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Aldeia RPG
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Godot 3.2 - A engine que todos deveriam conhecer(Open-source).

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Mensagem por renan-vieira Sáb Out 17, 2020 12:54 am

Olá aldeia,
faz um longo período que não publico nada devido a bastante trabalho na
minha área de desenvolvedor front-end autônomo e meu trabalho normal, porém
desta vez venho trazer algo interessante para vocês que venho usando
nas minhas folgas, chega de papo e vamos lá!!!

____________________________________

A engine Godot.

Site oficial do godot:
https://godotengine.org/

Godot é um motor de jogo de código aberto publicado no âmbito da licença MIT desenvolvido pela comunidade do Godot Engine.


Ela foi lançada em 2014 e no início teve sua popularidade baixa devido a ascenção da Unity que não parava de crescer. Porém devido a uma troca de política de uso da Unity a Godot veio ganhando uma grande comunidade e crescendo cada vez mais.


Features(Recursos)





  • Sistema de tileset(2D e 3D).
  • Sistema de autotile(2D e 3D).
  • Trabalha com Scenes
  • Sistema de colisões com shape collision e polygon.
  • Skelleton 2D(Pode fazer partes do personagem e juntar com esqueleto e movimentar, pode fazer várias animações).
  • AnimationPlay(Pode fazer animações de acordo com a sua vontade bastando marco o elemento que queira alterar na linha do tempo da animação).
  • AnimetedSprite(Pra quem quer algo mais simples tipo RPG Maker basta escolher quantos frames sua imagem tem por exemplo 4x4 e ela já divide a imagem automaticamente e você pode dar nomes para cada movimento por exemplo: Correndo_Direita).
  • Sistema de particulas(Bem intuitivo e simples, tudo depende da sua criatividade).
  • Sistema de colisão.
  • e muitos outros recursos.




Um pouco do que fiz na engine sem focar muito.

Bem simples mas funcional sem muito esforço. 

Godot 3.2 - A engine que todos deveriam conhecer(Open-source). JfBxiT5

Jogo de plataforma criado seguindo um tutorial de 6 partes bem curtinhas.
Godot 3.2 - A engine que todos deveriam conhecer(Open-source). SnV67wH


Algumas das funções

abaixo mostrarei algumas das "features" em gif mostrando como é bem simples e intuitivo.

AnimationPlayer, o que consiste em pegar uma imagem em 1 posição e marcar, marca a próxima e assim em diante até sair a animação desejada, podendo ajustar tempo e tudo mais, até executar uma função após terminar.
Godot 3.2 - A engine que todos deveriam conhecer(Open-source). YnHR9VJ

AnimationPlayer novamente, dessa vez apenas ajustei a escala um pouco menor e rotacionei, marquei ambas(tortas) no frame 2, marquei a cor overlay em vermelho também no frame 2 e ele já faz a transição.
Godot 3.2 - A engine que todos deveriam conhecer(Open-source). O4WEk6V

Agora mostrar as diversas animações que foi construida.
Godot 3.2 - A engine que todos deveriam conhecer(Open-source). 4hnWyDu

AnimetedSprite, seria o mais próximo do RPG maker, você pega uma imagem e seleciona qual é o movimento lateral, ou movimento pra baixo e ele vai colocando de forma sequencial, fiz o inimigo assim pois não havia necessidade avançada de animação.
Godot 3.2 - A engine que todos deveriam conhecer(Open-source). Wa4VlgW

AnimationPlayer de quando o inimigo morre.
Godot 3.2 - A engine que todos deveriam conhecer(Open-source). NsvGVbt

Tileset e Colisão dos Tile






Godot 3.2 - A engine que todos deveriam conhecer(Open-source). N7PKLBP
Godot 3.2 - A engine que todos deveriam conhecer(Open-source). XdTxGiH



Enfim galera, desculpa essa publicação meia boca, porém tentei ser o máximo possível direto e acertivo, devido a falta de tempo ficou difícil de arrumar o tópico.

Aconselho que todos testem, mesmo que não queira fazer nada na engine, a engine é opensource e gratuíta, e nem precisa ser instalada, basta baixar e executar.

Tutoriais bons e rápidos






GnewLinux(Rápido e fácil)


Papai Game Maker(Completo e mediano, aconselhável ter familiaridade com programação).



Bom, foi isso ai pessoal, espero que tenham gostado e testem, é bastante interessante, as gifs estão com qualidades ruins, porém o jogo é bem fluído, e também da pra fazer jogos online como MMO, bastante programar o servidor como e fazer os sistemas e as interações, assim como todos as outras engines.

_________________
Secti MaInE - Mapa de Informações Estratégicas do Rio de Janeiro.
http://maine.rj.gov.br/

eMuseu - Museu Nacional do Esporte.
https://www.emuseudoesporte.com.br/

Memórias - Memórias de Oswaldo Cruz(App Hibrido Ionic).
Link do APP na playstore

Projetos citados acima foram produzidos com equipes no qual eu participei como programador Frontend e UI Design/UX Design.



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Mensagem por Valentine Sáb Out 17, 2020 3:09 pm

Muito interessante.

+ 1 crédito.
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