta, na primeira Aba coloque uma mensagem que desejar do tipo:
Herói: a porta está trancada, preciso achar um meio de abri-la.
Sua Aba 1 da porta vai ficar assim:
6° Agora crie uma Aba 2 e em Condições marque Variável, escolha a variável Porta Abre e coloque o valor 2, e mude o disparo para Execução Automática.
Adicione um som de flash2, esperar 60 quadros (1 segundo), adicione uma mensagem centralizada fundo escuro, e adicione um Autointerruptor de controle A = on
Sua Aba 2 da Porta ficara assim:
7° Agora para finalizar crie uma Aba 3 na porta e deixe tudo em branco, nas Condições marque apenas "Interru. Auto A" em Condições e OK.
Sua aba 3 da porta ficara assim:
Agora é só testar e se divertir, O método usando Switches é parecido, mas ao invés de criar uma Variável, você vai criar 3 Switches, uma para cada alavanca e uma para a porta.
Se quiser posso fazer um tutorial usando switches.
Existe vários meios de se fazer isso, você pode usar variáveis e/ou triggers + condicionais.
vou ensinar o método por variável que é menos complicado.
Vamos lá!
1° Crie uma variável com o nome que desejar.
Variável 0001: Porta Abre
- Imagem Variavel:
2° Crie 1 evento "Alavanca A" e escolha a imagem que desejar.
No Conteúdo da Aba dessa alavanca coloque a frase que quiser, ou uma frase de escolha.
Exibir Escolhas:
A) Puxar Alavanca (sim)
- Tocar SE : Blow 2
- Mudar variável 0001: += 1
- Controle switch local A: on
B) Deixar Quieto (não)
Dentro opção A para SIM
- Adicione um som SE do tipo Blow 2
- adicione uma Condição "Controle de Variável", escolha a sua variável Porta Abre, marque a caixa Adicionar e coloque valor 1, clique em Aceitar,
- Adicione um Auto Interruptor Local A = on (importante)
- Spoiler Definir Variável:
Ficará Assim a sua Aba 1 completa
- Aba 1 Alavanca Completa:
3° Agora crie uma Aba 2, Em Condições marque a caixa Interrupt Auto, escolha "A", selecione a imagem da alavanca puxada, e mude o Disparo para Paralelo (Obrigatório), clique no Conteúdo e adicione um tempo Esperar de 300 quadros
Cada 60 quadros equivale a 1 segundo, então 300 quadros = 5 segundos.
- Tempo Esperar 300:
Na segunda linha adicione um controle de variável, escolha sua variável "Porta Abre" e defina o valor para "0" e coloque um audio SE Buzzer1 para indicar que o tempo acabou, adicione um Auto Interruptor A e marque desligado
- Auto Interruptor OFF:
Sua Aba 2 vai ficar assim:
- Aba 2 Alavanca Completa:
4° Agora crie uma Aba 3, escolha uma imagem de alavanca puxada, pode ser de outra cor ou da mesma cor, mude as Condições para Variável, escolha a variável "Porta Abre" e coloque o valor 2 e em Conteúdo coloque uma mensagem de texto do tipo, herói não precisa mais puxar essa alavanca.
Sua Aba 3 vai ficar assim:
- Aba 3 Alavanca Completa:
Pronto, copie esse evento dessa Alavanca A Ctrl+C e cole com ctrl+V no local onde ficará a segunda alavanca, renomeie ela para Alavanca B
5° Agora Crie o evento da Porta, na primeira Aba coloque uma mensagem que desejar do tipo:
Herói: a porta está trancada, preciso achar um meio de abri-la.
Sua Aba 1 da porta vai ficar assim:
- Porta Aba 1:
6° Agora crie uma Aba 2 e em Condições marque Variável, escolha a variável Porta Abre e coloque o valor 2, e mude o disparo para Execução Automática.
Adicione um som de flash2, esperar 60 quadros (1 segundo), adicione uma mensagem centralizada fundo escuro, e adicione um Autointerruptor de controle A = on
Sua Aba 2 da Porta ficara assim:
- Porta Aba 2:
7° Agora para finalizar crie uma Aba 3 na porta e deixe tudo em branco, nas Condições marque apenas "Interru. Auto A" em Condições e OK.
Sua aba 3 da porta ficara assim:
- Porta Aba 3:
Agora é só testar e se divertir, O método usando Switches é parecido, mas ao invés de criar uma Variável, você vai criar 3 Switches, uma para cada alavanca e uma para a porta.
Se quiser posso fazer um tutorial usando switches.
RajaNaga gosta desta mensagem
Re: Abertura de porta com alavanca com tempo...
Segue aqui um vídeo que fiz mostrando o passo a passo esse método.
RajaNaga gosta desta mensagem
Re: Abertura de porta com alavanca com tempo...
Muito bom, @Leandro.RPG
+ 2 créditos
+ 2 créditos
Leandro.RPG gosta desta mensagem
Re: Abertura de porta com alavanca com tempo...
Obrigado Leandro, funcionou perfeitamente, vou usar esse sistema bastante, muito agradecido pelo tempo que teve para explicar tudo mais o vídeo, de coração.
RajaNaga- Novato
- Mensagens : 2
Créditos : 0
Leandro.RPG gosta desta mensagem
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